Iniciar sessão ou registar-se
    • treks
    • 12 fevereiro 2022

# 1

Bom dia.
    Estou a construir uma moradia e nesta fase vou instalar o Anonimo18072022A PRH.
    A minha moradia terá cerca de 210m2 de piso radiante.
    Toda a gente me recomenda bomba de calor, mas para já bomba de calor só comprei para AQS.
    Nesta 1a fase faz sentido para mim é a lenha.

Comprei 1 depósito de inércia de 1250L que será alimentado por esta caldeira a lenha.

Procuro uma caldeira a lenha de chama invertida com um depósito de lenha grande afim de não ter de estar a colocar lenha com intervalo de poucas horas, queria meter lenha 2x ao dia, compensando com a inércia.

Posto isto, que caldeiras me recomendam? Obrigado
    • SrR
    • 12 fevereiro 2022 editado

# 2

Hargassner, froling, hdg, windhager,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treks
    • SrR
    • 12 fevereiro 2022

# 3

Ponha um depósito maior
    • treks
    • 12 fevereiro 2022

# 4

Colocado por: SrRPonha um depósito maior

Bom dia.
    Em termos de espaço disponível na casa das máquinas não conseguia colocar + de 1250l devido a altura.
    Posso é colocar no futuro outro em série com este se tiver necessidade.

Obrigado pela sugestão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Manuel_N
    • NPRP
    • 12 fevereiro 2022

# 5

Conseguirá manter uma temperatura constante a alimentar o PRH estando dependente de cargas de combustível fóssil que não é automatizado?
    Tem ideia do custo final duma solução dessas só para ter uma ideia?
  1.  # 6

Colocado por: NPRPConseguirá manter uma temperatura constante a alimentar o PRH estando dependente de cargas de combustível fóssil que não é automatizado?

Tendo em conta que o PRH tipicamente funciona com água a circular a temperaturas relativamente baixas, não deverá ser difícil manter o sistema a funcionar bem.

Quanto a custos diria que vai de caro a muito caro.
    • treks
    • 12 fevereiro 2022

# 7

Colocado por: NPRPConseguirá manter uma temperatura constante a alimentar o PRH estando dependente de cargas de combustível fóssil que não é automatizado?

Bom dia.
    Vou ter de conseguir "carregar" com lenha e o depósito de inercia conseguir armazenar energia para por lenha apenas de 12 em 12h.
    Se necessario no futuro coloco mais 1 depósito de inercia em série com este de 1250l.
    Eu tenho noção do que vou gastar, tanto é que comecei o sistema tal como disse pelo depósito de inércia. A grande dúvida é por que caldeira a lenha vou optar .
    No futuro planeio adquirir para efeitos de redundância uma bomba de calor só para PRH, para já comprei apenas a bomba de calor para aqs, fui para uma daikin ech2o de 300l.
    A minha ideia no inverno até é fazer circular com algumas medidas de segurança a agua da caldeira a lenha na serpentina da daikin, e espero ter água quente "free" no inverno para aqs.
    Eu tenho muita lenha "gratis" e é esta a razão pela qual estou a idealizar desta forma o meu sistema. Ideia ideia até era no inverno conseguir ligar esta agua na "bateria" de agua da VMC. Mas isso já será uma discucao para mais adiante. Obrigado pela ajuda
    • treks
    • 12 fevereiro 2022

# 8

Colocado por: rjmsilva

Tendo em conta que o PRH tipicamente funciona com água a circular a temperaturas relativamente baixas, não deverá ser difícil manter o sistema a funcionar bem.

Quanto a custos diria que vai de caro a muito caro.

Bom dia.
    Eu tenho a lenha de forma "gratuita", para além do custo da lenha que outros custos duz que serão altos para alem do investimento inicial?

Obrigado
    • SrR
    • 12 fevereiro 2022

# 9

Tem ideia do que pretende gastar na caldeira e restantes acessórios? É que as marcas que postei n sao propriamente baratas, mas ha sempre outras opções
    • treks
    • 12 fevereiro 2022

# 10

Colocado por: SrRTem ideia do que pretende gastar na caldeira e restantes acessórios? É que as marcas que postei n sao propriamente baratas, mas ha sempre outras opções

Bom dia.
    Nas marcas que postou podem ir de 8 a 11k.
    Essas que recomendou são todas top.
    Os acessórios dedicados para a lenha não são muito caros. Não seria esse o problema.
    Ja andei a analisar +-.
    Claro que se encontrasse algo com uma melhor relação qualidade preço seria interessante.
    Obrigado
    • SrR
    • 12 fevereiro 2022

# 11

Colocado por: treksacessórios dedicados para a lenha não são muito caros. Não seria esse o problema
    tem a exaustao em tubagem inox dupla de preferência, grupos hidráulicos anti condensaçoes, valvula de segurança termica etc etc ainda sao uns euros
    • SrR
    • 12 fevereiro 2022

# 12

Tem as atmos, as attack, hsk lazar, centrometal, solar bayer, guntamatic, unical, sime, uma porrada delas
    • treks
    • 12 fevereiro 2022

# 13

Colocado por: SrRtem a exaustao em tubagem inox dupla de preferência, grupos hidráulicos anti condensaçoes, valvula de segurança termica etc etc ainda sao uns euros

Bom dia.

Deixei a exaustão em tubagem dupla de inox de 250mm.
    Essa ja lá está.
    Quanto ao resto dos acessórios que refere ainda não tenho, vou pedir cotação.
    Obrigado
    Concordam com este comentário: SrR
    • treks
    • 12 fevereiro 2022

# 14

Colocado por: SrRTem as atmos, as attack, hsk lazar, centrometal, solar bayer, guntamatic, unical, sime, uma porrada delas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:treks

Obrigado, a grande questão nalgumas destas é para além de analisar a ficha técnica tenho de obter feedback de utilizadores bem como aferir questões de garantia e disponibilidade de peças e assistência técnica para as mesmas.
    Obrigado
    • SrR
    • 12 fevereiro 2022

# 15

Veja a sime pyrosteel , penso estar a bom preço e normalmente a sime tem material com qualidade.
    • SrR
    • 12 fevereiro 2022

# 16

Colocado por: treks
    Bom dia.

Deixei a exaustão em tubagem dupla de inox de 250mm.
    Essa ja lá está.
    Quanto ao resto dos acessórios que refere ainda não tenho, vou pedir cotação.
    Obrigado
    Concordam com este comentário:SrR
    250 interiores?
    • treks
    • 12 fevereiro 2022

# 17

Colocado por: SrR250 interiores?

sim
    • SrR
    • 12 fevereiro 2022

# 18

Isso era para uma lareira aberta
    • treks
    • 12 fevereiro 2022

# 19

Colocado por: SrRVeja a sime pyrosteel , penso estar a bom preço e normalmente a sime tem material com qualidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:treks

Vou estudar essas marcas.
    não conhecia.
    Obrigado
    • treks
    • 12 fevereiro 2022

# 20

Colocado por: SrRIsso era para uma lareira aberta

A minha ideia foi deixar para qualquer caldeira no futuro, assim passa tudo.
    Obr

0.0277 seg. NEW