Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: BrunoS87foram só mais alguns euros

    Penso que teria usado melhor, os mesmos euros para impermeabilização completa das partes enterradas.
  2.  # 2

    Gostaria de saber se vai meter capoto no final da obra e qual a razão de ter escolhido esse tipo de tijolo nas paredes exteriores?

    Estou neste momento a terminar as especialidades e vou começar a especificar os acabamentos com a arquiteta e estão a surgir estas dúvidas.

    Obrigado e parabéns
    Diogo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pkasa, BrunoS87
  3.  # 3

    Colocado por: ricardo.rodrigues
    Penso que teria usado melhor, os mesmos euros para impermeabilização completa das partes enterradas.


    As juntas entre fundações e muro está impermeabilizada bem como todos os buracos usados na cofragem. a junta entre o muro e a laje do piso terréo tambem está impermeabilizada. Os muros têm 25cm de espessura e tela pitonada a proteger os mesmos e o terreno tem uma otima capacidade de absorção de água. Ainda não tive qualquer infiltração e as descargas da cobertura ainda não estão ligadas à canalização pelo que toda a água fica em torno dos muros da cave.
  4.  # 4

    Colocado por: diogopmsGostaria de saber se vai meter capoto no final da obra e qual a razão de ter escolhido esse tipo de tijolo nas paredes exteriores?

    Estou neste momento a terminar as especialidades e vou começar a especificar os acabamentos com a arquiteta e estão a surgir estas dúvidas.

    Obrigado e parabéns
    Diogo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BrunoS87


    Olá Diogo e boa sorte desde já.

    Sim, irei meter capoto, EPS 100 com 10 cm de espessura e restantes componentes da WEBER.
    As paredes exteriores não são de tijolo, mas sim bloco termico, mais concretamente o Termisobel da Artebel. É um bloco muito bom e penso que não existe no mercado português nenhum elemento com 25cm de largura como este. Tem 7 paredes logo "6 camaras". Possui todas as caracteristicas que eu pretendia. Entre um bloco térmico normal ou tijolo térmico optaria pelo tijolo.
  5.  # 5

    A mim faz-me alguma confusão ter a parede da "caixa de estores" por dentro com pladur. Vai deixar mesmo assim? Imagino que por fora falta algum acabamento. Mas tendo em conta que aquela zona é aberta, com humidades, com estores que vão enrolar molhados, parece-me frágil ter ali o pladur, mesmo o verde. Pelo menos dê-lhe alguma uma pintura impermeabilizante.
  6.  # 6

    Colocado por: paulovalented


    Colocado por: paulovalenteA mim faz-me alguma confusão ter a parede da "caixa de estores" por dentro com pladur. Vai deixar mesmo assim? Imagino que por fora falta algum acabamento. Mas tendo em conta que aquela zona é aberta, com humidades, com estores que vão enrolar molhados, parece-me frágil ter ali o pladur, mesmo o verde. Pelo menos dê-lhe alguma uma pintura impermeabilizante.


    É para pintar com tinta impermeabilizante. Também só o fiz em estores onde vai levar teto falso também no exterior. Todos os outros vãos têm a caixa de estores normal, mais um reforço de isolamento através de sistema pladur pelo interior
  7.  # 7

    Colocado por: BrunoS87

    Não percebi a pergunta DR
    colocar isolamento no teto falso e depois por cima da cobertura, acaba por desperdiçar a inércia térmica da laje de teto.
  8.  # 8

    Colocado por: DR1982colocar isolamento no teto falso e depois por cima da cobertura, acaba por desperdiçar a inércia térmica da laje de teto.


