Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 7 janeiro 2010 editado

     # 1

    Seguindo a sugestão que um membro me fez por sussurro - se ele quiser que se acuse :) - aqui está o guia final para comprar e vender casa.

    Quem quiser contribuir, por favor, faça-o! :)

    Aqui também se poderá discutir o processo de compra e venda de casas na generalidade, por particulares e profissionais.
    •  
      FD
    • 7 janeiro 2010

     # 2

    Encontrar a casa

    Sites de classificados imprescindíveis

    http://casa.sapo.pt - para mim, o melhor de todos apesar de ter poucas ofertas de particulares porque os anúncios pagam-se (e bem)
    http://aeiou.bpiexpressoimobiliario.pt/ - não gosto muito do interface e muitas vezes é lento ou está inacessível
    http://www.lardocelar.com/imobiliario/ - mais um, sem nada de especial
    http://www.ocasiao.pt/ - os particulares, sem mediação, quase de certeza absoluta que anunciam aqui, muitas das vezes faltam fotos e as descrições são uma treta mas...
    http://remax.pt/AdvancedListingSearch.aspx - não gosto particularmente da falta de algumas opções para filtrar as pesquisas mas é uma das principais redes imobiliárias
    http://www.era.pt/pg_home.aspx?lang=pt - pior que o anterior, não é possível, por exemplo, mostrar o link da casa a outras pessoas, passados alguns minutos perdemos a pesquisa, também não conseguimos pesquisar as casas pelo estado de conservação
    http://www.century21.pt/pt/pesquisa?typesearch=advanced - mais uma rede imobiliára, detesto o interface
    http://www.casayes.pt/Default.aspx?tabid=209&tNeg=&language=pt-PT - da associação APEMIP (de imobiliárias), não sei se está ou não associado ao http://www.comprarcasa.pt/
    http://www.comprarcasa.pt/Default.aspx?tabid=98&language=pt-PT - mesmo que o acima?
    http://www.classificadoscm.pt/ - para procurar as casas das pessoas que não acedem à internet
    http://www.e-financas.gov.pt/vendas/consultaBensForm.action?tipoConsulta=02 - as casa penhoradas das finanças, muito cuidado!
    http://www.citius.mj.pt/Portal/consultas/ConsultasVenda.aspx - vendas judiciais, feitas pelos tribunais, o cuidado como no caso acima, deve ser redobrado
    http://www.euroestates.pt/pesquisa.php - as casas dos bancos em leilão
    http://casa.trovit.pt/ - um interface fácil mas ao mesmo tempo complicado porque é difícil encontrar coisas que procuramos e que não procuramos, se é que me entendem (muita palha), por outro lado é apenas um replicador de outros sites
    http://casas.pai.pt/ - ainda não experimentei mas dei com ele agora

    Alertas sites classificados

    Muitos dos sites de classificados permitem criar alertas para receber no email novos anúncios. Use essa funcionalidade sempre que possível. Faça o mesmo com os Alertas do Google.

    Jornais e revistas com anúncios

    Correio da Manhã - todos os dias mas acho que tem mais anúncios ao fim de semana
    Expresso - ao sábado, no suplemento Imobiliário, normalmente com casas mais caras que o "normal"

    Imobiliárias

    Se já sabe em que zona quer comprar, visite as imobiliárias das redondezas. Chegue lá, diga o que procura, veja o que há e deixe o seu contacto para o contactarem em futuras angariações que consigam (cliente em carteira).
    Para encontrar as imobiliárias das redondezas:
    http://www.inci.pt/Portugues/Mediacao/Paginas/LicencaMediacao.aspx - preencha apenas o campo da localidade
    http://www.pbi.pai.pt/ - escreva imobiliárias e o local

    Turismo de compra

    Pegue no carro ao fim de semana, câmara digital (ou telemóvel) e visite as áreas que lhe interessam. Aponte os números de telefone de placas de "vende-se" e acompanhe-os de fotos para se lembrar das casas. Telefone nessa hora ou noutra mais oportuna. Se quiser, nos casos das imobiliárias, tente ver mais tarde na internet o site da imobiliária (quase todas têm um).
    Se for um sítio de pouca passagem, pare alguém na rua (um morador) e pergunte-lhe se conhece alguma casa à venda na zona. Faça o mesmo no café/padaria da rua.

    Propostas

    Se sabe exactamente a rua ou o sítio onde quer comprar casa, imprima numa folha A5 o que procura e o seu contacto e tire fotocópias numa casa da especialidade. Num dia que tenha livre, entretenha-se a espalhar essas fotocópias pelas caixas de correio e pelo comércio local. Cole-as (de forma a que não polua) também nos sítios mais visíveis: postes, paragens de autocarro, cabines telefónicas, sítios de afixação permitida. Ofereça uma pequena recompensa se quiser.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel, MRui
    •  
      MRui
    • 8 janeiro 2010

     # 3

    Bom tópico.

    Como vender uma casa... em minha opinião, não existe uma fórmula padrão. Depende de múltiplas características e devem ser observadas caso a caso. No entanto, há algumas que são comuns, a começar pela apresentação do imóvel. Uma analogia simples, é por ex., uma pessoa apresentar-se limpa a arranjada e outra apresentar-se badalhoca e desgrenhada. Com os imóveis passa-se o mesmo e é fácil perceber-se por quem se tem preferência.

    Outra situação é a intervenção ou não de imobiliárias na venda. Em minha opinião, há situações em que é perfeitamente dispensável, outras em que é perfeitamente indispensável. Outras ainda, que poderá ser mista.

    Gostava de ver aqui no fórum e em especial neste tópico, alguém ligado à mediação imobiliária para nos explicar as vantagens dos seus serviços.
  1.  # 4

    encontrei isto
    guia de compra de imoveis
 
0.0160 seg. NEW