Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Depois de seguir este fórum à bastante tempo onde tenho encontrado respostas esclarecedoras às mais diversas questões, venho hoje criar o meu primeiro post para pedir alguns esclarecimentos às almas caridosa que temos por aqui :)

    Estou neste momento à procura de casa (moradia ), e por diversos motivos o meu objetivo é a aquisição de uma moradia geminada. Entenda-se geminada como não sendo em banda, ou seja apenas com um única parede comum, nem andares de moradia. Mas queria estar mais informado antes da aquisição.

    Acrescento ainda que ando a ver casas do ano 2000 para cima, ou seja algumas precisam de obras de modernização, nomeadamente janelas, cozinha e casas de banho. Não sei se é relevante mas a zona em questão será ou pertence à câmara do Seixal ou Sesimbra e claro está, estou a falar de algo que tenha licença de habitação e que não esteja em AVOS até porque vou recorrer a crédito.

    Pelo que entendo remodelações no interior não deverá ser um problema. Assim as minhas questões passam pelas remodelações/alterações possíveis no exterior sem chatice com o vizinho ou câmara. Se acharem que outros pontos também são relevantes por favor comentem.

    a) pelo que li aqui no fóruns alteração à fachada não são possíveis nomeadamente mudanças de cor. Neste faço um pequena listagem para perceber melhor o que está incluído aqui:
    -posso mudar as “grades” das varandas para vidro ?
    -posso colocar painéis FV e painéis de aquecimento de água ?
    -posso colocar máquinas de ar condicionado nas fachas/varandas ?
    - posso mudar a janelas para pvc, mantendo a cor das caixilharias mas sem os quadradinhos no vidro ?
    -posso fechar uma varanda com vidro temperado?
    -posso construir uma pequena churrasqueira ?

    B) li também aqui algumas discussões sobre propriedade horizontal e que a mesma tem mais limitações inclusive a nível do logradouro. Afinal se comprar um casa geminada a casa e o logradouro é meu ou o logradouro e de uso exclusivo (na realidade desconheço ao certo o que propriedade horizontal significa ) E que implicações é que isto tem vs outros regimes de propriedade aplicáveis a casas geminadas (não em banda )?

    No fundo com estas questões pretendo perceber melhor o que devo ter em consideração ao olhar para um caderneta predial e não confiar cegamente num agente imobiliário e também não estar iludido com o que realmente pode ser feito.

    Agradeço desde de já a ajuda.
  2.  # 2

    Ser geminada não implica ser um prédio com 2 frações independentes, boa parte das moradias geminadas são lotes unifamiliares e independentes, aí não existe áreas comuns nem de uso exclusivo é propriedade total.
  3.  # 3

    Entretanto após mais alguma pesquisa parece me que o tema de propriedade horizontal já está mais claro para mim. Em suma o meu entendimento é que a maioria das casa geminadas são construído num único lote que é então dividido em duas frações e por este motivo da-se constituição da propriedade horizontal onde ambas as partes têm de estar em concordância sobre alterações à fachada e ao logradouro.

    Assim a minha dúvida prende-se mais com a alínea a, ou seja até que ponto um vizinho mal encarado me poderia impedir de fazer aquelas alterações principalmente a mudança das janelas e colocação de painéis solares.
  4.  # 4

    Se for num prédio com 2 frações independentes o outro condómino pode querer/implicar com alguns pormenores, reparações de telhado etc.
    Com lotes independentes, se não concordar com as alterações pode fazer queixa à câmara municipal, mas isso acontece a qualquer um.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipeff12
  5.  # 5

    Obrigado Varejote pelas respostas.

    Se me permite questionar então o seguinte (vi num outro post mas sem um resposta clara a meu ver )

    Sem contar com as outra alteração mais estéticas à fachada que já percebi que sem a duvida carecem de autorização do vizinho e eventualmente câmara.

    Pegando muito concretamente no tema dos painéis solares. Estes não carecem de qualquer licença camarária e dado que numa moradia geminada tipicamente não existe condomínio organizado pergunto. Com que bases legais é que o vizinho poderia implicar ?