    Nunca tinha pensado nisso...
    Mas o fato de ter 30 cm de teto falso não retira logo grande capacidade de acumular inércia termica?
  9.  # 9

    Mais algumas...
      WhatsApp Image 2023-09-27 at 21.37.00.jpeg
      WhatsApp Image 2023-09-27 at 21.37.02 (1).jpeg
      WhatsApp Image 2023-09-27 at 21.37.02 (4).jpeg
  10.  # 10

    Colocado por: BrunoS87

    Nunca tinha pensado nisso...
    Mas o fato de ter 30 cm de teto falso não retira logo grande capacidade de acumular inércia termica?
    se nao tiver isolamento não
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BrunoS87
  11.  # 11

    Colocado por: BrunoS87Ora viva a todos de novo,
    hoje a patroa não me deu na cabeça de chegar a casa tarde, como tal não tive qualquer tipo de argumentação entretanto.
    Como não tenho encomendas nem contas de "sumir" a fazer esta semana, vou deixar aqui um aperitivo para ver se arranjo alguma "discução" até me dar o sono.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ricardo.rodrigues
      WhatsApp Image 2023-09-27 at 21.36.59.jpeg
      WhatsApp Image 2023-09-27 at 21.47.56 (1).jpeg
      WhatsApp Image 2023-09-27 at 21.47.56.jpeg



    Boa noite Bruno!

    Agradeço desde já toda a informação disponibilizada.

    Se não for pedir muito, importa-se de mostrar o pormenor / corte construtivo da zona da soleira térmica ?

    Já agora, se fosse um caixilho de correr com a soleira metálica oculta, como recomendaria fazer a impermeabilização e tratar a térmica ?

    Já agora, não há nenhum inconveniente no capoto ficar enterrado ? Não será mais propício a ganhar verdete e afins ?

    Obrigado.
  12.  # 12

    Colocado por: Miguel JR


    Boa noite Bruno!

    Agradeço desde já toda a informação disponibilizada.

    Se não for pedir muito, importa-se de mostrar o pormenor / corte construtivo da zona da soleira térmica ?

    Já agora, se fosse um caixilho de correr com a soleira metálica oculta, como recomendaria fazer a impermeabilização e tratar a térmica ?

    Já agora, não há nenhum inconveniente no capoto ficar enterrado ? Não será mais propício a ganhar verdete e afins ?

    Obrigado.


    Olá Miguel.
    Eu ando sempre as toas para carregar fotos no telemovel. Mais logo em casa ja tento carregar algo.

    As soleiras consistem em um apoio de betao com 4cm de espessura para servir de apoio para a janela, depois foi toda a soleira impermeabilizada com tela asfaltica e posteriormente isolada com xps colado á tela asfaltica. Fiz um barramento com rede de capoto e depois assentei a pedra, ficando esta 2cm desviada do tal apoio de betão. Toda essa junta foi cheia de espuma e selada com silicone.
    Quanto ao capoto ficar enterrado, não é o capoto em si que fica enterrado, mas sim o arranque em xps e este fica protegido com tela pitonada até á face inferior da pedra da soleira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpmmsantos, Miguel JR
  13.  # 13

    Colocado por: Miguel JR


    Boa noite Bruno!

    Agradeço desde já toda a informação disponibilizada.

    Se não for pedir muito, importa-se de mostrar o pormenor / corte construtivo da zona da soleira térmica ?

    Já agora, se fosse um caixilho de correr com a soleira metálica oculta, como recomendaria fazer a impermeabilização e tratar a térmica ?

    Já agora, não há nenhum inconveniente no capoto ficar enterrado ? Não será mais propício a ganhar verdete e afins ?

    Obrigado.


    São as melhores fotos que consegui...

    Quanto à soleira em caixilharia de correr, isso é melhor perguntar a alguém com mais experiência no assunto. Eu pessoalmente optaria por colocar diretamente sobre xps da maior densidade que conseguisse encontrar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel JR
      WhatsApp Image 2023-09-29 at 17.34.51 (2).jpeg
      WhatsApp Image 2023-09-29 at 17.34.51 (1).jpeg
      WhatsApp Image 2023-09-29 at 17.34.51.jpeg
  14.  # 14

    Muito obrigado Bruno! Ainda há pessoas impecáveis :)

    Deu para perceber na perfeição e parece-me uma boa solução!

    Tudo a correr bem!

    Um Abraço
  15.  # 15

    Colocado por: Miguel JRMuito obrigado Bruno! Ainda há pessoas impecáveis :)

    Deu para perceber na perfeição e parece-me uma boa solução!

    Tudo a correr bem!

