Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: marcocarSe temos o saber a trabalhar para outros ( e esses enchem os bolsos)

E você trabalha para esvaziar os bolsos?
  2.  # 2

Colocado por: Pickaxe
    E você trabalha para esvaziar os bolsos?

No caso em que teria dado a casa a fazer iam mós esvaziar sim.
    Eu ia ganhar 100 para andar a pagar 300 a alguém que ia fazer por mim,aquilo que eu sei fazer e que eu faria melhor e com mais atençao que eles.
    Agora se eu ganhasse 300 e pagasse 100 a história teria sido outra
    Concordam com este comentário: BrunoS87, Cvera, Contratempo, desofiapedro
  3.  # 3

Colocado por: VarejoteVocês estão a fazer praticamente a obra toda "sozinhos", qual é a vossa profissão/ofício afinal?

Só falta dizerem que são de IT ou empregados de escritório, veêm uns vídeos no YouTube e fazem uma casa.

O resto do pessoal que nem uma torneira sabe substituir, acha que é tudo simples, basta a vontade.

Eu trabalhei como serralheiro antes de emigrar, lá fora foram 11 de construção sendo basicamente só cofragens e depois 4 anos e montagem e manutenção dos ditos ''rails'' nas estradas e auto estradas. Pelo meio disto, mesmo não sendo de IT, montei e reparei dezenas de computadores e construí algumas peças de mobiliario. Deixo a foto daquela que foi a minha criação mais apaixonante, para poder ter escritório/gaming zone numa pequena porção da sala no apartamento onde vivia lá fora. Obs, o computador por si só, tambem ele é uma peça de mobiliario ;)
    Concordam com este comentário: desofiapedro
      Imagem WhatsApp 2024-12-21 às 07.57.07_d9370e52.jpg
  4.  # 4

Colocado por: Gervas69Não li o tópico todo, mas vai ser uma leitura para mais tarde.
    O user que iniciou o tópico tem que idade? Dá-me a ideia que é uma crise dos 40's, porque ando a ter uma ideia semelhante.
    Mas quando procuro por terrenos à beira mar ou vista mar perco logo o entusiasmo.

AHahah, eu não lhe chamaria uma crise, mas sim uma necessidade de realização pessoal.
    Comprei o terreno em 2017 ou 2018, já nem me lembro bem, tinha eu 30 anos, e desde esse dia começou uma jornada infinita de planamento. Meti a papelada em Maio de 2022 e passados nem 2 meses estava tudo aprovado. Em Outubro de 2022 voltei da Suiça definitivamente para me dedicar a 100% ao projeto, e tem sido a minha vida até agora, que estou com 37 anos.
  5.  # 5

Colocado por: tiagodiafEu estou na mesma situação, não fiz o tosco, mas tenho ideia de fazer praticamente tudo o resto da obra, exepto piso radiante, caixilharias e carpintaria. Mas também estou ligado à construção civil e concordo que isto não é para o comum dos donos de obra até porque exige muito de nos.
    Concordam com este comentário:joaoreis

Não exige muito, eu acho que exige tudo.
    Eu pelo menos tem sido uma rotina muito complicada durante o processo. Das 8h as 19h em obra, das 21h ás 24h em pesquisa e encomendas. A mulher e o mais pequeno são quem mais sofre, pois não tenho tempo nenhum para eles
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  6.  # 6

Colocado por: 4por1Mais facilmente compraria uma casa feita por vós , do que outra que fosse construída para vender...
    Concordam com este comentário:desofiapedro

E provavelmente muito mais baratuxa :)
  7.  # 7

Colocado por: Varejote

Assim estamos de acordo.

De qualquer forma deixou de trabalhar a receber ordenado, para fazer remodelação a tempo inteiro.
    Isto para a maior parte das pessoas, seria suicídio.

