Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Portanto como não se vai fazer nada para travar o custo da energia para onde se vai caminhar é para destruição de emprego é isso?

    A juntar a esta tenho outra dúvida. Vejo as pessoas empolgadas com a hipótese de poderem comprar casa mais em conta por via dos aumentos dos juros. Mas se de facto os preços das casas forem corrigidos em baixa imediatamente fará disparar a procura que fará com que exista nova correção para cima ou não?
    • NMGS
    • 20 fevereiro 2022

     # 2

    O aumento da taxa de juro leva a menos dinheiro circulante, menos crédito ás famílias e empresas, menos capacidade de compra e menos capacidade de as empresas investirem e produzirem, acaba por ajustar ambas as partes da balança. Ainda assim creio que é uma arma cada vez mais questionável mas tradicionalmente aplicada. Pelo que vejo a taxa de juro por norma caminha a metade do valor da inflação, por isso se a inflação não descer para uma inflação de 5%, as taxas irão até aos 2%.
    Em parte estamos a pagar o preço da compra de dívida pública infinita, das políticas verdes que tem um custo elevado, da deslocalização da produção para países do outro lado do mundo e do do desinvestimento nos sectores primários. Se a produção dos produtos fosse europeia metade do problema estava resolvido. Penso que temos que repensar se queremos viver num mundo de plástico mal cheiroso ou num mundo de consumo de qualidade e duradouro mas mais caro acompanhado de compras inteligentes e selectivas.
    Não é por acaso que a UE já pensa em investir na produção de chips internamente...penso que começar apostar nos mercados internos e tentar diminuir as importações será algo a considerar. No entanto isto vai significar produtos mais caros que vencimentos baixos não conseguirão acompanhar tão facilmente, ou seja, os mercados financeiros estarão em declínio nos próximos tempos, de certa forma é o fim do crescimento infinito existirá uma correção, veremos até que ponto ela será e em que moldes. Mercados estes que por si já baixam com a subida das taxas de juro por as empresas terem menos resultados por terem menos crédito. Por outro lado a energia pode ou não baixar porque tudo depende da disponibilidade da mesma, com os conflitos e políticas protecionistas na opep é tudo questionável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz, Eortigue
    • NMGS
    • 20 fevereiro 2022

     # 3

    Colocado por: EortiguePortanto como não se vai fazer nada para travar o custo da energia para onde se vai caminhar é para destruição de emprego é isso?

    A juntar a esta tenho outra dúvida. Vejo as pessoas empolgadas com a hipótese de poderem comprar casa mais em conta por via dos aumentos dos juros. Mas se de facto os preços das casas forem corrigidos em baixa imediatamente fará disparar a procura que fará com que exista nova correção para cima ou não?


    Acaba por ser uma vantagem apenas para quem tiver dinheiro fisico, quem recorrer ao crédito fica quase na mesma porque as taxas de juro roubam o que diminui no valor da casa. Por exemplo, num crédito de 30 anos, mais 1% em 200.000 são mais 40.000 euros...é se for para 2% será 80.000...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Eortigue
    • ibyt
    • 20 fevereiro 2022

     # 4

    Colocado por: EortiguePortanto como não se vai fazer nada para travar o custo da energia para onde se vai caminhar é para destruição de emprego é isso?


    O preço dos combustíveis usados nos transportes vai continuar a subir e nenhum governo europeu tem interesse que a tendência se inverta. O futuro é eléctrico e se correr de acordo com o plano não será preciso importar electricidade.

    Neste momento o custo da electricidade está anormalmente alto por causa do preço do gás natural, mas com o aumento de potência instalada das renováveis o preço irá descer para valores razoáveis. Por incrível que pareça, o encerramento das centrais de carvão ajudou a reduzir os custos fixos do sistema eléctrico Português. Para além disso, pretende-se usar o excesso de produção eléctrica para a produção de hidrogénio que servirá para baixar as importações de gás.

    Pretende-se baixar o preço da electricidade e reduzir o consumo de petróleo.
  2.  # 5

    Colocado por: NMGS

    Acaba por ser uma vantagem apenas para quem tiver dinheiro fisico, quem recorrer ao crédito fica quase na mesma porque as taxas de juro roubam o que diminui no valor da casa. Por exemplo, num crédito de 30 anos, mais 1% em 200.000 são mais 40.000 euros...é se for para 2% será 80.000...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Eortigue


    Estas contas não estão a assumir que a subida da taxa de juro vai perdurar ao longo da totalidade do prazo do CH?
    • qpek
    • 27 fevereiro 2022

