Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: joaoreis

E você a dar-lhe nos "empregados de escritório/administrativos"... Já não há pachorra!

Eu sou empregado de escritório. Isso faz de mim um incapaz de pregar um prego?

Os burros que trabalham para o meu pedreiro, nem um nível sabem usar! E trabalham na arte...

Santa paciência!
    Concordam com este comentário:BrunoS87

Caro João deixe-me adivinhar... hoje a trabalhar em escritorio, mas não cresceu na cidade mas sim no campo. Estarei certo?!
  2.  # 2

Colocado por: BrunoS87

Caro João deixe-me adivinhar... hoje a trabalhar em escritorio, mas não cresceu na cidade mas sim no campo. Estarei certo?!

Posso dizer que cresci, vivi e vivo em ambiente semi-urbano. Numa cidade algures no distrito de Aveiro. 🙂

Mas sempre gostei desta área da construção, tanto que o meu sonho sempre foi poder reabilitar uma casa antiga (não é bem isso que está a acontecer, mas também serve)

Dentro do tempo que tenho disponível, é o meu escape... Apesar das dores de costas e braços dormentes 😅

A grande diferença entre tu e eu, é que não estou a fazer TUDO.. basicamente só infraestruturas, e muitos acabamentos (principalmente interiores).

E tratei também de impermeabilização e drenagem (o pedreiro é muito trapalhão... Preferi fazer eu)
  3.  # 3

Posso dizer que cresci, vivi e vivo em ambiente semi-urbano. Numa cidade algures no distrito de Aveiro. 🙂

Mas sempre gostei desta área da construção, tanto que o meu sonho sempre foi poder reabilitar uma casa antiga (não é bem isso que está a acontecer, mas também serve)

Dentro do tempo que tenho disponível, é o meu escape... Apesar das dores de costas e braços dormentes 😅

A grande diferença entre tu e eu, é que não estou a fazer TUDO.. basicamente só infraestruturas, e muitos acabamentos (principalmente interiores).

E tratei também de impermeabilização e drenagem (o pedreiro é muito trapalhão... Preferi fazer eu)

Não me leve a mal a pergunta anterior. Mas só me baseei do principio dos "meninos da cidade", e que em 90% dos casos bate certo.
    Ao fim ao cabo não está a fazer tudo mas quase tudo 🤣... de certa forma só deixa o "mais fácil" para os outros 😁
  4.  # 4

Não me leve a mal a pergunta anterior. Mas só me baseei do principio dos "meninos da cidade", e que em 90% dos casos bate certo.
    Ao fim ao cabo não está a fazer tudo mas quase tudo 🤣... de certa forma só deixa o "mais fácil" para os outros 😁

Ora essa!

Sim, já obtenho dito por aqui que não estou a fazer tudo. Por enquanto, ainda está a ser um projeto de fim de semana e férias.

Mas tenho grande respeito e admiração por quem o faz integralmente.

Ainda assim, tive um papel bem interventivo junto do trabalhos de pedreiro. Consegui evitar males maiores a tempo 🙂
    Concordam com este comentário: BrunoS87
  5.  # 5

Ora essa!

Sim, já obtenho dito por aqui que não estou a fazer tudo. Por enquanto, ainda está a ser um projeto de fim de semana e férias.

Mas tenho grande respeito e admiração por quem o faz integralmente.

Ainda assim, tive um papel bem interventivo junto do trabalhos de pedreiro. Consegui evitar males maiores a tempo 🙂

Com toda a certeza, não há melhor solução que tentar acompanhar todos os trabalhos o mais de perto possivel.
  6.  # 6

A bela da cozinha também está quase no ponto ...
    Concordam com este comentário: Cvera
      Imagem WhatsApp 2024-12-20 às 17.56.37_b5a1ae00.jpg
  7.  # 7

Aqui vou ter de intervir. As vezes arquitetos e engenheiros não saem da zona de conforto e estão completamente fechados a novas ideias, por muito melhores que sejam. Eu tive uma guerra enorme para ter caixas de estores sem estarem assentes nos muros mas sim á face exterior do capoto. Outra na cobertura porque insisti em fazer maciço logo com pendentes e tive de assumir toda a responsabilidade. Há coisas inexplicaveis...

Mas eu não referi nada sobre isso, apenas disse que todos têm bocas para alimentar.
  8.  # 8

Colocado por: Varejote

Mas eu não referi nada sobre isso, apenas disse que todos têm bocas para alimentar.

