Iniciar sessão ou registar-se
    • nub01
    • 16 fevereiro 2022

# 1

Boas a todos, tenho uma situação em vista e necessitava da opiniao de alguem entendido na materia antes de avançar.

A situação e a seguinte:

O meu pai acaba de herdar a casa dos meus avos, ele e 2 irmaos dele, ora feitas todas as diligencias o imovel foi avaliado em 258 mil Euros, sendo que nenhum dos herdeiros tem capacidade de aquisição eu propus me a ficar com o mesmo, sendo que o meu pai me vai doar em vida os 33% que lhe pertencem do imovel e esta acordado com os restantes herdeiros uma que me venderiam a sua cota parte por 70 mil euros cada um.

A minha duvida é solicitado ao banco os 140 mil em falta para comprar o imovel ao qual serei dono de 33% do mesmo com uma avaliação de 258 mil, terei um valor alocado a minha parte de 86mil, o banco vai pedir o valor de entrada ou pode considerar a parte que sou dono como hipoteca?
    Asta situação vai facilitar o credito?
    Ainda nao tenho solicitado credito mas tenho uma pre aprovação para o valor que estou a pedir, tambem tenho a entrada para o mesmo e para as despesas mas gostaria de nao dispor desse valor pois estava a considerar remodelar.
    Aguem me pode ajudar?
    Obrigado.

Cumps.
  1.  # 2

A hipoteca será sobre a totalidade do imóvel. O banco empresta para aquisição, uma % máxima sobre a avaliação da globalidade do mesmo.
    Voce terá necessidade de pedir emprestado, teoricamente 67% do valor do imóvel.
    entende?
    o empréstimo é sobre o valor que pedir ao banco. Mas a Hipoteca é sobre a totalidade do imóvel.
    • nub01
    • 16 fevereiro 2022

# 3

Colocado por: Pedro BarradasA hipoteca será sobre a totalidade do imóvel. O banco empresta para aquisição, uma % máxima sobre a avaliação da globalidade do mesmo.
    Voce terá necessidade de pedir emprestado, teoricamente 67% do valor do imóvel.
    entende?
    o empréstimo é sobre o valor que pedir ao banco. Mas a Hipoteca é sobre a totalidade do imóvel.

Obrigado pelo esclarecimento, significa então que terá sempre de ser com capitais proprios uma percentagem do empréstimo mesmo sendo o valor de avaliação superior e eu sendo proprietário de parte do imóvel?
  2.  # 4

Os capitais próprios serão a sua quota parte no imóvel... Não foi isso que se depreende do que escrevi?

Acho que não está a entender, ou então sou eu que me explico mal...
  3.  # 5

Colocado por: nub01

Obrigado pelo esclarecimento, significa então que terá sempre de ser com capitais próprios uma percentagem do empréstimo mesmo sendo o valor de avaliação superior e eu sendo proprietário de parte do imóvel?

O banco na melhor das hipóteses vai-lhe emprestar 90% do valor da escritura, o restante valor, incluindo despesas bancárias (comissão de abertura de credito, avaliação, seguros, etc...) despesas com os registos (escritura) e impostos (imposto de selo, IMT, etc...) terão de ser "diretamente" suportadas por si e não estão incluídas no credito habitação numa situação normal.
    Sobre a avaliação bancária, mesmo que o banco avalie por um valor superior ao valor da venda, este só financia a percentagem referente ao valor escriturado. Se a avaliação for inferior a esse valor então será a percentagem sobre o valor da avaliação.
    • nub01
    • 16 fevereiro 2022

# 6

Colocado por: Pedro BarradasOs capitais próprios serão a sua quota parte no imóvel... Não foi isso que se depreende do que escrevi?

Acho que não está a entender, ou então sou eu que me explico mal...

Penso que fui eu que me expliquei mal, ou seja eu estava a perguntar se mesmo tendo 33% do imóvel em meu nome se o banco me iria pedir 10%do que eu pedirei emprestado...era isso...
    • nub01
    • 16 fevereiro 2022

# 7

Colocado por: Vítor Magalhães
    O banco na melhor das hipóteses vai-lhe emprestar 90% do valor da escritura, o restante valor, incluindo despesas bancárias (comissão de abertura de credito, avaliação, seguros, etc...) despesas com os registos (escritura) e impostos (imposto de selo, IMT, etc...).
    Sobre a avaliação bancária, mesmo que o banco avalie por um valor superior ao valor da venda, este só financia a percentagem referente ao valor escriturado. Se a avaliação for inferior a esse valor então será a percentagem sobre o valor da avaliação.

Era exatamente isso que eu me referia, mesmo não pedido o valor para pagar a totalidade, aquilo que me pertence não serve como os 10%da entrada o banco vai solicitar na mesma...
  4.  # 8

nub01, os 10% da entrada são para juntar aos 90% do banco e entregar aos vendedores.
    • nub01
    • 16 fevereiro 2022

# 9

Colocado por: Vítor Magalhãesnub01, os 10% da entrada são para juntar aos 90% do banco e entregar aos vendedores.

Obrigado Vítor pelo esclarecimento, tinha a dúvida que a parte que me pertence poderia servir como garantia para não ter de pagar esses 10%, sendo esse o caso fiquei esclarecido.

Obrigado.
    • RMPG
    • 16 fevereiro 2022

# 10

Boa noite.. acho que vai para ai alguma confusão, mas sinceramente não tenho as palavras certas para o esclarecer.... vamos supor que a casa é avaliada em 100.000, o banco so empresta 90.000, os restantes 10.000 ou seja os tais 10% do valor do tera que os suportar...

Não sei se o ajudei se o confudi mais....
    •  
      Dom
    • 17 fevereiro 2022

# 11

Fiquei um pouco confuso ao ler os comentários mas o que depreendi do comentário do Pedro Barradas é que se o banco avaliar a casa pelos tais 258k, só lhe vai emprestar 80 a 90% desse valor. Ora se só necessita de cerca de 67% dos 258k, não tem de se preocupar com nada porque o "sinal" é a parte que o seu pai lhe doou. É como se tivesse capital para dar um sinal de 86k e agora só precise de pedir o resto.
    É isto ou estou equivocado?
  5.  # 12

o banco só empresta 80% ou 90% do valor da escritura ou da avaliação, o que for mais baixo.
    O resto será suportado por si.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Pedro Barradas
  6.  # 13

O banco empresta 90% do valor escriturado ou da avaliação (caso esta seja inferior ao valor a escriturar). Numa forma simplificada, no dia da escritura o comprador vai entregar um cheque do valor total escriturado sendo que desse valor apenas 90% são emprestados pelo banco, os outros 10% já tem que estar na conta do cliente.
  7.  # 14

Colocado por: IronManSousao banco só empresta 80% ou 90% do valor da escritura ou da avaliação,

Pronto.

Colocado por: Vítor MagalhãesO banco empresta 90% do valor escriturado ou da avaliação (caso esta seja inferior ao valor a escriturar). Numa forma simplificada, no dia da escritura o comprador vai entregar um cheque do valor total escriturado sendo que desse valor apenas 90% são emprestados pelo banco, os outros 10% já tem que estar na conta do cliente.

ISTO..
    • nub01
    • 17 fevereiro 2022

# 15

Obrigado a todos pelo esclarecimento.

0.0176 seg. NEW