Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: DR1982Porque há certos pormenores que custa tanto fazer bem ou mal e porque já ha bastante entulho construído, não é preciso mais. :)
    Concordam com este comentário:BrunoS87

Por acaso as soleiras é daquelas coisas que dá um pouco mais de trabalho fazer bem, mas é desse fazer bem que se vão evitar quase todas as humidades que se costuma ver aparecer nas casas, que são precisamente nas soleiras das caixilharias
  2.  # 2

Colocado por: BrunoS87

Por acaso as soleiras é daquelas coisas que dá um pouco mais de trabalho fazer bem, mas é desse fazer bem que se vão evitar quase todas as humidades que se costuma ver aparecer nas casas, que são precisamente nas soleiras das caixilharias
    ainda assim da bem menos trabalho a prevenir que a compor depois quando der problemas.
    A maior dificuldade é a meu ver, mudar a cabeça de quem faz para fazer bem…
    Depois de ser habito fazer da forma certa é sempre a andar.
    Concordam com este comentário: BrunoS87
  3.  # 3

Almost there...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
      Imagem WhatsApp 2024-12-16 às 22.23.09_ee0593b3.jpg
  4.  # 4

A seguir
  5.  # 5

Colocado por: diogopmsA seguir

Já pouca coisa há a seguir, estou na reta mesmo final, possivelmente irei mudar-me já em Janeiro ou Fevereiro dependendo de burocracias.
    Deixei de partilhar aqui o que fui fazendo pois existem muitas criticas boas, mas algumas que também dispensava, mas como não sou formado em nada nem tinha argumentos para contradizer quem se diz entendido, preferi ir andando com a coisa alinhado com as minhas ideias base iniciais. Uma coisa garanto, vasculhando a net e fazendo nós mesmos, ainda se consegue construir com qualidade muito abaixo do que se fala por aqui. Mas muito mesmo.
    Irei partilhar a experiência que têm sido os últimos 2 anos assim que esteja instalado e com mais tempo. Isto de fazer casa com as próprias mãos desde a raiz, tem muito que se lhe diga. Estou cansado e ansioso pelo que falta.
    Concordam com este comentário: joaoreis, miguek
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoãoEduardoDias, Rui_Mendes
  6.  # 6

Já pouca coisa há a seguir, estou na reta mesmo final, possivelmente irei mudar-me já em Janeiro ou Fevereiro dependendo de burocracias.
    Deixei de partilhar aqui o que fui fazendo pois existem muitas criticas boas, mas algumas que também dispensava, mas como não sou formado em nada nem tinha argumentos para contradizer quem se diz entendido, preferi ir andando com a coisa alinhado com as minhas ideias base iniciais. Uma coisa garanto, vasculhando a net e fazendo nós mesmos, ainda se consegue construir com qualidade muito abaixo do que se fala por aqui. Mas muito mesmo.
    Irei partilhar a experiência que têm sido os últimos 2 anos assim que esteja instalado e com mais tempo. Isto de fazer casa com as próprias mãos desde a raiz, tem muito que se lhe diga. Estou cansado e ansioso pelo que falta.

Coloque valores finais e principais dificuldades sempre bom saber se poder partilhar.
  7.  # 7

quando terminar irei partilhar valores finais. Mas por alto, com todas as ''coisices'' modernas dos dias de hoje, se não contar com o valor do terreno, vai ficar um bocado em baixo dos 200K.
    Este foto já tem uns 2 meses
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna, Rui_Mendes
      Imagem WhatsApp 2024-12-17 às 21.48.25_b6769660.jpg
  8.  # 8

Dificuldades maiores é mesmo contar com os prazos sempre atrasados dos trabalhos que contratei. Capeamento das platibandas, 3 meses de atraso e ficou uma lástima, caixilharia ficou impecável mas também foram 4 meses de espera, cozinha está quase mas vai com 2 meses de atraso, portas já deviam estar, e nada. Penso que é prática comum em Portugal, ninguém cumprir prazos...
  9.  # 9

Colocado por: BrunoS87quando terminar irei partilhar valores finais. Mas por alto, com todas as ''coisices'' modernas dos dias de hoje, se não contar com o valor do terreno, vai ficar um bocado em baixo dos 200K.
    Este foto já tem uns 2 meses
      Imagem WhatsApp 2024-12-17 às 21.48.25_b6769660.jpg

Se bem me lembro fez muitos trabalhos, certo? Se assim for esse valor n pode ser tido em consideração.

Quanto à casa, felicidades
  10.  # 10

Colocado por: NTORION
    Se bem me lembro fez muitos trabalhos, certo? Se assim for esse valor n pode ser tido em consideração.