    Um Abraço


    Ora essa estamos cá mesmo para isso...
    Se será boa solução, só o futuro o poderá dizer.

    Tudo de bom

    Abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel JR
  16.  # 16

    Colocado por: paulovalenteA mim faz-me alguma confusão ter a parede da "caixa de estores" por dentro com pladur. Vai deixar mesmo assim? Imagino que por fora falta algum acabamento. Mas tendo em conta que aquela zona é aberta, com humidades, com estores que vão enrolar molhados, parece-me frágil ter ali o pladur, mesmo o verde. Pelo menos dê-lhe alguma uma pintura impermeabilizante.

    Ora aqui está algo que eu não tinha pensado e vou ter que ter atenção.
    Não sei como está feita a impermeabilização nas minhas janelas, mas notei que também tenho pladur do lado interior.
    • NBA
    • 30 setembro 2023

     # 17

    Vocês matam-se com as pontes térmicas, com as humidades nas soleiras e com a melhor solução térmica possível no mercado. Tenham mais calma. A perfeição não existe. Já passei pelo mesmo e cheguei à conclusão que tentem não se preocupar demais. No fim bate tudo certo. Tentem minimizar as vossas preocupações. O processo de construção de uma casa deveria ser de alegria e de satisfação o que muitas vezes não é o que acontece. Frustração, preocupação, nervos e dores de cabeça. Depois de estar feita olham para trás e vão dizer: Para quê tanta chatice. O importante é viverem o processo com calma e saberem que por muito que façam nunca será a perfeição. Fala-vos quem está mesmo a terminar o processo e que muitas vezes, mas muitas mesmo não fiz o que acabo de aconselhar. Se tivesse a possibilidade de voltar a trás.......
    Concordam com este comentário: Ruikode, ANC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BrunoS87
  17.  # 18

    A minha obra terá inicio em principio em janeiro, e muito tenho lido aqui pelo fórum de dúvidas que de uma maneira ou outra todos vamos tendo.
    E como vi a questão da impermeabilização das soleiras, que achei bastante interessante, também gostava de deixar o meu contributo nesta matéria.
    Encontrei um artigo no site da Eurobuild que também vai de encontro ao que se está por aqui a falar "COMO ELIMINAR PONTES TÉRMICAS NAS SOLEIRAS" deixo o link do artigo para consultarem bem como um pdf com o esquema das soluções.
    Site do artigo - https://eurobuild.pt/como-eliminar-pontes-termicas-nas-soleiras
    PDF - https://eurobuild.pt/transferencias/soleiras2019.pdf
    • DR1982
    • 30 setembro 2023 editado

     # 19

    Colocado por: NBAPara quê tanta chatice.
    Porque há certos pormenores que custa tanto fazer bem ou mal e porque já ha bastante entulho construído, não é preciso mais. :)
    Concordam com este comentário: BrunoS87, rpmmsantos
  18.  # 20

    Colocado por: pinhopedroA minha obra terá inicio em principio em janeiro, e muito tenho lido aqui pelo fórum de dúvidas que de uma maneira ou outra todos vamos tendo.
    E como vi a questão da impermeabilização das soleiras, que achei bastante interessante, também gostava de deixar o meu contributo nesta matéria.
    Encontrei um artigo no site da Eurobuild que também vai de encontro ao que se está por aqui a falar "COMO ELIMINAR PONTES TÉRMICAS NAS SOLEIRAS" deixo o link do artigo para consultarem bem como um pdf com o esquema das soluções.
    Site do artigo -https://eurobuild.pt/como-eliminar-pontes-termicas-nas-soleiras
    PDF -https://eurobuild.pt/transferencias/soleiras2019.pdf


    A minha ideia passava exatamente por usar essas soleiras termicas da eurobuild.
    Só não usei porque o senhor da caixilharia instistiu que não iria assentar janelas com 400kg em cima de xps e exigiu nem que fosse assentar só 1 cm quer pelo exterior quer pelo interior em uma superficie rigida e forte. Assim foi, vai assentar 1cm em cima da pedra da soleira e 4 cm em cima de um pedaço de betão.
 
0.0764 seg. NEW