Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: luisrdsCasos arrastam-se pelos tribunais e siga


    E o que se poupou no ínicio em fazer bem, gasta durante uma vida em advogados e em cabelos brancos...
    Concordam com este comentário: antonylemos, pvieira91
  2.  # 2

    Colocado por: luisrdsConheço pelo menos meia dúzia de construções


    Pois, enquanto Arquitecto já me passaram pelas mãos bastantes legalizações por coisas perfeitamente evitáveis. Depois toca aos herdeiros tratar das chatices. Ou ao próprio dono quando por alguma razão quer vender... Nem se comparam os gastos, ou as implicações que põe a câmara... E isto quando corre bem.

    Porque também soube de casos em que deitaram todo um lado duma casa abaixo, porque estava apenas 50cm fora donde devia estar. Uma pena, com um terreno tão grande...
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    • AMVP
    • 21 fevereiro 2022

     # 3

    Colocado por: luisrdsO que é normal, pelo menos cá por a minha zona é construírem, mesmo ilegalmente, e com os anos ficar tudo em águas de bacalhau, o que quer dizer, legal. Conheço pelo menos meia dúzia de construções, senão mais, que assim foi. Até nas grandes cidades, e com grandes construções se passa isso $$$$$$. Casos arrastam-se pelos tribunais e siga

    Pois EU nao vejo essa abertura por parte da cm.
  3.  # 4

    Colocado por: BrunoPintoaumentei aquelas fiadas de tijolo para aproveitar melhor o sótão.


    Se tiver um daqueles vizinhos que perceba da lei, nem com choros nem tribunais consegue manter essa casa de pé.

    Basta que essas fiadas extra de tijolos façam sombreamento onde dantes nao fazia e esta claramente a criar uma situação de salubridade nas casas adjacentes por falta de luz.

    Você certamente nao sabe, mas existe uma coisa chamada "factor de sombreamento do horizonte e/ou obstrução". Isto é tao relevante nos ganhos solares nas janelas dos vizinhos como na produção de aguas quentes sanitárias ou energia fotovoltaica.

    Depois existem as 1001 leis que mudam de camara para camara face ao que é autorizado ao nível de altura de construção etc etc

    Nada contra ser você a fazer as coisas pela suas próprias maos, (tendo em conta os preços que andam por ai, vai ser cada vez mais assim), mas quando nao sabemos muito das leis e técnicas de construçao, mais vale pagar uma "consulta" a um arquitecto ou engenheiro e pedir umas dicas...
    Concordam com este comentário: antonylemos
    • coca
    • 21 fevereiro 2022

     # 5

    Penso que esse projecto tem tudo para correr bem até ao dia em que possa correr mal.

    Muitas vezes em reparações de telhados o pessoal aproveita e mete mais uma fila de tijolo. É discreto e ninguém anda a medir palmos da cércea em moradias isoladas. Mas um aumento dessa natureza é demasiado evidente.

    Isto não significa que tenha problemas efectivos, de ter de demolir a casa toda, mas em última análise pode ter de demolir todas as alterações e repor o projecto inicial. Ou seja, gastar dinheiro duas ou três vezes. Uma a construir, outra a demolir e outra a reconstruir novamente.

    Por outro lado, pode correr bem, e nunca ninguém o chatear. Isto é como andar sempre a 200kmh na AE. Pode sempre correr bem até ao dia em que é apanhado. Boa sorte.
  4.  # 6

    Colocado por: NostradamusSe tiver um daqueles vizinhos que perceba da lei, nem com choros nem tribunais consegue manter essa casa de pé.


    Ainda há um par de anos vi uma marquise recuar 35cm (ao longo de 7m) porque o vizinho (novo) se queixou à Câmara. Não era possivel legalizar o que foi feito.
  5.  # 7

    alem de efectuar demolição integral.. ainda se deu ao descaramento de... aumentar um piso... que teima em chamar de sotão.

    Qq dia os senhores da Fiscalização municipal vão ai... umas chatices...
    A LAU ( da casinha velhinha), não vai servir para nada...
  6.  # 8

    Alguém já teve conhecimento de um sótão ou andar assim aprovado pela câmara? Mesmo os todas as moradias envolventes tenham as casas assim também?
  7.  # 9

    O barato saí caro... contrate um arquitecto para lhe fazer um projecto e submeter na câmara. O grosso do custo de uma casa está na construção, não está no projecto nem nas taxas da câmara. Repare que essa forma atabalhoada de construir já o fez perder dinheiro ao fazer parede dupla sem necessidade.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • RCF
    • 21 fevereiro 2022

     # 10

    Colocado por: pvieira91O barato saí caro... contrate um arquitecto para lhe fazer um projecto e submeter na câmara.

