Iniciar sessão ou registar-se
    • treks
    • 15 fevereiro 2022

# 1

Boa tarde.
    Comprei os equipamentos necessários para a pré instalação do piso radiante hidráulico (PRH), da marca Giacomini.

Não comprei nenhum componente eletrónico pois não encontro nada do que procuro.

Ja procurei em varias marcas e quase todas o que têm a nivel de automatismo é um controlador fechado ao fabricante, onde podemos aceder através da app do mesmo e pouco mais.
    Até os sensores de temperatura que encontro , "abertos" , nao encontrei nada cuja qualidade fosse reconhecida a nível de fiabilidade.

Eu procurava componentes conectaveis com home assistant, que utilizassem um protocolo de comunicação aberto por forma a eu poder integrar com o resto da domotica.

Eu gostaria de conhecer a vossa experiência, por forma a recomendarem me qual o caminho que devo seguir por forma a conseguir este objetivo.

Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ivoangelico
    • CG.
    • 15 fevereiro 2022 editado

# 2

Eu também ando na mesma senda.

Se for só quente ainda encontra-se do chinos. Agora para quente e frio, ou é a loucura do KNX, ou algo do tipo Alpha 2. O tipo que criou o módulo de integração com o HA relata bastantes limitações com o Alpha2. https://github.com/andyboeh/ezr2mqtt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treks
  1.  # 3

Shelly trv deve dar para o que quer
    • treks
    • 15 fevereiro 2022

# 4

Colocado por: CG.Eu também ando na mesma senda.

Se for só quente ainda encontra-se do chinos. Agora para quente e frio, ou é a loucura do KNX, ou algo do tipo Alpha 2. O tipo que criou o módulo de integração com o HA relata bastantes limitações com o Alpha2.https://github.com/andyboeh/ezr2mqtt
    Estas pessoas agradeceram este comentário:treks

Se der via KNX consegue se conectar com home assistant.

E mesmo estranho n existir nada de jeito.
    Pensava que andava sozinho nesta dor, pois eu não quero depender de fabricantes.
    Ja agora, alarme conheces alguma coisa?
    Eu ando virado para o satel integra, também não encontro mais nada.
    • njs
    • 15 fevereiro 2022

# 5

Não sei se ajuda, mas com os equipamentos da Honeywell, e usando este componente no HA https://github.com/zxdavb/evohome_cc, permite ter acesso às medidas dos diversos equipamentos e futuramente efectuar alguns automatismos directamente no HA sem necessidade de ter o controlador principal (EvoHome).
    • treks
    • 15 fevereiro 2022

# 6

Colocado por: manelvcShelly trv deve dar para o que quer

Shelly dar dá, eu tenho um amigo que tem o PRH controlado pelos shelly s, tem varios equipamentos ligados nos coletores e outros com sonda de temperatura e a coisa vai andando, mas nao tem a questão dos sensores de temperatura que como sao wifi consomem muita energia... sao a pilhas , da para converter mas a fiabilidade a nivel de erro de temperatura não é a melhor.
  2.  # 7

Se é para usar com homeassistant usa o sensor que quiser.
    Além disso se quiser ter tudo no mesmo ecossistema pode optar pelo shelly 1 com o add-on
    • treks
    • 15 fevereiro 2022

# 8

Colocado por: njsNão sei se ajuda, mas com os equipamentos da Honeywell, e usando este componente no HAhttps://github.com/zxdavb/evohome_cc,permite ter acesso às medidas dos diversos equipamentos e futuramente efectuar alguns automatismos directamente no HA sem necessidade de ter o controlador principal (EvoHome).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:treks

Obrigado, parece me interessante, vou estudar essa integração.
    O que mais me preocupa na sua afirmação é a palavra futuramente... pois eu nao acredito muito nas atualizacoes dos fabricantes, por isso é que nao quero dependência de qualquer marca.
    • treks
    • 15 fevereiro 2022

# 9

Colocado por: manelvcSe é para usar com homeassistant usa o sensor que quiser.
    Além disso se quiser ter tudo no mesmo ecossistema pode optar pelo shelly 1 com o add-on

Estamos de acordo, mas tal como o colega dizia acima, so existem no mercado chineses sem qualidade, nao existem pelo menos que eu conheça sensores de temperatura fiáveis e conectaveis.
    É isso que estamos a procura.
    • njs
    • 15 fevereiro 2022

# 10

Colocado por: treks
    Obrigado, parece me interessante, vou estudar essa integração.
    O que mais me preocupa na sua afirmação é a palavra futuramente... pois eu nao acredito muito nas atualizacoes dos fabricantes, por isso é que nao quero dependência de qualquer marca.

Digo futuramente pois a pessoa que está a desenvolver esta integração tem estado empenhado nisto exactamente com essa motivação, substituir o evohome e permitir automatizações externas. Neste momento o projecto ainda não permite todas as funcionalidades de envio de mensagens, quando isso acontecer será possível a qualquer pessoa fazer a sua própria automatização. Claro que qualquer coisa pode acontecer e o projecto terminar. Mas até ver as pessoas têm estado bastante activas como pode ver pelos commits do github no projecto da biblioteca https://github.com/zxdavb/ramses_rf
    Este projecto depende de um equipamento externo para captura e envio de mensagens trocadas entre os equipamentos.

É uma opção, eu tenho usado em minha casa por brincadeira e é bem interessante. Se precisarem de alguma ajuda ou esclarecimentos é só dizer ..
  3.  # 11

Estamos de acordo, mas tal como o colega dizia acima, so existem no mercado chineses sem qualidade, nao existem pelo menos que eu conheça sensores de temperatura fiáveis e conectaveis.
    É isso que estamos a procura.