     # 6

    Nós não estamos em pânico com a subida dos juros (dentro do expectável nós estudámos a fine) mas o expectável também era que eles continuassem negativos até 2023-2025 pelo menos pelas previsões do ano passado.
    Ora as coisas mudaram um bocadinho, tem-se ouvido falar em inflação sem controlo nos últimos tempos, então no setor da energia/combustíveis tem sido de doidos o que afeta tudo o resto.
    E depois ainda temos esta situação da Russia/Ucrania...vamos ver mas parece estar-se a criar uma tempestade perfeita.
  3.  # 7

    Quero aproveitar o tópico e questionar uma situação. No dia da escritura, caso os valores da FINE serão muito diferentes daquilo que nos prometeram na taxa FIXA , podemos rejeitar e mudar a escritura para outro dia e pedir ao banco a aprovação da variável e depois marcar a escritura de novo? Tendo em conta que os valores sao diferentes.
    • NMGS
    • 24 março 2022

     # 8

    Colocado por: nunobar

    Estas contas não estão a assumir que a subida da taxa de juro vai perdurar ao longo da totalidade do prazo do CH?


    Colocado por: nunobar

    Estas contas não estão a assumir que a subida da taxa de juro vai perdurar ao longo da totalidade do prazo do CH?


    Sim, estaria a considerar um valor médio e expectável...A considerar a inflação atual não creio que a média a 30 anos seja abaixo de 1% a 2% na taxa de juro o que com o spread já são 2% ou 2% de TAN...mas espero estar enganado.
  4.  # 9

    Colocado por: loliyuQuero aproveitar o tópico e questionar uma situação. No dia da escritura, caso os valores da FINE serão muito diferentes daquilo que nos prometeram na taxa FIXA , podemos rejeitar e mudar a escritura para outro dia e pedir ao banco a aprovação da variável e depois marcar a escritura de novo? Tendo em conta que os valores sao diferentes.


    Estou neste momento a tratar de uma situação semelhante.

    No meu caso, recebemos a carta de decisão do banco com a FINE final anexada com um valor de 0,45 para taxa fixa (a 10 anos). No dia da escritura, sem qualquer aviso prévio, a taxa fixa tinha mudado para 0,65, apesar de já ter sido assinada a carta de decisão com o valor anterior, meros dias antes.

    Pior que isso, no dia da escritura limitei-me a perguntar se a FINE anexada seria a mesma que tinha sido enviada previamente, sendo que a advodaga me comunicou que sim. Apenas me apercebi da diferença de valores agora que bateu a primeira prestação. Já pedi esclarecimentos ao banco em como é possível terem emitido um contrato com a mesma referência, mas com valores diferentes, sem comunicação previa. Ainda aguardo esclarecimentos.
  5.  # 10

    Colocado por: PedroNunes24

    Estou neste momento a tratar de uma situação semelhante.

    No meu caso, recebemos a carta de decisão do banco com a FINE final anexada com um valor de 0,45 para taxa fixa (a 10 anos). No dia da escritura, sem qualquer aviso prévio, a taxafixatinha mudado para 0,65, apesar de já ter sido assinada a carta de decisão com o valor anterior, meros dias antes.

    Pior que isso, no dia da escritura limitei-me a perguntar se a FINE anexada seria a mesma que tinha sido enviada previamente, sendo que a advodaga me comunicou que sim. Apenas me apercebi da diferença de valores agora que bateu a primeira prestação. Já pedi esclarecimentos ao banco em como é possível terem emitido um contrato com a mesma referência, mas com valores diferentes, sem comunicação previa. Ainda aguardo esclarecimentos.


    Aconteceu me o mesmo...depois diga alguma coisa quando o banco lhe responder,por favor!!!
    • xpro
    • 27 março 2022 editado

     # 11

    Em que banco aconteceu a situação da alteração da taxa na escritura? Tenho escritura para breve com taxa fixa aprovada e supostamente diz no contrato válido para créditos contratados até 30 maio. Espero não ter surpresas no dia da escritura.
  6.  # 12

    Se fizer escritura em Março Abril ou Maio vai ter surpresa certamente, para mais alta.
    As condições são para o processo, spread etc., não para o valor das taxas.
  7.  # 13

    Colocado por: PedroNunes24

    Estou neste momento a tratar de uma situação semelhante.

    No meu caso, recebemos a carta de decisão do banco com a FINE final anexada com um valor de 0,45 para taxa fixa (a 10 anos). No dia da escritura, sem qualquer aviso prévio, a taxafixatinha mudado para 0,65, apesar de já ter sido assinada a carta de decisão com o valor anterior, meros dias antes.

    Pior que isso, no dia da escritura limitei-me a perguntar se a FINE anexada seria a mesma que tinha sido enviada previamente, sendo que a advodaga me comunicou que sim. Apenas me apercebi da diferença de valores agora que bateu a primeira prestação. Já pedi esclarecimentos ao banco em como é possível terem emitido um contrato com a mesma referência, mas com valores diferentes, sem comunicação previa. Ainda aguardo esclarecimentos.