    Será que ainda vai a tempo...? Se calhar já é tarde para isso.
    Estando conforme está, se calhar, o melhor é acabar.
    Para ter chegado até aqui sem problemas, se calhar, pode seguir até ao fim...
    Não sei onde fica, mas não faltam bairros do género nos arredores de Lisboa. O melhor e mais conhecido exemplo é a Cova da Moura. São centenas de casas e ainda se vão fazendo acrescentos e ampliações e "no passa nada"... Se alguém na Cova da Moura se lembrar de meter projeto à Câmara para fazer uma ampliação, vai meter-se em problemas...
  8.  # 11

    Colocado por: BrunoPintoesmo os todas as moradias envolventes tenham as casas assim também?
    por as outras terem nem sempre quer dizer que pode ter, mas com a certeza absoluta lhe digo que sem projectos está lixado. para ter certezas há que fazer os pedidos e licenciamentos ANTES de construir e nao ao contrário.. masis tarde ou mais cedo vao dar por elas e aí da multa nao escapa...e começera a novela que podia ter evitado fazendo as coisas como deve ser.

    Colocado por: RCFEstando conforme está, se calhar, o melhor é acabar.
    porque na cova da moura é assim nao quer dizer que no resto do país seja igual.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  9.  # 12

    Não é na cova da moura, mas é numa zona de casinhas antigas com boas áreas de terreno e que com o tempo o pessoal fez isto, aliás a ideia de aproveitar o piso superior/sótão foi mesmo através dos vizinhos e convenci me depois de ter visto o espaço todo que têm no piso de cima.
    Bem, entretanto vou acabar a parte estrural e depois tentar entregar a alguém competente que me ajude, porque parece ridículo, mas já tive um empreiteiro experiente, um engenheiro civil e um arquiteto e apesar de estar a fazer as coisas assim, pensava que estava tudo a correr bem dentro dos possíveis.
    Entendo perfeitamente os comentários e avisos que me deram, mas já me saiu os olhos da cara comprar uma casinha para 'remodelar', devido a não conseguir aproveitar se quer as paredes o orçamento disparou e com 25 anos não tenho tempo nem dinheiro para ir agora alugar outra vez casa em Lisboa ou arredores. Infelizmente foi uma opção ilícita que escolhi, mas mais equilibrada para mim neste ponto de vida e de maneira a não prejudicar terceiros, vizinhos ou mesmo toda a urbanização envolvente.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 13

    Colocado por: BrunoPintoe que com o tempo o pessoal fez isto
    olhe, só para ter uma ideia.. ando neste momento numa luta quase impossível para legalizar algo semelhante porque com o tempo alguém lembou-se de ir fazendo obras.. nem imagina o que é o desespero de alguem quando se apercebe que existe uma possibilidade REAL de demolir. e o pior é que com as melhorias que vai ter de agora fazer vai gastar mais dinheiro do que se tivesse feito as coisas bem. nao poupou nada com a experiência


    Colocado por: BrunoPintoBem, entretanto vou acabar a parte estrural e depois tentar entregar a alguém competente que me ajude,
    cuidado com isso.. pode arriscar a nao encontrar nenhum que assuma aquilo que vc está a fazer.

    vá por mim. procure alguém antes de seguir em frente.

    Colocado por: BrunoPintomas mais equilibrada para mim neste ponto de vida e de maneira a não prejudicar terceiros
    o problema é que vc se nao tem dinheiro para estoirar à toa está a arriscar entrar pela madeira dentro em despesas desnecessárias. mas vc é que sabe, o dinheiro é seu e a vida é sua.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  11.  # 14

    A obra está a decorrer e já tenho ajustado a parte estrural e telhado. É o mesmo empreteiro que me está a fazer tudo e pelo que ele me disse em mais uma ou duas semanas tenho já o telhado posto e a parte estrutural terminada (eu acho).
    Neste ponto então em que me encontro, qual será a melhor opção dado que já estou nesta situação?
  12.  # 15

    Colocado por: BrunoPintoMesmo os todas as moradias envolventes tenham as casas assim também?

