Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Estou a ver opções e orçamentos para mudar o sistema de aquecimento de água numa habitação (actualmente a gás de botija) e fui sendo aconselhado a colocar bomba de calor.

    O esboço de ideia que tenho para já será complementar com com painéis fotovoltaicos para fornecer a energia eléctrica para a bomba para o seu funcionamento (para aquecer a água durante o dia para banho à noite), esperando desta forma (desde que dimensionado de forma eficaz) não ter custos (além do investimento inicial) para o aquecimento de água (e ainda, se possível, suprimir o gasto eléctrico da habitação durante o dia).

    Acham esta ideia possível de realizar?
    Ou se faz sentido estar a pensar desta forma?

    Futuramente também se anda a pensar em usar a bomba de calor para aquecimento nos quartos, visto que ela ficaria instalada no sótão, que tem os quartos por baixo (e a casa é pequena, não chega a 80m2 com apenas duas pessoas a viverem lá) e seria enviar canalização na vertical para casa quarto (3), mas seria uma coisa a realizar num futuro posterior e também deve depender da capacidade da bomba, penso eu.


    As minhas dúvidas prendem-se também com outras opiniões que recebi, neste caso de amigos que têm este sistema, em que para o aquecimento colocaram painéis solares para aquecer a água (sendo um sistema de circulação forçada, penso que seja isto), em que dizem que será mais eficaz e "libertaria" a energia disse painéis totalmente para a casa.

    Mas eu penso, apesar de tudo, que tendo uma bomba de calor já para esse fim, estar a colocar painéis para aquecer a água é fazer duas vezes o trabalho.
    Mas isto é a minha ideia de quem não conhece os sistemas do ponto de vista de consumidor, apenas.

    Conseguem dar uma opinião?

    Em relação às opções para as bombas de calor tenho as seguintes até agora:
    Termobrasa gold 280 vs LG WH27S F5

    Tenho uma diferença de preço de quase 1000€, sendo a LG mais cara.

    Gostava de ouvir opiniões se for possível alguém ter conhecimento (seja de uso seja de instalação, visto existirem aqui profissionais da área) sobre estes dois produtos.

    Obrigado desde já.

    PS: para complementar e dar a conhecer as condições prévias.
    Neste momento, nesta habitação, vive uma pessoa a tempo inteiro durante a semana havendo duas ou quatro ao fim-de-semana.
    Os gastos tem sido de cerca de 13€ por mês de gás (fogão, forno e esquentador) e cerca de 25€ de electricidade (+- 90kWh).
    No entanto no futuro (estão neste momento a decorrer as obras de remodelação) em que se passará a ter a placa de indução e forno elétrico, logo a conta de electricidade irá aumentar.
    Daí estar a ver opções e a tentar ver se pode ser bom fazer a alteração de terminar de vez com o gás.
  2.  # 2

    sinceramente tem que amadurecer a ideia pois nem as bombas de calor que considera permitem fazer mais do que agua quente para os banhos (sendo no meu ponto de vista a opção mais economica e eficinet actualmente) nem os panieis solares termicos vão aquecer a casa (exceto se viver no Algarve e tiver uns 50 paneis e um reservatório de 100.000 litros de inercia) nem sequer os painéis solares fotovoltaicos lhe permitiram ter custos nulos de energia.

    na minha opinião e salvo melhor opção derivado a desconhecer as condições exatas do seu caso passaria por equacionar uma bomba de calor mista se tiver radiadores a serem aquecidos por uma caldeira.
    ou
    uma bomba de calor exclusivamente AQS e montar umas unidades de ar condicionado.
  3.  # 3

    Obrigado pela opinião.

    Exprimi-me mal, os painéis térmicos seria apenas para aquecer água para cozinha e casa de banho, o normal (em conjunto com a bomba).
    Por ter opiniões de amigos que usam esses painéis (no caso dois) em conjunto com bomba de calor.
    Mas na minha opinião parece-me ser ter dois sistemas para fazer o mesmo.
    Ou estou a pensar mal?

    A questão de usar para aquecimento foi outra ideia que surgiu há recentemente mas admito que ainda não foi bem pensada claro.
    Ainda por cima com apenas uma bomba ainda menos sentido fará.

    A minha principal dúvida é se faz sentido ter painéis térmicos em conjunto com a bomba (que na minha opinião acho que não faz) e se também faz sentido usar painéis fotovoltaicos para gerar a energia necessária para a bomba de calor.

    Partindo do princípio que se consegue aquecer a água apenas com o funcionamento normal, sem recorrer a resistência.

    E por fim opiniões sobre estas duas bombas.
  4.  # 4

    Colocado por: Henrique Rodrigues
    A minha principal dúvida é se faz sentido ter painéis térmicos em conjunto com a bomba (que na minha opinião acho que não faz) e se também faz sentido usar painéis fotovoltaicos para gerar a energia necessária para a bomba de calor.
    na minha opinião profissional e pessoal não compensa ter painéis térmicos se existir uma qualquer bomba de calor na equação.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, Henrique Rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Henrique Rodrigues
  5.  # 5

    Coloque é 3 ou 4 painéis fotovoltaicos que compensa rapidamente e a bomba de calor.

    Se quiser sistema de aquecimento ar condicionado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Henrique Rodrigues
  6.  # 6

    Obrigado pelas opiniões.

    Em relação a estes dois modelos, ou marcas, sabem se há alguma característica que seja melhor numa que noutra?

    Eu estou agora a começar a pesquisar e queria perceber se em algum aspecto ficaria melhor servido com uma das opções, seja em relação ao líquido que usem, às capacidades, às funcionalidades (a LG indica ter wi-fi, que penso que possa ser útil para comandar à distância, obter informações, etc), nível de ruído, nível de economia, entre outras para as quais me possam alertar.

    Atualizei a mensagem inicial com mais informações referentes à habitação e gastos actuais com energia.
  7.  # 7

    Colocado por: Henrique RodriguesObrigado pelas opiniões.

    Em relação a estes dois modelos, ou marcas, sabem se há alguma característica que seja melhor numa que noutra?

    Eu estou agora a começar a pesquisar e queria perceber se em algum aspecto ficaria melhor servido com uma das opções, seja em relação ao líquido que usem, às capacidades, às funcionalidades (a LG indica ter wi-fi, que penso que possa ser útil para comandar à distância, obter informações, etc), nível de ruído, nível de economia, entre outras para as quais me possam alertar.

    Atualizei a mensagem inicial com mais informações referentes à habitação e gastos actuais com energia.


    Também tenho essas duas opções em vista. Escolheu alguma?
 
0.0132 seg. NEW