    Quando se faz um contrato de milhares de euros convém confirmar as coisas.

    Quando escriturei o contrato foi todo lido e verificado, e por acaso até havia lá um erro nos valores no acerto entre o valor pago pelo sinal e o valor do empréstimo.
  8.  # 14

    Não vou mencionar o banco porque não me parece aceitável para um post de fórum público.

    Todo o contrato foi lido e tem, como tém todos os créditos à habitação, uma carta de decisão assinada que acompanha a FINE, já com # de contrato, cujas condições eram consideradas válidas até a uma data que foi posterior à escritura. O banco simplesmente alterou o valor da componente da taxa fixa acordada nessa FINE, meros dias antes da escritura, sem nenhuma comunicação prévia nem durante a escritura. Não há nenhuma FINE nem carta de decisão assinada com as condições que o banco me está a praticar neste momento. Vamos ver como termina.

    Mais que tudo, parece um claro sinal em como o banco tem clara necessidade de subir as taxas fixas. A Euribor a 12 meses também já fala por si nos últimos dias.
  9.  # 15

    Hum..
    Essa taxa fixa, tem a designação de taxa swap?
    • xpro
    • 28 março 2022

     # 16

    Fico a aguardar mas durante o próximo mês também dou feedback, isto de alterar as taxas fixas é estranho normalmente o valor da proposta pode ser alterado mas o valor que vem na carta de aprovação pensei que era o final.
  10.  # 17

    Nos primeiros 10 anos a taxa de juro é fixada no momento da contratação e corresponderá
    à Taxa Swap a10 anos, observada no dia útil anterior à data da assinatura do contrato,
    arredondada à milésima, com base de cálculo de juros 30/360. A Taxa Swap a 10 anos é a
    divulgada na página da Reuters ICESWAP2.

    Transcrito de um contrato, as taxas fixas são por norma, spread+Swap analisada no dia anterior à escritura.
    • xpro
    • 28 março 2022

     # 18

    Penso que no meu caso é diferente pelo menos só encontrei isto:

    "Identificação da campanha: Campanha de Crédito Habitação - Taxa Fixa Promocional de 1.50% durante os
    primeiros 30 anos.
    Condições da campanha: Campanha válida para propostas de crédito criadas entre 1 de Fevereiro de 2022 e 28 de
    Fevereiro de 2022 e contratadas até 31 de Maio de 2022. A taxa fixa promocional não é acumulável com outras
    vantagens sobre a taxa de juro.
    Efeitos da campanha no empréstimo: Durante os primeiros 360 meses de vigência do contrato, o capital mutuado
    vencerá juros a uma taxa anual nominal fixa de 1,500%, pressupondo a subscrição e manutenção dos
    produtos/serviços de venda associada facultativa descritos na Secção "8. Obrigações adicionais"."
  11.  # 19

    Colocado por: xproPenso que no meu caso é diferente pelo menos só encontrei isto:

    "Identificação da campanha: Campanha de Crédito Habitação - Taxa Fixa Promocional de 1.50% durante os
    primeiros 30 anos.
    Condições da campanha: Campanha válida para propostas de crédito criadas entre 1 de Fevereiro de 2022 e 28 de
    Fevereiro de 2022 e contratadas até 31 de Maio de 2022. A taxa fixa promocional não é acumulável com outras
    vantagens sobre a taxa de juro.
    Efeitos da campanha no empréstimo: Durante os primeiros 360 meses de vigência do contrato, o capital mutuado
    vencerá juros a uma taxa anual nominal fixa de 1,500%, pressupondo a subscrição e manutenção dos
    produtos/serviços de venda associada facultativa descritos na Secção "8. Obrigações adicionais"."


    Parece não estar indexada a SWAP, pelo que aí devem considerar apenas a taxa aplicada.
  12.  # 20

    No meu caso, tenho estado a ponderar se vale mesmo a pena alterar a minha taxa para fixa.

    Até então, a minha estratégia tem sido amortizar, mesmo que sejam valores baixos. O que para os bancos é sempre uma chatice, mas lá vou eu fazendo a minhas amortizações.

    Tenho um spread de 1% e neste momento o meu capital em dívida está abaixo de 70000,00€ com o Euribor a 6 meses.

    Fiz algumas simulações com a variação do Euribor
    https://borafalardeguito.com/calculadora-de-prestacao-de-credito-habitacao/

    E sinceramente, não vejo o Euribor a chegar nos 2% tão cedo nos próximos 2 anos. Mas posso estar engando...
 
0.0262 seg. NEW