Bocas para alimentar requerem algum trabalho, e muitas vezes esses ditos cujos não querem ter nenhum. Simplificando o que disse anteriormente
  9.  # 9

Bocas para alimentar requerem algum trabalho, e muitas vezes esses ditos cujos não querem ter nenhum. Simplificando o que disse anteriormente

Isso aqui no fórum só se pode dizer sobre empreiteiros e empresas da área da construção.
  10.  # 10

Colocado por: Varejote

Isso aqui no fórum só se pode dizer sobre empreiteiros e empresas da área da construção.

Pois por isso andei tanto tempo afastado e bem caladinho :)
  11.  # 11

Eu tenho amigos e conhecidos engenheiros e arquitectos, mas a verdade é que não fosse este 'lobby' que obriga a ter de passar por eles por tudo e para nada, talvez eles se esforçassem mais e ajudasse a desenvolver mais outros tipos de construçao saindo da zona de conforto deles. Agora para que se vão chatear se sabem com toda a certeza que se não for o zé há de ser a maria a vir procurar os serviços deles.
    Não é preciso ir muito longe, está semana pedi o estudo térmico ao meu arquiteto, para começar a pedir orçamentos para aquecimento águas, casa etc...
    Aquilo tinha lá o desenho da minha casa, mas o resto nada tinha a ver com o que eu queria! Nem o método construtivo está certo, o tipo de aquecimento também não, painel solar quando eu não tenho exposição solar para tal, etc ..
    Mas é o que temos
    Concordam com este comentário: BrunoS87, Contratempo
  12.  # 12

Na vossa opinião quanto deveria custar um projecto de electricidade para a uma moradia?

E o projecto de telecomunicações?
  13.  # 13

Projeto para cumprir ou projeto para o eletricista na obra decidir?
  14.  # 14

Colocado por: marcocarEu tenho amigos e conhecidos engenheiros e arquitectos, mas a verdade é que não fosse este 'lobby' que obriga a ter de passar por eles por tudo e para nada, talvez eles se esforçassem mais e ajudasse a desenvolver mais outros tipos de construçao saindo da zona de conforto deles. Agora para que se vão chatear se sabem com toda a certeza que se não for o zé há de ser a maria a vir procurar os serviços deles.
    Não é preciso ir muito longe, está semana pedi o estudo térmico ao meu arquiteto, para começar a pedir orçamentos para aquecimento águas, casa etc...
    Aquilo tinha lá o desenho da minha casa, mas o resto nada tinha a ver com o que eu queria! Nem o método construtivo está certo, o tipo de aquecimento também não, painel solar quando eu não tenho exposição solar para tal, etc ..
    Mas é o que temos

Lá está, memorias descritivas em modo copy/paste
  15.  # 15

Colocado por: BigmouseNa vossa opinião quanto deveria custar um projecto de electricidade para a uma moradia?

Outro coisa que não deveria ser obrigatória, o tal ited.
    Deveria sim existir um regulamento a estipular todas as obrigações a respeitar e no final de obra vir uma vistoria.
    Noutros países é assim para moradias unifamiliares. Eu fiz a minha eletricidade sozinho,quadro e tudo. Ao fim veio a vistoria, testaram as terras todas, verificar o número de tomada por circuito,a altura das tomadas nos diferentes locais.. mas nunca me obrigaram a ter projeto ou termo de responsabilidade tendo de pagar a alguem para tal
  16.  # 16

Ou assinou alguém ou foi você assinar o termo de responsabilidade pela execução, mas para isso está inscrito na DGEG. Para o ited a mesma coisa.

Projecto eléctrico só e obrigatório acima dos 10,35kVA.
  17.  # 17

Colocado por: BigmouseNa vossa opinião quanto deveria custar um projecto de electricidade para a uma moradia?

Se chegar a ser como o meu em que tinha tomadas eletricas e tomadas mistas num vidro de uma janela, acho que devia ter um custo muito pequeno. Acho que mesmo assim ficou à volta de 600€
  18.  # 18

E existe. Pode consultar no site da ANACOM.

Colocado por: marcocarDeveria sim existir um regulamento a estipular todas as obrigações a respeitar e no final de obra vir uma vistoria
  19.  # 19

Colocado por: BigmouseOu assinou alguém ou foi você assinar o termo de responsabilidade pela execução, mas para isso está inscrito na DGEG. Para o ited a mesma coisa.

Caro Bigmouse, essa informação é de fonte segura??? Não fazia a menor ideia que assim fosse. Agora percebo o porque de terem decidido colocar 10.35 sem saber por exemplo que tipo de equipamentos eletricos ia ter em casa.
  20.  # 20

Colocado por: BigmouseOu assinou alguém ou foi você assinar o termo de responsabilidade pela execução, mas para isso está inscrito na DGEG. Para o ited a mesma coisa.

Fiz noutra pais o de não existe nenhuma obrigação desse género

0.0813 seg. NEW