    Idealmente tudo se faria a bem mas nunca se sabe o vizinho que nós calha. Estou só a tentar perceber se vou comprar uma moradia com o objetivo de ser minha e como tal ter liberdade de fazer alteração “exteriores”, com bom senso e gosto (nomeadamente como referi janelas pvc, ar condicionado e painéis solares) ou se vou estar agarrado caso me calhe um vizinho daqueles…
  6.  # 6

    Tipicamente numa moradia geminada não existe condomínio porque são lotes independentes como acontece em prédios de apartamentos encostados.
    Depois existem moradias geminadas que são o mesmo prédio com 2 frações independentes, que o próprio telhado não é dividido é contiguo às duas.

    Assim como existem moradias isoladas que fazem parte de um condomínio.

    Exemplo moradia geminada com lote independente:
    Tipo de Prédio: Prédio em Prop. Total sem Andares nem Div. Susc. de Utiliz. Independente

    Em relação a vizinhos, seja o que está colado, ou do outro lado da rua, se gostar de implicar, vai andar a fazer queixas por tudo e por nada.
  7.  # 7

    Boa noite, no caso de moradia geminada em que a parede exterior uma parte tem apenas acesso pelo meu quintal e a outra parte apenas acesso pelo quintal do vizinho, qual das partes é minha responsabilidade pintar. Sendo que a parte que está dentro do quintal dele tem uma torneira de rega que lhe pertence so a ele.

    Será que alguém me consegue esclarecer?

    Muito obrigada
  8.  # 8

    Depende, as moradias são lotes únicos, ou é um prédio com 2 frações independentes?

    Dá para ver na caderneta predial por exemplo .
  9.  # 9

    Colocado por: VarejoteDepende, as moradias são lotes únicos, ou é um prédio com 2 frações independentes?

    Dá para ver na caderneta predial por exemplo .



    O que aparece na caderneta é o seguinte
    Tipo de Prédio: Prédio em Prop. Total sem Andares nem Div. Susc. de Utiliz. Independente
  10.  # 10

    Sim é lote único.

    É melhor colocar fotos, mas a fachada tem de ser pintada pelo proprietário, o vizinho deve dar acesso para poder pintar a fachada.
  11.  # 11

    Esta foto foi a parede que eu pintei e que está virada para o meu quintal.
      3ED37D0C-8633-49A5-8EB7-E41824177882.jpeg
  12.  # 12

    Esta é a parede que se encontra dentro do quintal do vizinho e o qual me diz tambem ser responsável por ela. Nesta mesma parede está uma torneira que é de usofruto apenas do vizinho. Tenho eu que pintar o que esta dentro do quintal do vizinho? E da qual tem uma instalação de água para seu proveito?
      89DB8B79-178A-4905-AE71-6BCAD1027344.jpeg
  13.  # 13

    Mas essa parede é a empena da sua casa, se vai pintar a casa toda, deve pintar essa parede até ao muro, pelo acesso do vizinho.

    Se não está a pintar nada e ele é que a quer pintada, ele que a pinte.
  14.  # 14

    Sim eu não pretendo pintar nada ele e que está a fazer obras e quer pintar. Sendo assim que parede é da responsabilidade dele?so a fachada da frente e de tras ? Ele do outro lado tem mais uma moradia colada, ele é a moradia do meio.
  15.  # 15

    Pode o vizinho ter torneira na minha empena? Ou posso manar retirar?
  16.  # 16

    O tubo e torneira estão por fora, só deve ter fixação com parafuso.
  17.  # 17

    Caro Varejote

    E consegue me informar quais as responsabilidades da casa do meio neste caso? É só a fachada da frente e de tras?
    Muito obrigada pela sua disponibilidade e partilha de conhecimento.
  18.  # 18

    Mas ele quer pintar essa parede ou que que você pinte?
    A tinta parece estar boa.
  19.  # 19

    Ele pintou e agora quer que lhe pague.
  20.  # 20

    Colocado por: rvanessaEle pintou e agora quer que lhe pague.

    Processa-o que ele não tem de pintar o que é seu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rvanessa
 
0.0194 seg. NEW