Quanto à casa, felicidades

Obrigado desde já...
    Não foram muitos, foram praticamente todos. Só não fiz betonilha, capeamento de platibandas e barramento geral de tetos e paredes.
  11.  # 11

Obrigado desde já...
    Não foram muitos, foram praticamente todos. Só não fiz betonilha, capeamento de platibandas e barramento geral de tetos e paredes.

Parabéns pelo empenho 👍
    Eu também estou a construir sozinho, só vem o meu sogro dar uma mão de vez em quando mas com 70anos... 🙄
    Poupasse muito dinheiro lá isso é verdade,ao fim da obra consegues por menos de metade e a aplicar do bom e do melhor como diz o outro...
    Concordam com este comentário: BrunoS87
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui_Mendes
  12.  # 12

Colocado por: marcocar

Parabéns pelo empenho 👍
    Eu também estou a construir sozinho, só vem o meu sogro dar uma mão de vez em quando mas com 70anos... 🙄
    Poupasse muito dinheiro lá isso é verdade,ao fim da obra consegues por menos de metade e a aplicar do bom e do melhor como diz o outro...
    Concordam com este comentário:BrunoS87

Correto e afirmativo 😁
  13.  # 13

Colocado por: BrunoS87ainda se consegue construir com qualidade muito abaixo do que se fala por aqui.

Colocado por: BrunoS87Não foram muitos, foram praticamente todos. Só não fiz betonilha, capeamento de platibandas e barramento geral de tetos e paredes.

São estas ultimas frases que devem ser tidas em conta, para não baralhar os futuros DO.
    Concordam com este comentário: JMHouse
  14.  # 14

Só quem não sabe ler não entende, o user sempre disse que ia fazer MUITO.
    Basicamente existe margem mas a procura ainda está alta e reflete-se no valor final...
    Só por ocupar.via pública, passeios sou "obrigado" a pagar 4k enfim...
    Taxas de cedência comprava 1 carro, fora o resto
  15.  # 15

Colocado por: spvaleSó por ocupar.via pública, passeios sou "obrigado" a pagar 4k enfim...

Este pormaior pode fazer toda a diferença num orçamento.
    O custo de ocupação da via publica é por norma um encargo do empreiteiro, mas existem muitos orçamentos em que nas "letras pequeninas" está lá referido o contrário.
    Um DO que apenas verifique o valor final pode muito bem ser enganado com estes e outros pormaiores.
    É nisto que uma assessoria técnica pode fazer a diferença
  16.  # 16

Colocado por: zedasilva
    O custo de ocupação da via publica é por norma um encargo do empreiteiro, mas existem muitos orçamentos em que nas "letras pequeninas" está lá referido o contrário.
    Um DO que apenas verifique o valor final pode muito bem ser enganado com estes e outros pormaiores.

Num outro tópico abordei este tema (no caso de eletricidade, etc). Agora, construção.

Mas sem particularizar, deixo a reflexão: qual o problema do proprietário fazer com as suas próprias mãos e por sua própria conta e risco? Desde que tenha essa possibilidade (nem sempre é possível, eu sei).

Continuo a ver uma grande dor de cotovelo da parte de muitos profissionais da construção (trolhas, então...), quando vêm DO's a querer fazer muitas coisas com as suas próprias mãos.

Mas depois não dizem o resto:
    - Que estão cheios de trabalho;
    - Que não aparecem para dar orçamentos;
    - E quando aparecem para dar orçamentos e fechar negócio, demoram uma eternidade para aparecer na obra.
    - E quando aparecem em obra, depois desaparecem e voltam a aparecer quando lhes apetece;
    - E, SIM! Muitos cobram demasiado caro para a qualidade de trabalho que apresentam.

Estando eu a construir, confesso que já estou sem pachorra para tanta prepotência!
    Era uma crise no setor para os animos acalmarem um pouco.

Portanto, bendito aqueles que têm mãozinhas e "ditos cujos" para fazer as coisas com as suas próprias mão!

Parabéns, Bruno! Admiro MUITO a tua coragem e determinação.

Imagino que o caminho tenha sido difícil (principalmente quanto se tem de ouvir "bocas" das pessoas que nos são mais próximas e nos chamam de loucos)... Mas no final vale a pena! :)
    Concordam com este comentário: treker666
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BrunoS87
  17.  # 17

Colocado por: zedasilva

Nesse ponto já sabíamos e todos os orçamentos eram pagos á parte, o problema é que nunca disseram valor final até levantar a obra e o vizinho está isento á mais de 5 anos, a ver se conseguimos ficar, vamos solicitar directamente ao presidente e dar o exemplo do vizinho
  18.  # 18

Colocado por: joaoreis

Num outro tópico abordei este tema (no caso de eletricidade, etc). Agora, construção.

