Colocado por: marcocarSe temos o saber a trabalhar para outros ( e esses enchem os bolsos)
Colocado por: Pickaxe
E você trabalha para esvaziar os bolsos?
Colocado por: VarejoteVocês estão a fazer praticamente a obra toda "sozinhos", qual é a vossa profissão/ofício afinal?
Só falta dizerem que são de IT ou empregados de escritório, veêm uns vídeos no YouTube e fazem uma casa.
O resto do pessoal que nem uma torneira sabe substituir, acha que é tudo simples, basta a vontade.
Colocado por: Gervas69Não li o tópico todo, mas vai ser uma leitura para mais tarde.
O user que iniciou o tópico tem que idade? Dá-me a ideia que é uma crise dos 40's, porque ando a ter uma ideia semelhante.
Mas quando procuro por terrenos à beira mar ou vista mar perco logo o entusiasmo.
Colocado por: tiagodiafEu estou na mesma situação, não fiz o tosco, mas tenho ideia de fazer praticamente tudo o resto da obra, exepto piso radiante, caixilharias e carpintaria. Mas também estou ligado à construção civil e concordo que isto não é para o comum dos donos de obra até porque exige muito de nos.
Colocado por: 4por1Mais facilmente compraria uma casa feita por vós , do que outra que fosse construída para vender...
Colocado por: Varejote
Assim estamos de acordo.
De qualquer forma deixou de trabalhar a receber ordenado, para fazer remodelação a tempo inteiro.
Isto para a maior parte das pessoas, seria suicídio.
Colocado por: BrunoS87
15 anos de vida bem regrada e organizada lá fora, dão para fazer muita coisa.
No meu caso, não só estou sem vencimento há 26 meses, como ainda não tive de ir ao banco mesmo tendo a casa 90% concluida.
Mas a verdade é que já se ve o fundo do buraco ...
Colocado por: VarejoteVocês são a exceção, não a regra, para outros a autoconstrução será quase sempre uma utopia.sem dúvida alguma.
Colocado por: marcocarAqui em Portugal sim somos exceção.
Em frança que conheço muito bem faz muito.
Juntam se vários amigos e constrói em a casa uns dos outros.
Lá é muito mais simples,existem seguros próprios para autoconstrutores e tudo
Colocado por: marcocar
Se uma pessoa quer,se se acha capaz, porque não deveria poder realizar se pessoalmente a levantar algo das suas mãos? Com muita pesquisa e paciência qualquer pessoa é capaz de fazer muita coisa na sua própria casa
A legislação não permite isso.
Se fosse permitir o que ia acontecer a muitos arquitetos e engenheiros, o que iam fazer as ordens profissionais, neste momento já há pouco trabalho, quanto mais assim.
A nível de pessoal da construção, como já está deficitário há muito tempo e cada vez mais, provavelmente iriam continuar a ter trabalho os poucos que lá andam.
Aqui era o que se fazia há 20/30 anos, os proprietários durante a semana e amigos/família ao fim de semana.
Pormenor importante,praticamente todos eram da área de construção civil, não empregados de escritório/administrativos.
Colocado por: joaoreis
E você a dar-lhe nos "empregados de escritório/administrativos"... Já não há pachorra!
Eu sou empregado de escritório. Isso faz de mim um incapaz de pregar um prego?
Os burros que trabalham para o meu pedreiro, nem um nível sabem usar! E trabalham na arte...
Santa paciência!
A legislação não permite isso.
Se fosse permitir o que ia acontecer a muitos arquitetos e engenheiros, o que iam fazer as ordens profissionais, neste momento já há pouco trabalho, quanto mais assim.
A nível de pessoal da construção, como já está deficitário há muito tempo e cada vez mais, provavelmente iriam continuar a ter trabalho os poucos que lá andam.
Colocado por: marcocar
Vou lhe ser sincero, é esse o problema de Portugal, obrigar a passar por engenheiros e arquitectos para poder ter uma casa.
Noutros países, até uns X m2 não é preciso nada disso. Bastante apresentar algumas peças desenhadas e respeitar os regulamentos e já está.
Não obrigam uma pessoa a ter de gastar milhares de euros em arquiteto e engenheiros em projeto,os quais na grande maioria são copy paste de outras obras.
São os tais tachos, criam se obrigaçoes aos cidadãos para dar de comer só a alguns...
Já sei que me vao cair em cima por causa disto 😁