Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: treksfui para uma daikin ech2o de 300l.
    A minha ideia no inverno até é fazer circular com algumas medidas de segurança a agua da caldeira a lenha na serpentina da daikin
    mas a ECH2O de 300 litros não dá para ligar fontes externa
  2.  # 2

    Attack slx será viável?
    Leva boa quantidade de lenha e o custo de aquisição até é aceitável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treks
  3.  # 3

    Treks,
    Uma vez que pondero uma solução semelhante,nunca considerou utilizar a caldeira também para AQS e um esquentador eléctrico como redundância?
    • treks
    • 12 fevereiro 2022

     # 4

    Colocado por: jorgealvesmas a ECH2O de 300 litros não dá para ligar fontes externa


    Bom dia.
    Ainda não a recebi, comprei esta semana.
    O distribuidor da daikin disse me que dava.
    Basta comprar um acessório.
    Depois acabei por comprar em espanha que cá tinha entrega para Julho.
    Obrigado
    • SrR
    • 12 fevereiro 2022

     # 5

    Colocado por: jorgealvesmas a ECH2O de 300 litros não dá para ligar fontes externa
    ligações drainback mais permutador ligas o que queres
    Concordam com este comentário: treks
    • treks
    • 12 fevereiro 2022

     # 6

    Colocado por: SrRligações drainback mais permutador ligas o que queres
    Concordam com este comentário:treks


    Sim, é precisanente esse o acessório.
    Obrigado
  4.  # 7

    Colocado por: SrRligações drainback mais permutador ligas o que queres
    Concordam com este comentário:treks
    mas a de 500 litros faz são directo sendo somente 300€ de diferenca
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treks
    • SrR
    • 12 fevereiro 2022

     # 8

    Colocado por: jorgealvesmas a de 500 litros faz são directo sendo somente 300€ de diferenca
    n te preocupes que ao meter as bombas e o permutador vai os 300euros ao ar hehehe
    • treks
    • 12 fevereiro 2022

     # 9

    Colocado por: lumpreAttack slx será viável?
    Leva boa quantidade de lenha e o custo de aquisição até é aceitável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:treks

    Obrigado, não Conhecia.
    Vou estudar esse equipamento.
    • treks
    • 12 fevereiro 2022

     # 10

    Colocado por: lumpreTreks,
    Uma vez que pondero uma solução semelhante,nunca considerou utilizar a caldeira também para AQS e um esquentador eléctrico como redundância?

    Eu quero utilizar a caldeira a lenha como fonte de energia para AQS no inverno tal como disse acima. Comprei uma bomba de calor aqs da daikin de 300L. Ainda não tenho bem certeza dos parametros, mas por exemplo até a agua estar a 60° faço-a circular na serpentina da bomba de. calor aqs. Quando atingir os 60° a agua vai só circular para o depósito de inércia. Eu vou trabalhar essas situacoes todas com uma implementação de Home assistant afim de gerir esses automatismos.
    Quanto ao aquecedor eletrico no meu caso nao faz sentido pois a minha bomba aqs daikin tem um cop de 4.3, é muito mais eficiente. Pretendo usa la para aquecer as aguas sanitarias no verão, pois não pretendo colocar qualquer painel solar término, vou encher o telhado de fotovoltaicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumpre
    • treks
    • 12 fevereiro 2022

     # 11

    Colocado por: jorgealvesmas a de 500 litros faz são directo sendo somente 300€ de diferenca
    Estas pessoas agradeceram este comentário:treks


    A grande questão é que não necessito mesmo dos 500 L, e estar a ter um depósito do qual não vou fazer uso só estou a ter ineficácia energética.
    • treks
    • 12 fevereiro 2022

     # 12

    Colocado por: SrRn te preocupes que ao meter as bombas e o permutador vai os 300euros ao ar hehehe


    Para a semana vou pedir cotação.
    Vou construir o sistema devagar, pois não tenho pressa.
    Assim estudo os componentes todos que preciso.
    • SrR
    • 12 fevereiro 2022

     # 13

    Colocado por: treksbomba aqs daikin tem um cop de 4.3,
    hummm acho k não
    • treks
    • 12 fevereiro 2022

     # 14

    Colocado por: SrRhummm acho k não


    Pode validar fichas técnicas das 2 unidades: ERWQ02AV3
    EKHHP300A2V3

    Externa e Interna
  5.  # 15

    EKHHP300A2V3 COP AQS (segundo EN16147) 300L 3,4 500L 3,64
    • treks
    • 13 fevereiro 2022 editado

     # 16

  6.  # 17

    • treks
    • 13 fevereiro 2022

     # 18

    Colocado por: Varejote

    Então a 300L e 500L têm o mesmo COP, nessa ficha a classificação energética éA, nem sequer é elegível para ter o apoio do fundo ambiental, que no mínimo éA+.


    Essa é uma boa questão... nuns locais dizem A.. noutros A+, ainda não me consegui esclarecer.

    Se alguem souber responder de forma concreta agradeço a ajuda.

    Eu nao me posso candidatar ao fundo ambiental pois ainda não tenho certificado de habitabilidade.
    A casa está em construção.
  7.  # 19

    Colocado por: treksEssa é uma boa questão... nuns locais dizem A.. noutros A+, ainda não me consegui esclarecer.
    as ECH2O são classe A derivado ao principio semi-instantaneo de produção de AQS.

    não são elegíveis para o fundo ambiental.

    ps: atenção que o COP certificado é com temp ext 7ºC e a norma permite que sejam certificadas com essa temp e tambem com a temp ext de 14ºC induzindo em erro os consumidores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treks
    • treks
    • 14 fevereiro 2022

     # 20

    Colocado por: jorgealvesas ECH2O são classe A derivado ao principio semi-instantaneo de produção de AQS.

    não são elegíveis para o fundo ambiental.

    ps: atenção que o COP certificado é com temp ext 7ºC ea norma permite que sejam certificadascom essa temp etambem com a temp ext de 14ºCinduzindo em erro os consumidores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:treks


    Bom dia.
    relativamente a esta situação como a informação não era coerente entre várias fontes e vários datasheet's , resolvi telefonar para o apoio da daikin.
    Enviaram-me os últimos datasheet' s disponíveis e também telefonicamente confirmei, os equipamentos daikin ech2O são classe A+ ao contrário do que aqui foi referido.

    Como gosto de ouvir aprender e partilhar conhecimento da nossa conversa resolvi trocar para o equipamento de 500l, pedi a troca do mesmo pagando a diferença.

    Seguem os datasheet's disponibilizados hoje pela daikin onde é referida claramente a classe A+, a revisão do datasheet é de julho de 2021.
 
0.0267 seg. NEW