Mas sem particularizar, deixo a reflexão: qual o problema do proprietário fazer com as suas próprias mãos e por sua própria conta e risco? Desde que tenha essa possibilidade (nem sempre é possível, eu sei).

Continuo a ver uma grande dor de cotovelo da parte de muitos profissionais da construção (trolhas, então...), quando vêm DO's a querer fazer muitas coisas com as suas próprias mãos.

Mas depois não dizem o resto:
    - Que estão cheios de trabalho;
    - Que não aparecem para dar orçamentos;
    - E quando aparecem para dar orçamentos e fechar negócio, demoram uma eternidade para aparecer na obra.
    - E quando aparecem em obra, depois desaparecem e voltam a aparecer quando lhes apetece;
    - E, SIM! Muitos cobram demasiado caro para a qualidade de trabalho que apresentam.

Estando eu a construir, confesso que já estou sem pachorra para tanta prepotência!
    Era uma crise no setor para os animos acalmarem um pouco.

Portanto, bendito aqueles que têm mãozinhas e "ditos cujos" para fazer as coisas com as suas próprias mão!

Parabéns, Bruno! Admiro MUITO a tua coragem e determinação.

Imagino que o caminho tenha sido difícil (principalmente quanto se tem de ouvir "bocas" das pessoas que nos são mais próximas e nos chamam de loucos)... Mas no final vale a pena! :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BrunoS87

Obrigado pelas palavras.

Coragem e determinação, confesso que já houve em mais abundância. Estou mesmo cansado disto. Foram 2 anos de planeamento e agora ja vão 25 meses de ''dureza'', sem salário, duas semanas de cama, 8 pontos na cabeça, sem sábados, e com 16 dias de ''férias''.
    O único que neste momento me chama de louco sou eu mesmo, mas no inicio foram mesmo muitos. E então a aclamar que era impossível foram ás dezenas. O meu maior desgaste está com o tempo que estou a gastar. Tinha ideia que iria ser muito mais rápido. Estava habituado a trabalhar somente em cofragens e ''tosco'', pelo que não tinha experiência em acabamentos. Estrutura foi bastante rápido mas o resto consumiu mesmo muito tempo. Só em tetos andei alguns 2 meses, enquanto alguém do ramo provavelmente nem 3 semanas demorava. Mas pronto... lá se fez...
    A melhor experiência e onde acredito que consegui deixar mais euros no bolso, foi mesmo com o piso radiante, vmc, ETICS e eletricidade.
    Para acelerar o processo cheguei a pedir orçamentos para ETICS, reboco interior, climatização etc., mas depois de olhar para os números assustava-me sempre, e não queria ter de emigrar novamente para pagar luxos que eu próprio com alguma pesquisa e ''pachorra'' lá iria chegar.

Ficam prometidas muitas fotos para um futuro próximo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaoreis, tiagodiaf, Fresias
  19.  # 19

É preciso muita força para fazer o que estamos a fazer, nem é força no corpo é sobretudo na cabeça para conseguir pensar em tudo e não nos deixarmos 'botar' abaixo por comentários parvos e críticas, a maior parte vindo sobretudo de familiares.

Eu já ando a um ano e 2meses na minha e ainda tenho para no mínimo outro tanto...
    É difícil e por vezes tenho que ir ver fotos para relembrar o que já fiz sozinho porque parece que não andamos para a frente.
    Coragem nisso ao fim é um gozo tremendo! 👍
    Já o fiz noutro país em que demorei quase 5anos, só aos sábados e domingos 😉

Força
    Concordam com este comentário: joaoreis, rpmmsantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BrunoS87
  20.  # 20

Colocado por: marcocarÉ preciso muita força para fazer o que estamos a fazer, nem é força no corpo é sobretudo na cabeça para conseguir pensar em tudo e não nos deixarmos 'botar' abaixo por comentários parvos e críticas, a maior parte vindo sobretudo de familiares.

Eu já ando a um ano e 2meses na minha e ainda tenho para no mínimo outro tanto...
    É difícil e por vezes tenho que ir ver fotos para relembrar o que já fiz sozinho porque parece que não andamos para a frente.
    Coragem nisso ao fim é um gozo tremendo! 👍
    Já o fiz noutro país em que demorei quase 5anos, só aos sábados e domingos 😉

Força
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BrunoS87

Força nisso companheiro.
    Quem espera sempre alcança...

0.0719 seg. NEW