Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Acho que pelas notícias devesse perceber bem. Sou de pombal.

Na durante o dia 40 e agora estão 24.

Edit: não tenho sistemas de climatização.

Colocado por: mfa17

e no exterior como esteve? Esta ultima madrugada pelas 5h da manha estavam uns belos de uns 25º, durante o dia é nos 40 redondinhos
  2.  # 2

Colocado por: BigmouseAcho que pelas notícias devesse perceber bem. Sou de pombal.

Na durante o dia 40 e agora estão 24.

Não tem PRH?
  3.  # 3

Nada. Nem vmc ainda tenho para ajudar a ventilar a casa à noite.

Deixei pré instalação de ac.

Estou a espera de ter orçamento para instalar isso e o fotovoltaico

Colocado por: pvieira91

Não tem PRH?
  4.  # 4

Colocado por: BigmouseNa durante o dia 40 e agora estão 24.

Não percebo, na cave do meu prédio estão 26, e no meu escritório, que é quase uma cave estiveram hoje 27º.
    Uma coisa é certa, a casa está sem ventilação e isso não é muito saudável.
  5.  # 5

VMC com estas noites tb não deve ajudar muito. Aqui estão 31 graus no exterior.
  6.  # 6

Colocado por: BigmouseNada. Nem vmc ainda tenho para ajudar a ventilar a casa à noite.

Isso é muito bom, mas acredito que o esteja a conseguir graças á descida de temperatura á noite, aqui neste momento estao 29
  7.  # 7

Em parte sim, a nossa zona tem uma grande amplitude térmica, podendo facilmente chegar a diferenças de 15 a 20 graus.

Colocado por: mfa17

Isso é muito bom, mas acredito que o esteja a conseguir graças á descida de temperatura á noite, aqui neste momento estao 29
    Concordam com este comentário: mfa17
  8.  # 8

Hoje de manhã tive as janelas abertas. E só não abri agora à noite por causa do fumo.

Colocado por: Pickaxe
    Não percebo, na cave do meu prédio estão 26, e no meu escritório, que é quase uma cave estiveram hoje 27º.
    Uma coisa é certa, a casa está sem ventilação e isso não é muito saudável.
    Concordam com este comentário: mfa17
  9.  # 9

o ser humano é um bicho muito estranho pois tem sensações que não são facilmente explicáveis e se a isto adicionar alguns princípios físicos controversos para o comum dos utilizadores gera muita confusão.

genericamente, um ambiente a 24ºC com um sistema radiante em serviço em arrefecimento em que o solo ou as paredes ou teto estejam a 20ºC transmite uma sensação completamente diferente de o mesmo ambiente a 24ºC mas com a envolvente á mesma temperatura,

o corpo quente (corpo humano) irradia calor que é absorvido pela envolvente transmitindo uma sensação de frescura com uma temperatura numericamente alta, o principio físico por detrás é a radiação, que é exatamente o mesmo no aquecimento só que neste caso é inverso: ocupantes transmitem calor para a envolvente.

é uma coisa que somente sentindo.
    • SrR
    • 13 julho 2022

# 10

Colocado por: jorgealveso ser humano é um bicho muito estranho pois tem sensações que não são facilmente explicáveis e se a isto adicionar alguns princípios físicos controversos para o comum dos utilizadores gera muita confusão.

genericamente, um ambiente a 24ºC com um sistema radiante em serviço em arrefecimento em que o solo ou as paredes ou teto estejam a 20ºC transmite uma sensação completamente diferente de o mesmo ambiente a 24ºC mas com a envolvente á mesma temperatura,

o corpo quente (corpo humano) irradia calor que é absorvido pela envolvente transmitindo uma sensação de frescura com uma temperatura numericamente alta, o principio físico por detrás é a radiação, que é exatamente o mesmo no aquecimento só que neste caso é inverso: ocupantes transmitem calor para a envolvente.

é uma coisa que somente sentindo.
    farto-me de dizer o mesmo
  10.  # 11

Penso que a frase chave foi "é uma coisa que somente sentindo".

Não tendo como sentir é mais difícil de ter essa percepção.

Normalmente, o que mais se houve é: o PRH não funciona para arrefecer. Podem ser vários fatores, tais como: sistemas mal projetados/instalados, mal usados (não estar constantemente ligado), isolamento e exposição solar,...expectativas de atingir temperaturas mais baixas,...passa palavra que não funciona e não passarem os dados todos,..... etc etc etc

Por isso é importante entendermos a opinião dos utilizadores deste fórum.
    • SrR
    • 13 julho 2022

# 12

Existe showrooms co os sistemas em funcionamento
  11.  # 13

Estamos 6 pessoas constantemente em casa, e ventilar a casa de noite não é uma opção. A casa está nos 25C. Resolvi pedir essa temperatura, porque está mesmo confortável e não há necessidade de manter o sistema a lutar contra a temperatura exterior.
  12.  # 14

Colocado por: brunoaEstamos 6 pessoas constantemente em casa, e ventilar a casa de noite não é uma opção. A casa está nos 25C. Resolvi pedir essa temperatura, porque está mesmo confortável e não há necessidade de manter o sistema a lutar contra a temperatura exterior.

Pode descrever o sistema que tem instalado e se tem alguma solução de VMC na sua habitação?
  13.  # 15

A Vmc faz permuta de temperatura mesmo no verao? No sentido inverso claro
  14.  # 16

Por mim tinha a temperatura para 23, mas isso já é frio para a dona da casa, tenho os termostatos para 24, hoje estão 40 graus lá fora e um vento quente como não tenho memória.. a humidade relativa já foi aos 16%.. coisa que também nunca tinha visto por aqui.
    O PRH têm-se safado bem, mas não tem havido abre e fecha de portas constantes, apenas temos aberto as janelas de manhã para arejar.
  15.  # 17

Já agora... A bomba de calor está a consumir cerca de 3-4kWh/dia
  16.  # 18

Colocado por: rjmpiresJá agora... A bomba de calor está a consumir cerca de 3-4kWh/dia

rjmpires pode descrever o sistema que tem instalado?
  17.  # 19

Colocado por: rpmmsantos

rjmpires pode descrever o sistema que tem instalado?

Tenho 10 circuitos, 6 termostatos, bomba de calor Carrier, um reservatório de 100litros e uma bomba circuladora.
    Os pressupostos da instalação são Uponor.
    A casa tem 170m2 (450m3), não tem prh debaixo dos roupeiros, closet, móveis da cozinha, banheira, loiças sanitárias.. diria que efetivamente são uns 150m2 ocupados por tubos, e o espaçamento entre eles penso ser de 15cm se a memória não me falha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpmmsantos
    • SrR
    • 13 julho 2022

# 20

E sente conforto ou nao?

0.0652 seg. NEW