15 anos de vida bem regrada e organizada lá fora, dão para fazer muita coisa.
    No meu caso, não só estou sem vencimento há 26 meses, como ainda não tive de ir ao banco mesmo tendo a casa 90% concluida.
    Mas a verdade é que já se ve o fundo do buraco ...
  8.  # 8

Colocado por: BrunoS87

15 anos de vida bem regrada e organizada lá fora, dão para fazer muita coisa.
    No meu caso, não só estou sem vencimento há 26 meses, como ainda não tive de ir ao banco mesmo tendo a casa 90% concluida.
    Mas a verdade é que já se ve o fundo do buraco ...

Vocês trabalhavam na construção e ao longo do tempo viam o desenvolvimento e trabalho das diversas especialidades, assim como quem nunca trabalhou na construção, depois de ver a sua casa construída por empreiteiros, no fim já sabe mais alguma, do que no início.

Vocês como trabalhadores da construção, um pelo menos emigrante, poupados, habituados a trabalhar com as mãos, a maior da malta que aqui aparece, para construir uma casa "sozinhos", nunca pregaram um prego na vida, empregos que nada têm a ver com "trabalhos manuais", com poucas poupanças e sem o ordenado estavam tramados.

Vocês são a exceção, não a regra, para outros a autoconstrução será quase sempre uma utopia.
    Concordam com este comentário: BrunoS87
  9.  # 9

Colocado por: VarejoteVocês são a exceção, não a regra, para outros a autoconstrução será quase sempre uma utopia.
    sem dúvida alguma.
    Ainda me lembro que com 8 anos "montei" a minha primeira torneira naqueles dias que ia com o meu pai para as obras, aos 15 já assentava cerâmica com o meu pai e fazia quase tudo que um funcionário dele fazia.

Mas concordo totalmente que não basta ver uma obra crescer ou ver videos no YouTube e seguir fóruns que nos capacita a fazer isto, ajuda a perceber o que se faz mas disso a fazer sozinhos é uma longa jornada.
  10.  # 10

Aqui em Portugal sim somos exceção.
    Em frança que conheço muito bem faz muito.
    Juntam se vários amigos e constrói em a casa uns dos outros.
    Lá é muito mais simples,existem seguros próprios para autoconstrutores e tudo
  11.  # 11

Colocado por: marcocarAqui em Portugal sim somos exceção.
    Em frança que conheço muito bem faz muito.
    Juntam se vários amigos e constrói em a casa uns dos outros.
    Lá é muito mais simples,existem seguros próprios para autoconstrutores e tudo
    Concordam com este comentário:BrunoS87

Aqui era o que se fazia há 20/30 anos, os proprietários durante a semana e amigos/família ao fim de semana.

Pormenor importante, praticamente todos eram da área de construção civil, não empregados de escritório/administrativos.
  12.  # 12

Mas lá, muitos não são da construçao.
    Mas também lá a maneira de construir é outra, é muito mais simples e eficaz.
    Existem até métodos construtivos próprios para autoconstrutores, que permitem realizar varias etapas numa só.
    Lá é tudo muito mais simples, desde o licenciamento a construçao, os seguros, não há estes entraves todos que existem em Portugal.
    Se uma pessoa quer,se se acha capaz, porque não deveria poder realizar se pessoalmente a levantar algo das suas mãos? Com muita pesquisa e paciência qualquer pessoa é capaz de fazer muita coisa na sua própria casa
  13.  # 13

Colocado por: marcocar
    Se uma pessoa quer,se se acha capaz, porque não deveria poder realizar se pessoalmente a levantar algo das suas mãos? Com muita pesquisa e paciência qualquer pessoa é capaz de fazer muita coisa na sua própria casa

A legislação não permite isso.

Se fosse permitir o que ia acontecer a muitos arquitetos e engenheiros, o que iam fazer as ordens profissionais, neste momento já há pouco trabalho, quanto mais assim.

