Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Uma situação caricata:

    Uma inquilina com uma renda antiga subarrenda quartos e aparentemente quer sair e à conta disso (e apesar de não nos ter dito nada) quer despejar as pessoas que arrendam quartos.
    Não passa recibos e deu 15 dias para sair do imóvel.

    Ora, eu, o dono do imóvel, até gostaria que ela continuasse lá. Não tenho pressa e acho um abuso, ainda mais dado estar numa fase delicada da sua vida.

    Mas enquanto não se resolver o contrato quem manda é a inquilina. A mobília até é sua.

    Algo que pensei é o facto de ao não passar recibos (nem poderia, visto ser subarrendamento ilegal), esta pessoa poderia relembrar a inquilina disso e das consequências de uma denúncia às finanças. Assim teria a "margem de manobra" para fazer a ponte para um novo arrendamento (desta vez legal). Penso que poderia provar pois fazia alguns pagamentos por MBWAY a uma familiar da senhoria. E claro, ter o testemunho de outros jovens que arrendam e arrendaram quartos

    Poderia ser feita uma denúncia às finanças num arrendamento destes? As penalizações são pesadas?
  2.  # 2

    Colocado por: Portgas_D_AceOra, eu, o dono do imóvel, até gostaria que ela continuasse lá.


    ?

    Só se fosse com uma renda actualizada. Não?



    Ponha essa gente toda de lá para fora e comece de novo.
  3.  # 3

    Colocado por: Palhava?

    Só se fosse com uma renda actualizada. Não?


    Não a inquilina (idosa), mas sim a estudante ou até estudantes a quem ela subarrendava sem autorização.
    Nem que fosse uns meses para se orientar. A rapariga passou por uma série de infortúnios e agora ser despejada com 2 semanas de aviso é uma injustiça.
    • Palhava
    • 13 fevereiro 2022 editado

     # 4

    Colocado por: Portgas_D_Ace

    Não a inquilina (idosa), mas sim a estudante ou até estudantes a quem ela subarrendava sem autorização.


    Ok.


    Melhor do que a denúncia era chegar a um acordo dialogando.

    Se achar bem coloque advogado para mediar a negociação.


    E a pessoa que lhe arrenda vai sair porquê?

    Devia estar a ter bom rendimento...
  4.  # 5

    Colocado por: PalhavaE a pessoa que lhe arrenda vai sair porquê?

    Devia estar a ter bom rendimento...


    Se tinha... E teve durante muito tempo.

    Bem, tentei ser proativo mas cauteloso por ser um arrendamento antigo e uma inquilina idosa. Comecei a ver algumas irregularidades e fui investigando. Cheguei a falar com vizinhos que confirmaram. Aparentemente ela soube e quer entregar a casa por saber que lhe descobrimos a careca, mas ainda não nos disse nada. Quem me disse foi a rapariga. Agora ainda tenho mais provas...

    Agora para (supostamente) entregar a casa, pediu aos estudantes para sair. Mas por mim ficavam, ou pelo menos só saiam quando tivessem outro quarto certo. Mas neste limbo, em que ela ainda é a inquilina oficialmente, ela ainda tem o poder. E se tirar a mobília, terá de a tirar do quarto deles também. O mais certo é só ceder a casa depois de tirar tudo e não ter lá os estudantes. Até lá não tenho poder.

    Vou falar com um advogado na 2ª, mas lembrei-me de perguntar aqui para ter alguma noção se seria viável. Seria uma forma de eles terem margem de manobra. Se ela (eles aliás) têm provas e são várias testemunhas, talvez fosse uma hipótese.

    Tem a sua piada, não? Senhorio a tentar defendar os inquilinos ilegais da inquilina legal.

    Edit: Na verdade até eu ponderaria fazer a queixa, agora com provas, dessa pouca vergonha. Uma prenda de despedida por anos de lucro à nossa custa.
    • size
    • 13 fevereiro 2022 editado

     # 6

    Colocado por: Portgas_D_Ace
    Arrendamento sem recibo - denúncia às finanças



    Confira um caso semelhante; https://forumdacasa.com/discussion/79157/1/denuncia-as-financas-por-subarrendamento-de-quartos/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Portgas_D_Ace
  5.  # 7

    Em primeiro lugar tem o poder mais importante de todos, o do diálogo.
    Se quer salvaguardar os estudantes, que para si de certeza vão proporcionar uma melhor fonte de rendimento, o melhor é dialogar com a sua inquilina e consequentemente com os estudantes.
    Se entrar a pés juntos a possibilidade de um entendimento vai ao ar e aí provavelmente as coisas vão correr de uma forma bem mais desagradável para todos
    Concordam com este comentário: Portgas_D_Ace
  6.  # 8

    Colocado por: size


    Confira um caso semelhante;https://forumdacasa.com/discussion/79157/1/denuncia-as-financas-por-subarrendamento-de-quartos/


    Ahaha, é um bom throwback!

    Agora com transferências e testemunhas parece mais viável. Mas desta vez não é para tentar terminar o contrato, é para ver se eles conseguem ficar lá na transição. Mas vou rever!
  7.  # 9

    Colocado por: FabioCaseiroEm primeiro lugar tem o poder mais importante de todos, o do diálogo.
    Se quer salvaguardar os estudantes, que para si de certeza vão proporcionar uma melhor fonte de rendimento, o melhor é dialogar com a sua inquilina e consequentemente com os estudantes.
    Se entrar a pés juntos a possibilidade de um entendimento vai ao ar e aí provavelmente as coisas vão correr de uma forma bem mais desagradável para todos
    Concordam com este comentário:Portgas_D_Ace


    Idealmente seria assim. Tenho de ver com a advogada como fazer.
    Na verdade nem tenho contacto direto com a inquilina. Não sei onde vive atualmente nem tenho o contacto telefónico. Talvez consiga o número de um familiar dela.
  8.  # 10

    Colocado por: Portgas_D_Ace

    Idealmente seria assim. Tenho de ver com a advogada como fazer.
    Na verdade nem tenho contacto direto com a inquilina. Não sei onde vive atualmente nem tenho o contacto telefónico. Talvez consiga o número de um familiar dela.


    É perguntar aos estudantes, algum deles há-de saber.

    Boa sorte
  9.  # 11

    Colocado por: FabioCaseiroÉ perguntar aos estudantes,


    Já saquei toda a informação que tinha. Deram-me o número de uma familiar da inquilina. Deve dar para chegar por intermédio deles. A não ser que a tentem proteger. Mas a morada oficial dela continua a ser aquela por isso o que receber lá é dela.
    • Palhava
    • 13 fevereiro 2022 editado

     # 12

    E eu a julgar que a senhora idosa morava lá num quarto também!😃

    Era assim há 50 anos em Coimbra quando os meus pais andaram na Universidade.
    Até comida faziam para os hóspedes...

    Já agora, onde é o imóvel?
    Diga só o concelho.
  10.  # 13

    Colocado por: PalhavaE eu a julgar que a senhora idosa morava lá num quarto também!😃

    Era assim há 50 anos em Coimbra quando os meus pais andaram na Universidade.
    Até comida faziam para os hóspedes...

    Já agora, onde é o imóvel?
    Diga só o concelho.


    Ah não, a senhora era a soberana...

    Hehe, digo quando resolver o assunto, fica prometido!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
 
0.0164 seg. NEW