    Depende. As moradias vizinhas estão legais?
    E mesmo que estejam, o facto delas estarem legais não valida a sua.
    Tem que ler a legislação, para saber se o que você está a fazer é passível de ser legalizado algum dia.

    Colocado por: RCFEstando conforme está, se calhar, o melhor é acabar.

    Brilhante ideia, "perdido por 10, perdido por 1000."
    Vamos lá enterrar mais uns trocos antes de deitar abaixo (no pior dos casos).

    Colocado por: BrunoPintoempreiteiro experiente,

    Experiente deve ser certamente, para se aventurar a construir uma casa sem alvarás nem nada...

    Colocado por: BrunoPintocom 25 anos não tenho tempo

    Olhe que se não tem tempo aos 25, nem tão cedo terá eheheh

    Colocado por: BrunoPintode maneira a não prejudicar terceiros, vizinhos ou mesmo toda a urbanização envolvente.

    E como sabe isso, se a "comunidade" envolvente (Câmara) não se pronunciou?

    Colocado por: BrunoPintoNeste ponto então em que me encontro, qual será a melhor opção dado que já estou nesta situação?

    Não deixar avançar esta bola de neve sem saber o que anda a fazer.
    Verifique se o que está a construir põe em causa a legislação em vigor para o seu caso em particular.

    Olhe por si, proteja-se, não vá em cantigas de empreiteiros ou no diz que disse.
  13.  # 16

    Realmente precisa de um projeto de arquitetura (mesmo simples, se não quiser pagar todas as especialidades para meter à câmara).

    Também, com esse tipo de construções/empreiteiros os projetos de especialidade não servem para quase nada.

    O problema (para além da legalidade) é que está a construir sem "direção definida" e depois pode arrepender-se de ter ficado "assim", porque não foi pensado antes.

    Um pergunta relacionada. O empreiteiro, estaria disponível para suspender a obra?
  14.  # 17

    Colocado por: ricardo.rodrigues(mesmo simples, se não quiser pagar todas as especialidades para meter à câmara).


    Não escapa às Especialidades. A maioria delas terá que as ter pelo menos.
  15.  # 18

    Colocado por: ricardo.rodriguesRealmente precisa de um projeto de arquitetura (mesmo simples, se não quiser pagar todas as especialidades para meter à câmara).

    Também, com esse tipo de construções/empreiteiros os projetos de especialidade não servem para quase nada.

    O problema (para além da legalidade) é que está a construir sem "direção definida" e depois pode arrepender-se de ter ficado "assim", porque não foi pensado antes.

    Um pergunta relacionada. O empreiteiro, estaria disponível para suspender a obra?


    Sim, porquê?
  16.  # 19

    Eu quando falo em tempo estou me a referir a outro t€mpo também, com o preço que as coisas estão e as nossas rendas ou se paga renda ou se arranja casa. Para a maioria dos mortais não se consegue ter as duas ao mesmo tempo.
    Em relação às casas vizinhas estão todas na mesma situação porque eram casas antigas, com a licença de habitação dada automaticamente pela câmara (pelo que me disseram) que foram passando passando para familiares e eles todos foram fazendo estes sótãos altos.
    A zona é praticamente ao lado da cidade, mas do outro lado da estrada ficaram essas tais casinhas com terrenos/quintas.
    Acho que em nenhum lado do país aprovam este tipo de sótãos altos, é por isso que acho que pessoalmente estar a suspender isto é falar com a câmara era fazer pior do que já estou a fazer, mas se alguém souber de um caso destes que tenha sido aprovado ou legalizado em projeto que me diga sff.
  17.  # 20

    Colocado por: BrunoPintoAcho que em nenhum lado do país aprovam este tipo de sótãos altos,


    O que você tem que licenciar é o segundo piso que a casa tem, que é o que você está a construir. Esqueça a palavra "sótão".
    O seu terreno pode perfeitamente permitir esse tipo de construção... O contrário também pode acontecer (não ser possível).
    Não sabemos pela pouca informação que aqui deixou.
    O que me surpreende é você estar a construir sem saber sequer se o que está a fazer pode ser legalizado ou não.
 
0.0241 seg. NEW