A nível de pessoal da construção, como já está deficitário há muito tempo e cada vez mais, provavelmente iriam continuar a ter trabalho os poucos que lá andam.
  14.  # 14

Se fosse permitir o que ia acontecer a muitos arquitetos e engenheiros, o que iam fazer as ordens profissionais, neste momento já há pouco trabalho, quanto mais assim.

A nível de pessoal da construção, como já está deficitário há muito tempo e cada vez mais, provavelmente iriam continuar a ter trabalho os poucos que lá andam.

Vou lhe ser sincero, é esse o problema de Portugal, obrigar a passar por engenheiros e arquitectos para poder ter uma casa.
    Noutros países, até uns X m2 não é preciso nada disso. Bastante apresentar algumas peças desenhadas e respeitar os regulamentos e já está.
    Não obrigam uma pessoa a ter de gastar milhares de euros em arquiteto e engenheiros em projeto,os quais na grande maioria são copy paste de outras obras.
    São os tais tachos, criam se obrigaçoes aos cidadãos para dar de comer só a alguns...

Já sei que me vao cair em cima por causa disto 😁
    Concordam com este comentário: joaoreis, Contratempo, BrunoS87, Iko
  15.  # 15

Todos têm bocas para alimentar. 😏
  16.  # 16

Nos outros países também e portanto não existem estas obrigações
  17.  # 17

Aqui era o que se fazia há 20/30 anos, os proprietários durante a semana e amigos/família ao fim de semana.

Pormenor importante,praticamente todos eram da área de construção civil, não empregados de escritório/administrativos.

E você a dar-lhe nos "empregados de escritório/administrativos"... Já não há pachorra!

Eu sou empregado de escritório. Isso faz de mim um incapaz de pregar um prego?

Os burros que trabalham para o meu pedreiro, nem um nível sabem usar! E trabalham na arte...

Santa paciência!
    Concordam com este comentário: BrunoS87, desofiapedro
  18.  # 18

Colocado por: joaoreis

E você a dar-lhe nos "empregados de escritório/administrativos"... Já não há pachorra!

Eu sou empregado de escritório. Isso faz de mim um incapaz de pregar um prego?

Os burros que trabalham para o meu pedreiro, nem um nível sabem usar! E trabalham na arte...

Santa paciência!

Falo na generalidade, naturalmente que tem malta que apesar do tipo de emprego, têm jeito natural para a "bricolage".

Assim como muitos que andam na construção, pouco vão passar de "serventes".
    Concordam com este comentário: joaoreis, BrunoS87
  19.  # 19

Aqui vou ter de intervir. As vezes arquitetos e engenheiros não saem da zona de conforto e estão completamente fechados a novas ideias, por muito melhores que sejam. Eu tive uma guerra enorme para ter caixas de estores sem estarem assentes nos muros mas sim á face exterior do capoto. Outra na cobertura porque insisti em fazer maciço logo com pendentes e tive de assumir toda a responsabilidade. Há coisas inexplicaveis...
  20.  # 20

Colocado por: marcocar

Vou lhe ser sincero, é esse o problema de Portugal, obrigar a passar por engenheiros e arquitectos para poder ter uma casa.
    Noutros países, até uns X m2 não é preciso nada disso. Bastante apresentar algumas peças desenhadas e respeitar os regulamentos e já está.
    Não obrigam uma pessoa a ter de gastar milhares de euros em arquiteto e engenheiros em projeto,os quais na grande maioria são copy paste de outras obras.
    São os tais tachos, criam se obrigaçoes aos cidadãos para dar de comer só a alguns...

Já sei que me vao cair em cima por causa disto 😁
    Concordam com este comentário:joaoreis,Contratempo,BrunoS87

Eu não vou cair em cima, vou concordar em pleno e reafirmar. O trabalho de um eng. hoje em dia, e desculpem aqueles que fazem o contrario, é pagar cotas pra se manterem na ordem, e saber inserir dados no cype. Memorias descritivas é copiar e colar. Isto até custa dizer mas a verdade é que ainda nem conheço o eng. pessoalmente. Triste mas real

0.0847 seg. NEW