Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia

Na minha casa o esquentador fica na cozinha, ao lado do fogão.
    A casa é antiga, e como está, temos uma chaminé por cima do fogão, ou melhor dizendo, uma caixa feita com placas de cimento-amianto que fica por cima do fogão) a receber os gases e que no topo tem um buraco de uns 15 cm de diâmetro na parede que dá seguimento para a chaminé do prédio. Na parede lateral dessa caixa há outro buraco, onde entra o tubo que vem da saída do esquentador. Os gases reunem-se aí dentro e seguem para o buraco na parede.

Ou seja, toda a saída de gases é atmosférica. Não há exaustor no fogão, nem o esquentador é ventilado.

Por vários motivos, quero tirar daí esse caixote e colocar no seu lugar um exaustor. No entanto, entra ao barulho o problema do esquentador.

Disse-me o técnico que lá foi inspecionar a instalação de gás da última vez que eu teria de meter dois tubos, um vindo do exaustor e outro vindo do esquentador, enfiados pelo buraco da parede adentro, quanto mais fundo melhor.
    No entanto o buraco não é assim tão largo quanto isso. Não sei se o conseguirei fazer.

Mas visto que vou ter agora de comprar um esquentador, a minha questão é: Neste cenário, devo comprar um esquentador atmosférico ou ventilado?
  2.  # 2

ventilado
  3.  # 3

Vai ficar a exercer pressão junto com o exaustor, vai dar arraia!
    Nessa situação o tubo do esquentador, e do exaustor, têm de ser independentes até ao topo da chaminé.
  4.  # 4

Colocado por: luisrdsVai ficar a exercer pressão junto com o exaustor, vai dar arraia!
    Nessa situação o tubo do esquentador, e do exaustor, têm de ser independentes até ao topo da chaminé.

nao sendo EU tecnico
    concordo que esta é a solução possivel!

Normalmente 2 tubos cabem dentro do buraco da chaminé, a não ser que o final da chaminé seja mesmo estreito???
  5.  # 5

Obrigado pelas respostas.

Ir até ao topo, no caso é impossível. É um apartamento e tudo o que tenho é um buraco na parede que vai ter à chaminé. Do buraco até à chaminé propriamente dita ainda vão uns 15 a metros por dentro da estrutura do prédio.
    Esse buraco é de uns 15cm de diâmetro.

Imaginando que colocava 2 tubos de 70mm, e os enfiava buraco adentro até onde der, como sugeriu o técnico. Será que 70mm é suficiente para cada aparelho, e, nestas condições, ó que é melhor, ventilado ou não ventilado?
  6.  # 6

...
  7.  # 7

Colocado por: nunopicadonestas condições, ó que é melhor, ventilado ou não ventilado?

Nessas condições o melhor é um termoacumulador...
    Nunca vai ter exaustão decente dos gases de queima.
    Concordam com este comentário: joaopiresx, RMPG
  8.  # 8

Colocado por: ClioIINessas condições o melhor é um termoacumulador...
    Nunca vai ter exaustão decente dos gases de queima.

abre um buraco na parede para o exterior e já está
  9.  # 9

Não me parece que um tubo de 70mm sirva para escape de esquentador.
  10.  # 10

Colocado por: luisrdsNão me parece que um tubo de 70mm sirva para escape de esquentador.

não serve
  11.  # 11

Uma solução esquentador ventilado e coloca um inversor para o esquentador e para o exaustor assim quando um trabalha o outro não trabalha, sem certezas, terá que falar com um canalizador certificado para gáz, para ter a certeza de que esta solução é viável, acho que sim.
  12.  # 12

Obrigado a todos
  13.  # 13

Colocado por: nunopicadoObrigado a todos

Podemos saber qual a resolução conseguida?
  14.  # 14

Colocado por: ClioII
    Podemos saber qual a resolução conseguida?

No momento, nenhuma.
    Vou ter de seguir o concelho do @sognim e falar com alguém da área.

Mudar o esquentador de local não é opção, e fazer só a conduta de saída de gases até uma janela também não dá, visto ter de passar várias paredes pelo caminho.
    A única hipótese é o tal buraco na parede, cujo diâmetro é aparentemente pouco para duas saídas.

Vou tentar falar com um profissional para ver que hipóteses tenho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII

0.0186 seg. NEW