Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, preciso da vossa ajuda! Em Fevereiro de 2021 tinha um orçamento de arquitectura e especialidades. Contactei o arquitecto e disse lhe que queria avançar agora (1 ano depois). Segundo ele, há 2 projectos de especialidades que agora são obrigatórios e antes não era e isso dá um aumento de 600€ + Iva ao orçamento inicial da parte da equipa de engenharia. Disse ainda que não podia garantir que não aumentasse mais porque dependia da legislação. Acho lógico que se há 2 projectos a mais, há mais trabalho, logo temos de pagar. Mas não me deixa confortável não saber o orçamento final porque fico com a sensação que a conta pode continuar a aumentar. Alguém sabe se isto é normal? Enviaram me também 3 links:

    https://edificioseenergia.pt/noticias/confusao-nova-legislacao-0212/

    https://www.sce.pt/legislacao/

    http://www.oasrn.org/apoio.php?pag=tema_detalhe&id=11&num=18

    Obrigada a quem puder ajudar.
  2.  # 2

    Colocado por: martafgc8Segundo ele, há 2 projectos de especialidades que agora são obrigatórios e antes não era

    Verdade!

    Colocado por: martafgc8sso dá um aumento de 600€ + Iva ao orçamento inicial da parte da equipa de engenharia.

    Pode ser barato ou caro, depende do tipo de trabalho que lhe vão apresentar.

    Qual o valor que tem para as especialidades todas?
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilva
    Verdade!


    Pode ser barato ou caro, depende do tipo de trabalho que lhe vão apresentar.

    Qual o valor que tem para as especialidades todas?
    Concordam com este comentário:ADROatelier


    Para as especialidades tenho o valor de 1800€. Mas lá está, não é um valor fechado, pode aumentar se a legislação mudar. É normal isto acontecer?
  4.  # 4

    Colocado por: martafgc8Mas lá está, não é um valor fechado, pode aumentar se a legislação mudar. É normal isto acontecer?


    pode-se dizer que nos casos em que se demora algum tempo entre os projetos e a construção que se corre esse risco.

    não devia ser normal, as leis deviam ser mais estáveis, mas infelizmente não é a realidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martafgc8
  5.  # 5

    Colocado por: martafgc8Para as especialidades tenho o valor de 1800€.

    Se for com projeto elétrico e AVAC não espere grandes projetos. Serão tipo chapa 7 onde o DO não será tido nem achado.

    Colocado por: martafgc8não é um valor fechado, pode aumentar se a legislação mudar.

    Em principio, nos próximos tempos não se prevê grandes mudança na legislação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martafgc8
  6.  # 6

    Colocado por: zedasilvaEm principio, nos próximos tempos não se prevê grandes mudança na legislação.

    estava previsto alterar-se o método de cálculo térmico dos edifícios de habitação. passar de cálculo sazonal, para simulação dinamica horária.

    isso era pra ter entrado já em vigor, mas recuaram, e bem, pois seria uma mudança do 8 pro 80...
    espero que entretanto não voltem com a mesma vontade...
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martafgc8
  7.  # 7

    Colocado por: martafgc8Para as especialidades tenho o valor de 1800€. Mas lá está, não é um valor fechado, pode aumentar se a legislação mudar. É normal isto acontecer?

    Por 1800 euros faco lhe Estabilidade, aguas e esgotos..isso é dado. Siga...as propostas de honorarios tem uma validade, adjudique dentro dessa validade e o valor nao pode ser alterado, a não ser que estejam projetos em falta na proposta e a camara os exija.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martafgc8
  8.  # 8


    Em principio, nos próximos tempos não se prevê grandes mudança na legislação.

    Não estava para breve uma mudança relativa a térmica, com maiores exigências?
    Lembro-me vagamente de ter lido algures isso!
  9.  # 9

    O que conta é a data de entrada do projeto de arquitetura na câmara atenção a isso
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martafgc8
  10.  # 10

    Colocado por: DjdasaNão estava para breve uma mudança relativa a térmica, com maiores exigências?
    Lembro-me vagamente de ter lido algures isso!

    essa mudança já aconteceu em Julho de 2021
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Djdasa
 
0.0143 seg. NEW