Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Não sei se alguém por aqui já fez o registo dos seus terrenos através da plataforma BUPI e se têm sentido dificuldades.
    Venho pedir ajuda para o seguinte:
    1 Quem têm um terreno e comprou os que confinavam com o seu, já tirou as paredes e transformou-o num único prédio, mas ainda têm as cadernetas prediais como se fosse mais que um desenha o polígono inteiro e anexa as várias cadernetas ou tem que desenhar um polígono por caderneta?
    2 Como se procede no caso da área desenhada não coincidir com a área da caderneta?
    3 Se o mesmo terreno for de várias pessoas pode-se registar só a parte do terreno que nos pertence ou têm de se juntar todos os donos e registar o terreno em conjunto?
    4 Para quem já têm as cadernetas prediais também tem de cumprir o prazo de dois anos para fazer apenas a identificação no BUPI ou uma vez que já estão registados em cartório pode os identificar quando quiser?
    5 Deixar os confinantes fazer o registo primeiro não torna o processo mais simples?
    6 Se o vizinho desenhar o polígono mais para o meu ou eu mais para o dele já que os limites não são a direito como podemos reclamar?
    7 Se por algum erro os limites não ficarem bem feitos em desenho, os limites ficarão pelo desenho do polígono tendo prioridade em caso de litigio sobre os marcos e/ou paredes?
    8
  2.  # 2

    8 Se o terreno for de várias pessoas e tiver na caderneta todos os proprietários, mas no terreno ainda não houver marcos (o terreno continua inteiro) como se faz o desenho? Desenha-se o terreno todo? Desenha-se só a parte por onde se não existem marcos?
    9 há cerca de vinte e tal anos veio alguém do estado medir todos os terrenos da localidade, mas media mais o menos a olho, nos terrenos que confinavam com terrenos de domínio publico metiam mais área (baldio) porque era benéfico tanto para o proprietário que ficava com mais área, como para o estado que ganhava no IMI, como para quem media que ganhava ao metro, Essas áreas são validas?
    10 Existe alguma forma de acidar uma folha em branco e servir para assinar os termos de responsabilidade todos sem ter de imprimir todos os termos?
  3.  # 3

    Colocado por: josé 19829 há cerca de vinte e tal anos veio alguém do estado medir todos os terrenos da localidade, mas media mais o menos a olho, nos terrenos que confinavam com terrenos de domínio publico metiam mais área (baldio) porque era benéfico tanto para o proprietário que ficava com mais área, como para o estado que ganhava no IMI, como para quem media que ganhava ao metro, Essas áreas são validas?

    Caro Forista
    breve nota:
    aqui no Alto Minho os efeitos destes louvados (O nome antigo dado a esses avaliadores era «louvados», por serem escolhidos (eleitos, louvados) em sessão local na freguesia) com as suas respectivas medições ainda vão perdurar para 3 gerações mais! Principalmente pela ausência do tal cadastro geométrico.

    As áreas são válidas pois estão validadas nas cadernetas prediais (Os limites do prédio poderão, entretanto, ter sido alterados e até podem os louvados das Finanças ter juntado prédios ou mudado a sua configuração)
    passo a citar:
    "A demarcação dos prédios no terreno, implantando marcas de diferente tipo nas suas estremas é, como sempre foi, o processo usual de delimitar os prédios e a propriedade. A generalidade dos prédios rústicos e urbanos, dada a sua ocupação com culturas ou construída, está visivelmente demarcada de uma forma ou outra, pelo que se encontrará facilitada a identificação dos prédios para o Cadastro. O problema surge quando tal não acontece, em algo como um quarto dos mais de 11 milhões de prédios rústicos do nosso território, a que acresce uma outra parte ainda relevante deste, de terras que não têm dono conhecido, pelo menos segundo parece. Como é evidente, essas dificuldades adensam-se muito nas zonas de propriedade mais retalhada. E como isso ocorre, essencialmente, a norte do rio Tejo, foi aí, por essas mesmas dificuldades, que parou a realização do Cadastro Geométrico da Propriedade Rústica, que durante a parte central do século passado estava já avançando no Sul do País"
    retirado de aqui
    https://www.ffms.pt/FileDownload/93975a36-6d5b-4b39-b18c-534d1f52234e/o-cadastro-e-a-propriedade-rustica-em-portugal
    Boa leitura para o fim de semana :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josé 1982
  4.  # 4

    Bom dia a todos,
    Tenho uma dúvida sobre o estado em que se encontram os meus terrenos registados no Bupi. A submissão dos terrenos foi feita, sem problemas, no entanto, ao consultar os processos no site, de momento aparece-me "Aguarda registo". Pelo que encontrei no site no site, diz que me deveria deslocar à conservatória.

    Transcrevo:

    "Após validação por parte do Técnico, se o prédio não estiver registado na conservatória ou se, estando registado, o BUPi não o tenha encontrado em sistema, o processo fica no estado "Aguarda Registo" e o cidadão terá de ir à Conservatória pedir o registo do prédio, e só nessa altura é que o processo RGG fica concluído."

    Entretanto foi à conservatória e disseram-me que não tinha de fazer nada e que era só esperar... Informações contraditórias entre a senhora da conservatória e o que diz no site.

    Já aconteceu isto a alguém? agradeço a ajuda

    Obrigados
    Concordam com este comentário: fms2023
  5.  # 5

    Colocado por: Tiago SáBom dia a todos,
    Tenho uma dúvida sobre o estado em que se encontram os meus terrenos registados no Bupi. A submissão dos terrenos foi feita, sem problemas, no entanto, ao consultar os processos no site, de momento aparece-me "Aguarda registo". Pelo que encontrei no site no site, diz que me deveria deslocar à conservatória.

    Transcrevo:

    "Após validação por parte do Técnico, se o prédio não estiver registado na conservatória ou se, estando registado, o BUPi não o tenha encontrado em sistema, o processo fica no estado "Aguarda Registo" e o cidadão terá de ir à Conservatória pedir o registo do prédio, e só nessa altura é que o processo RGG fica concluído."

    Entretanto foi à conservatória e disseram-me que não tinha de fazer nada e que era só esperar... Informações contraditórias entre a senhora da conservatória e o que diz no site.

    Já aconteceu isto a alguém? agradeço a ajuda

    Obrigados

    Tenho um caso idêntico e o que me foi dito na conservatória é que se o terreno não estiver registado tem de se registar pois o bupi não faz registo nenhum, só faz a geolocalização
  6.  # 6

    Colocado por: Tiago SáBom dia a todos,
    Tenho uma dúvida sobre o estado em que se encontram os meus terrenos registados no Bupi. A submissão dos terrenos foi feita, sem problemas, no entanto, ao consultar os processos no site, de momento aparece-me "Aguarda registo". Pelo que encontrei no site no site, diz que me deveria deslocar à conservatória.

    Transcrevo:

    "Após validação por parte do Técnico, se o prédio não estiver registado na conservatória ou se, estando registado, o BUPi não o tenha encontrado em sistema, o processo fica no estado "Aguarda Registo" e o cidadão terá de ir à Conservatória pedir o registo do prédio, e só nessa altura é que o processo RGG fica concluído."

    Entretanto foi à conservatória e disseram-me que não tinha de fazer nada e que era só esperar... Informações contraditórias entre a senhora da conservatória e o que diz no site.

    Já aconteceu isto a alguém? agradeço a ajuda

    Obrigados


    Tiago Sá, em quanto tempo o seu caso ficou resolvido? Se é que foi.

    Cumprimentos e obrigado!
 
0.0143 seg. NEW