Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.

    Adquiri uma casa que tinha um termoacumulador Fagor CB 150N. O termoacumulador aquece (e bem) a água. Quando acaba de aquecer a totalidade da água desliga-se automaticamente. No entanto à medida que vou gastando água quente o termoacumulador devia de ligar novamente para repor a temperatura da água fria que entrou no sistema. No entanto isso nunca mais volta a acontecer. A única forma de isso acontecer é abrir a tampa de baixo do termoacumulador e carregar no botão laranja do termostato (ver imagem exemplo) e ai volta a aquecer. Já testei em várias temperaturas e esperar alguns dias e ele não volta a ligar e temperatura da água vai se perdendo até ficar praticamente fria. Posto isto calculei que a avaria seria no termostato e comprei um igual e procedi à troca. A primeira vez aqueceu a água toda e a partir dai volta a acontecer tudo igual. Só voltando a carregar no botão do termostato é que o termoacumulador volta a aquecer a água. Parece que o termostato bloqueia (e bem) quando aquece a água toda mas depois não volta a desbloquear. Quando aciono o termostato manualmente a luz do power volta a ligar e ai começa a aquecer a água normalmente.

    Alguém tem ideia do que poderá ser? Resistência não me parece que esteja com alguma avaria ou com calcário por exemplo, até porque a água acaba por ser aquecida e sai a ferver. Não sei se este termoacumulador tem ânodo de magnésio, mas caso tenha e seja preciso trocar, este seria um dos sintomas? Com o que descrevi sempre pensei que fosse avaria no termostato (era o que fazia mais sentido), mas não sendo, fiquei sem qualquer ideia do que poderá ser.

    Obrigado desde já a todos.

    Cumprimentos
      termoestato.PNG
  2.  # 2

    Isso é um termostato de segurança, que corta a energia em caso de excesso de temperatura e só pode ser rearmado manualmente.

    O que lhe deve estar a acontecer é que o termostato de serviço (o tal que mantém a temperatura constante ligando e desligando) não está a cumprir o seu papel ao cortar a energia quando a água já aqueceu que baste. O seu defeito está neste termostato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio, RMaster21
  3.  # 3

    Obrigado. Pensei que este termostato era o de temperatura (não sou propriamente um entendido na matéria). Então o verdadeiro termostato há de estar onde? Dentro do termoacumulador onde esta a resistência? A troca é difícil ou cara? (isto caso consiga arranjar esse termostato para este termoacumulador). Dá me ideia que já tem alguns anos (a fagor até já esteve na falência e acho que agora voltou a ser comprada). Será que ainda compensa arranjar este termoacumulador? Tenho sempre hipótese de comprar um esquentador a gás natural (pensei nos ventilados, não sei se são os melhores) e substituir pelo termoacumulador. Mas inicialmente a minha ideia era manter o termoacumulador até porque já se encontrava na casa
  4.  # 4

    meta fotos do interior do material. a bola de cristal está avariada... :)
  5.  # 5

    Obrigado. Logo que puder vou la tirar fotos e coloco aqui :)
  6.  # 6

    Aqui estão fotos da parte de baixo do termoacumulador
      ft3.jpg
      ft2.jpg
      ft1.jpg
  7.  # 7

    Terei de desmontar toda esta parte preta para aceder ao termostato?
      ft4.jpg
      ft5.jpg
  8.  # 8

  9.  # 9

    Colocado por: manelvchttps://shop.euras.com/eshopmvc/device?g7=3083288N&modselect=196936&artgroup=4820000000&&vgl=1&g7=3083288N

    procure esta peça
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RMaster21


    Obrigado. Provavelmente terei de demonstrar esta parte preta toda certo?
    • manelvc
    • 15 fevereiro 2022 editado

     # 10

    no painel da frente não tem a rodinha? veja onde ela liga...

    não tem aí uma peça onde ligam 2 fios azuis e sai um preto que entra num buraco dessa peça preta? se sim puxe esse cabo preto a ver se está solto
  10.  # 11

    Sim, a rodinha (se existir) encaixa naquele eixo biselado. A sonda (que é a vara na ponta do fio) deve estar enfiada num orifício (bainha) do depósito de água.

    Já agora, se tirar fotos tire de frente para o material, porque de lado não dá para ver nada.
  11.  # 12

    A rodinha da frente que fala é a rodinha de regulação da temperatura certo?

    Em relação ao resto vou tentar ver com mais pormenor quando voltar à casa. Obrigado desde já
  12.  # 13

    Sim, a rodinha de regulação de temperatura.
  13.  # 14

    Aqui estão mais fotos, espero que ajude
      Screenshot_2022-02-15-19-04-48-299_com.facebook.orca.jpg
  14.  # 15

    Antes de tirar a sonda estava assim
      Screenshot_2022-02-15-19-07-33-800_com.facebook.orca.jpg
      IMG_20220215_190726.jpg
      Screenshot_2022-02-15-19-07-11-802_com.facebook.orca.jpg
  15.  # 16

    A sonda estava lá dentro e havia essa borracha preta a segurar mas bastou puxar e fazer um pouco nada de força para ela sair. Deu me ideia que ela até podia estar mais para dentro, não sei se isso tem influência para o funcionamento dela. Da tal rodinha da temperatura saem dois cabos azuis e um preto, sendo esse preto onde está ligada a sonda de temperatura
  16.  # 17

    Já agora. Pela referência do link que me enviaram à pouco com um termostato cheguei a esta loja onde o preço é bastante mais baixo. Parece-me igual e com as mesmas referências e na descrição tem uma série de equipamentos onde a mesma é compatível e aparece lá o meu termoacumulador - Fagor CB 150N

    https://repuestosgamablanca.com/termostatos/6345-termostato-tecasa-9320687-fagor-283310cav-.html
  17.  # 18

    O link foi o primeiro que apareceu. O melhor preço tem que o procurar.
    Eu começava por trocar essa peça. Pode testar fora também.deve haver vídeos no YouTube
  18.  # 19

    Obrigado. Sim claro, devo comprar a mais barata. Se não for o termostato de temperatura, que outro componente pode ser e que cause estes sintomas? O facto de a sonda me ter dado ideia de que podia estar mais enfiada para dentro, pode influenciar o funcionamento?
  19.  # 20

    Colocado por: RMaster21Obrigado. Sim claro, devo comprar a mais barata. Se não for o termostato de temperatura, que outro componente pode ser e que cause estes sintomas? O facto de a sonda me ter dado ideia de que podia estar mais enfiada para dentro, pode influenciar o funcionamento?


    Pode, e para mais com a temperatura regulada para o máximo como está na foto.
 
0.0199 seg. NEW