Eu estou a falar dos ds18b20
    • CG.
    • 15 fevereiro 2022

# 12

Se der via KNX consegue se conectar com home assistant.

E mesmo estranho n existir nada de jeito.
    Pensava que andava sozinho nesta dor, pois eu não quero depender de fabricantes.
    Ja agora, alarme conheces alguma coisa?
    Eu ando virado para o satel integra, também não encontro mais nada.

Quanto aos alarmes, estou num caminho diferente. Vou utilizar um módulo io 230v, tipo Shelly, e componentes banais e fiáveis.

Um simples sensor de presença com comunicação, seja ela qual for, não arranjas por menos de 50€. Se for 230v encontra-se por 2€ (hager). Se avariar, é só trocar.
    Muitos dos ditos módulos inteligentes tem camadas a mais, mais complexidade desnecessária... e isso trás custos acrescidos.
    Concordam com este comentário: treks
    • treks
    • 15 fevereiro 2022

# 13

Colocado por: manelvc

Eu estou a falar dos ds18b20

sim, para monitorizar a temperatura da agua com uns shelly.

Mas eu estava a falar da temperatura ambiente, num termostato tipo "normal", mas colectável
    • treks
    • 16 fevereiro 2022

# 14

Colocado por: CG.

Quanto aos alarmes, estou num caminho diferente. Vou utilizar um módulo io 230v, tipo Shelly, e componentes banais e fiáveis.

Um simples sensor de presença com comunicação, seja ela qual for, não arranjas por menos de 50€. Se for 230v encontra-se por 2€ (hager). Se avariar, é só trocar.
    Muitos dos ditos módulos inteligentes tem camadas a mais, mais complexidade desnecessária... e isso trás custos acrescidos.
    Concordam com este comentário:treks

Mas eu concordo com essa ideia, é um caminho inteligente.
    Eu ate poderei utilizar essa metodologia nalguns casos.
    Eu deixei tubagem de 16mm pre instalada para os sensores.
    A minha ideia era conseguir criar um sistema de segurança grau 3.

Com tempo a ideia seria ir adicionando componentes cablados ao sistema.
  4.  # 15

O problema é que o shelly não são assim tão robustos e fidedignos.
    Basta ver relatos de shelly queimados ou dessincronizados da aplicação.
    A nível de HA não haverá nada especial, pois não faz muito sentido andar a automatizar algo que se mantém regra geral inalterado.
    Se o apoio for a BC, se calhar faz sentido fazer a integração da BC, os termostatos não.
    Que que fazer a nível de HA com Termostatos da habitação?
    Do gênero vou para casa, chego a casa as 20h então ligo o PRH às 18h? Mas o prh está sempre ligado.
    Para quê, inventar o controlo do piso radiante , com bolinhas shelly ht a medir a temperatura e humidade, e shelly a controlar a abertura ou fecho das cabeças termostática ? Que vai fazer quando faltar rede wi-fi na casa, ou faltar a pilha ou alimentação do shelly h&t?
    • treks
    • 16 fevereiro 2022

# 16

Colocado por: callinasO problema é que o shelly não são assim tão robustos e fidedignos.
    Basta ver relatos de shelly queimados ou dessincronizados da aplicação.
    A nível de HA não haverá nada especial, pois não faz muito sentido andar a automatizar algo que se mantém regra geral inalterado.
    Se o apoio for a BC, se calhar faz sentido fazer a integração da BC, os termostatos não.
    Que que fazer a nível de HA com Termostatos da habitação?
    Do gênero vou para casa, chego a casa as 20h então ligo o PRH às 18h? Mas o prh está sempre ligado.
    Para quê, inventar o controlo do piso radiante , com bolinhas shelly ht a medir a temperatura e humidade, e shelly a controlar a abertura ou fecho das cabeças termostática ? Que vai fazer quando faltar rede wi-fi na casa, ou faltar a pilha ou alimentação do shelly h&t?

Bom dia.
    Efetivamente os shelly não são equipamentos fiaveis a varios niveis, estão agora a sair novos que a partida estão muito melhores.
    Eu vou ter caldeira a lenha e bomba de calor para o PRH. Vou ter 1 bomba de calor AQS.
    A agua da caldeira a lenha vai passar na serpentina da bomba de calor aqs e depois vai para o depósito de inercia. Quero ter as sondas de temperatura da agua bem como termoestatos de temperatura ambiente e humidade. Quero ter todos esses dados no Home Assistant de forma fiavel afim de poder controlar e ter dados numa unica plataforma.
    Quanto a Eletricidade ou wifi falhar é pouco provavel, pois vou colocar uma ups central, nos 3 pisos tenho 2 quadros eletricos por piso, 1 normal e outro de ups, tenho tomadas ups em todas as minhas divisões e todos os sistemas de controle base estarão ligados na ups.
    Concordam com este comentário: chris50dd
  5.  # 17

Tanta bomba, tanto depósito.
    Eu tenho só uma bomba e faz isso tudo, pense no assunto .
    • treks
    • 16 fevereiro 2022

# 18

Colocado por: callinasTanta bomba, tanto depósito.
    Eu tenho só uma bomba e faz isso tudo, pense no assunto .

Bom dia, já pensei, o tema de utilizar lenha como fonte de energia primária para o PRH complica o paradigma.
  6.  # 19

Também tenho andado a investigar o assunto, ainda na fase de projecto. Esta página tem algumas coisas interessantes:
    https://buildex.techinfus.com/pt/montazhnye-raboty/termogolovki-dlya-kollektora-teplogo-pola.html

0.0170 seg. NEW