Colocado por: DR1982Porque há certos pormenores que custa tanto fazer bem ou mal e porque já ha bastante entulho construído, não é preciso mais. :)
Colocado por: BrunoS87ainda assim da bem menos trabalho a prevenir que a compor depois quando der problemas.
Por acaso as soleiras é daquelas coisas que dá um pouco mais de trabalho fazer bem, mas é desse fazer bem que se vão evitar quase todas as humidades que se costuma ver aparecer nas casas, que são precisamente nas soleiras das caixilharias
Colocado por: diogopmsA seguir
Colocado por: BrunoS87
Já pouca coisa há a seguir, estou na reta mesmo final, possivelmente irei mudar-me já em Janeiro ou Fevereiro dependendo de burocracias.
Deixei de partilhar aqui o que fui fazendo pois existem muitas criticas boas, mas algumas que também dispensava, mas como não sou formado em nada nem tinha argumentos para contradizer quem se diz entendido, preferi ir andando com a coisa alinhado com as minhas ideias base iniciais. Uma coisa garanto, vasculhando a net e fazendo nós mesmos, ainda se consegue construir com qualidade muito abaixo do que se fala por aqui. Mas muito mesmo.
Irei partilhar a experiência que têm sido os últimos 2 anos assim que esteja instalado e com mais tempo. Isto de fazer casa com as próprias mãos desde a raiz, tem muito que se lhe diga. Estou cansado e ansioso pelo que falta.
Colocado por: BrunoS87quando terminar irei partilhar valores finais. Mas por alto, com todas as ''coisices'' modernas dos dias de hoje, se não contar com o valor do terreno, vai ficar um bocado em baixo dos 200K.
Este foto já tem uns 2 meses
Colocado por: NTORION
Se bem me lembro fez muitos trabalhos, certo? Se assim for esse valor n pode ser tido em consideração.
Quanto à casa, felicidades
Colocado por: BrunoS87
Obrigado desde já...
Não foram muitos, foram praticamente todos. Só não fiz betonilha, capeamento de platibandas e barramento geral de tetos e paredes.
Colocado por: marcocar
Parabéns pelo empenho 👍
Eu também estou a construir sozinho, só vem o meu sogro dar uma mão de vez em quando mas com 70anos... 🙄
Poupasse muito dinheiro lá isso é verdade,ao fim da obra consegues por menos de metade e a aplicar do bom e do melhor como diz o outro...
Colocado por: BrunoS87ainda se consegue construir com qualidade muito abaixo do que se fala por aqui.
Colocado por: BrunoS87Não foram muitos, foram praticamente todos. Só não fiz betonilha, capeamento de platibandas e barramento geral de tetos e paredes.
Colocado por: spvaleSó por ocupar.via pública, passeios sou "obrigado" a pagar 4k enfim...
Colocado por: zedasilva
Este pormaior pode fazer toda a diferença num orçamento.
O custo de ocupação da via publica é por norma um encargo do empreiteiro, mas existem muitos orçamentos em que nas "letras pequeninas" está lá referido o contrário.
Um DO que apenas verifique o valor final pode muito bem ser enganado com estes e outros pormaiores.
É nisto que uma assessoria técnica pode fazer a diferença
Colocado por: zedasilva
Este pormaior pode fazer toda a diferença num orçamento.
O custo de ocupação da via publica é por norma um encargo do empreiteiro, mas existem muitos orçamentos em que nas "letras pequeninas" está lá referido o contrário.
Um DO que apenas verifique o valor final pode muito bem ser enganado com estes e outros pormaiores.
É nisto que uma assessoria técnica pode fazer a diferença
Colocado por: joaoreis
Num outro tópico abordei este tema (no caso de eletricidade, etc). Agora, construção.
Mas sem particularizar, deixo a reflexão: qual o problema do proprietário fazer com as suas próprias mãos e por sua própria conta e risco? Desde que tenha essa possibilidade (nem sempre é possível, eu sei).
Continuo a ver uma grande dor de cotovelo da parte de muitos profissionais da construção (trolhas, então...), quando vêm DO's a querer fazer muitas coisas com as suas próprias mãos.
Mas depois não dizem o resto:
- Que estão cheios de trabalho;
- Que não aparecem para dar orçamentos;
- E quando aparecem para dar orçamentos e fechar negócio, demoram uma eternidade para aparecer na obra.
- E quando aparecem em obra, depois desaparecem e voltam a aparecer quando lhes apetece;
- E, SIM! Muitos cobram demasiado caro para a qualidade de trabalho que apresentam.
Estando eu a construir, confesso que já estou sem pachorra para tanta prepotência!
Era uma crise no setor para os animos acalmarem um pouco.
Portanto, bendito aqueles que têm mãozinhas e "ditos cujos" para fazer as coisas com as suas próprias mão!
Parabéns, Bruno! Admiro MUITO a tua coragem e determinação.
Imagino que o caminho tenha sido difícil (principalmente quanto se tem de ouvir "bocas" das pessoas que nos são mais próximas e nos chamam de loucos)... Mas no final vale a pena! :)
Colocado por: marcocarÉ preciso muita força para fazer o que estamos a fazer, nem é força no corpo é sobretudo na cabeça para conseguir pensar em tudo e não nos deixarmos 'botar' abaixo por comentários parvos e críticas, a maior parte vindo sobretudo de familiares.
Eu já ando a um ano e 2meses na minha e ainda tenho para no mínimo outro tanto...
É difícil e por vezes tenho que ir ver fotos para relembrar o que já fiz sozinho porque parece que não andamos para a frente.
Coragem nisso ao fim é um gozo tremendo! 👍
Já o fiz noutro país em que demorei quase 5anos, só aos sábados e domingos 😉
Força