Iniciar sessão ou registar-se
    • TC25
    • 13 fevereiro 2022

     # 1

    Peço desculpa desde já pelo texto longo mas sou nova cá e no assunto de propriedades.

    Estou fora de Portugal e quando estive aí ano passado, vi uma propriedade que gostei.Falei com a pessoa encarregue da casa e ficou dela falar com proprietários pois não estava à venda na altura.

    Vi a casa durante 5 minutos ao entrar e sair de quartos. Foi tudo muito rápido para ser honesta e no dia antes de vir embora. Existe alguma humidade em um quarto e na sala possivelmente devido a telhado. É uma casa dos anos 50. Tem um pequeno terreno nas traseiras e fica à beira da estrada.

    Trocamos de número e passados 3/4 semanas ligaram me que vendiam a casa. Fizeram uma proposta, fiz uma contra proposta e concordamos a meio. A casa em si não é bem o que queria mas tem a zona que necessito. Que eu saiba não houve avaliação da casa logo o preço que aceitei vem de ter uma casa em degradação do outro lado da estrada (terreno maior) que estava apenas a €35k mais barato logo pensei que seria um preço justo. Depois percebi que essa outra propriedade está à venda há muitos anos. Será que na escritura terá o valor da avaliação da casa? (Ou seja se vou pagar demais pela mesma - se bem que geralmente as coisas valem o que alguém está disposto a pagar por elas mas com pouco ou nenhum conhecimento estou a ir no escuro).

    A casa não tem documentação em dia logo estou à espera que tratem da papelada para depois ir assinar escritura. De notar que o plano é não recorrer a empréstimo bancário para não ter que pagar ainda mais.

    Visualmente parece estar mais ou menos mas depois de ler muita coisa por cá o receio aumentou.
    Li algo num comentário numa rede social de "relatório completo e pormenorizado do estado de conservação do imóvel" e foi algo que me parece fazer sentido e ser sensato mas não sei que preciso para fazer ou pedir isso. De estrutura parece ok mas não sou alguém que percebe disso.

    Como é compra/venda directamente com proprietários, é necessário eles apresentarem um relatório desses?
    E posso pedir isso eu própria antes da escritura? Como poderia fazer isso e alguém sabe de custos etc se faz favor?
    A casa é perto da zona de Vale de Cambra (Aveiro).

    O receio tem vindo de ler algumas histórias em como depois da compra aparece tudo e mais alguma coisa para arranjar e eu estando fora torna-se ainda mais assustador.

    Tenho pessoas conhecidas na zona (daí querer lá e talvez o que me levou a dizer que sim sem considerar outras coisas) mas não posso estar a contar que estivessem de olho em obras etc e de inicio nem teria dinheiro para isso pois está tudo contado para compra e alguns custos extras mas apesar de me ter sido dado o contacto da pessoa que está a tratar da papelada para os prioritários, não me responderam ao que preciso de meu lado e uma ideia em tempo e custos etc.

    De momento não há nada em escrito, tem sido tudo verbal (mas gosto de manter a palavra e só iria recuar se estivesse mesmo algo de muito errado) logo qualquer conselho é muito bem vindo e agradeço desde já. Obrigada
  1.  # 2

    A casa até pode estar em boas condições ou estar a cair aos bocados, devido à sua anterior visita ter sido tão rápida.

    E porque não faz uma nova visita à casa com mais tempo? E com alguém que entenda do assunto, pronto a alertar para alguma patologia mais problemática? Pode alegar o motivo de preparar obras futuras.

    Também não percebo como alguém vende uma casa e não pede sinal ou faz um contrato promessa compra-venda...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TC25
    • TC25
    • 13 fevereiro 2022

     # 3

    Colocado por: AlexMontenegroA casa até pode estar em boas condições ou estar a cair aos bocados, devido à sua anterior visita ter sido tão rápida.

    E porque não faz uma nova visita à casa com mais tempo? E com alguém que entenda do assunto, pronto a alertar para alguma patologia mais problemática? Pode alegar o motivo de preparar obras futuras.

    Também não percebo como alguém vende uma casa e não pede sinal ou faz um contrato promessa compra-venda...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TC25


    Bom dia e obrigada pelo seu comentário.

    O ideal seria isso mas estando fora do país e sendo cerca de 2 dias de viagem de cá até Portugal não é fácil. Daí pensar que se desse para fazer uma comissão ou pedido do tal relatório talvez ajudasse.

    Mesmo que quiséssemos, não poderíamos fazer nada por escrito devido a vir embora e não haver documentação da casa pois não estava tecnicamente à venda e só me ligaram depois de já estar fora. Por enquanto estão a tratar disso tudo.

    Como não tenho pressa em comprar nem eles em vender ficou assim mas a ideia era em Abril voltar lá.

    Apenas não consigo saber se tal relatório é obrigatório/necessário no acto de compra/venda e se não o for, como poderei o obter. Se terei que esperar até a casa ser escriturada (aí não servirá de muito mas me dirá o que terei de fazer no futuro se houver algo) ou se há alguma maneira de o obter antes.

    Muito obrigada.
    • JOCOR
    • 13 fevereiro 2022

     # 4

    Colocado por: TC25Apenas não consigo saber se tal relatório é obrigatório/necessário no acto de compra/venda


    Não é obrigatório.

    O comprador pode exigir aquilo que pretende e o vendedor aceita ou não. Neste caso, se o vendedor não aceitasse seria um mau sinal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TC25
    • TC25
    • 13 fevereiro 2022

     # 5

    Muito obrigada pela confirmação.

    Tentarei ver se consigo saber como é o processo para pedir isso, tempo e custo etc e ver o jeito.

    Quando se está fora, tudo se torna muito mais complicado pois é baseado na Internet e dependendo do site, a informação é 180° diferente daí ter vindo cá por já me ter sido dito que a sabedoria e entre ajuda neste site é impecável.

    Agradeço o seu tempo e obrigada pelo conselho.
 
0.0123 seg. NEW