Iniciar sessão ou registar-se
    • acc23
    • 13 fevereiro 2022

     # 1

    Olá a todos.

    Sou novo em Portugal e estou a pensar em comprar a minha primeira propriedade na região de Coimbra. Gostaria de ter algumas ideias sobre a papelada que me foi apresentada. Procurarei também um advogado imobiliário para me aconselhar sobre isto, mas achei que seria óptimo explorar os conhecimentos da comunidade como um primeiro passo.

    Aqui estão os detalhes sobre a casa:
    - T2 - 82m2 com dois andares (total 164m2)
    - Garagem e construção conjunta 130m2
    - O terreno é de 1280m2

    O imóvel tem dois artigos. Até agora, o vendedor apenas apresentou uma impressão feita em 2013 a partir da administração fiscal para o artigo urbano.

    A casa era originalmente um T1, e foi construída em 1950. Como tal, assumo que está isenta de uma licença de habitação. O vendedor é incapaz de produzir planos. Depois de visitar a casa e conversar com o agente e proprietário, parece que a área original da casa era de cerca de 50-55m2. Quando o actual proprietário a comprou na década de 1980, acrescentou uma extensão (andar de baixo e andar de cima / Cozinha e quarto principal). Esta extensão aumentou a área total da casa para 82m2 (x2 - 164m2).

    Discrepâncias do artigo 1:
    - Ainda listada como uma tipologia T1 em vez de T2. (Embora a área bruta privada esteja correctamente indicada como 82m2).
    - A área total do terreno está listada como 360m2 em vez de 1280m2 - mas suspeito que este terreno em falta possa ser incluído no segundo artigo, que ainda não recebi.

    Artigo 2:
    - Ainda à espera da parte do agente/vendedor.

    Fui então à Predial Online e paguei pela Certidão Permanente.

    Valores da Certidão Permanente:
    - ÁREA TOTAL: 450 M2
    - ÁREA COBERTA: 50 M2
    - ÁREA DESCOBERTA: 400 M2
    - INSCRIÇÕES - AVERBAMENTOS - ANOTAÇÕES
    AP. 35 de 1996 - Aquisição
    ABRANGE 2 PRÉDIOS