Iniciar sessão ou registar-se
    • rui_v
    • 16 fevereiro 2022

     # 1

    Boa tarde. Moro num apartamento e, grande parte dos tectos têm, do outro lado, uma zona de páteo do andar de cima. Isolamento térmico na placa é inexistente pelo que, para alem do frio no inverno, há muitas zonas de condensação (felizmente não tenho infiltrações). Pretendo aplicar XPS (tipo roofmate) no tecto (pelo interior, portanto) mas não faço a menor ideia de como se aplica. Podem-me ajudar? As minhas dúvidas principais são: 1 - Como fixar o XPS ao tecto? 2 - É necessário (ou conveniente) cobrir o XPS com gesso cartonado? Se sim, como o fixo "em cima" do XPS? Agradeço desde já qualquer ajuda.
  1.  # 2

    Olhe é mais barato e melhor tecnicamente, aplicar uma manta em la mineral com papel kraft voltado para o gesso (local aquecido), com 100mm de espessura minima voltado para o tecto falso em gesso cartonado.

    Os senhores que forem fazer o tecto falso, sabem à partida, fazer isso tudo.
    Se quer fazer você. tem videos e manuais on-line. Se não sabe, nunca fez, não é fácil, digo-lhe já.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui_v
    • rui_v
    • 16 fevereiro 2022

     # 3

    Obrigado. Tenciono ser eu a fazer. Já estou farto de pedir orçamentos mas o pessoal está "de barriga cheia". "O trabalho é pequeno", dizem (80m2 de tecto). Já agora, porque é que a lã é melhor para este fim? Em termos de aplicação parece-me ser infinitamente mais difícil.
  2.  # 4

    Colocado por: rui_vJá agora, porque é que a lã é melhor para este fim? Em termos de aplicação parece-me ser infinitamente mais difícil.

    Existem n discussões aqui no forum a explicar isso mesmo. situações idênticas e equivalentes...
    •  
      taunus
    • 16 fevereiro 2022 editado

     # 5

    Colocado por: Pedro BarradasOlhe é mais barato e melhor tecnicamente, aplicar uma manta em la mineral com papel kraft voltado para o gesso (local aquecido), com 100mm de espessura minima voltado para o tecto falso em gesso cartonado.


    Os senhores que forem fazer o tecto falso, sabem à partida, fazer isso tudo.
    Se quer fazer você. tem videos e manuais on-line. Se não sabe, nunca fez, não é facil, digo-lhe já.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rui_v


    Nesse caso como é por baixo da placa faz sentido que o kraft esteja virado para baixo, por causa das condensações, ou seja a parte da lá fica em contacto com a laje. Mas e se for por cima da laje de esteira? Já me disseram aqui que o kraft deveria ficar em contacto com a laje, ou seja virado para baixo. Mas também já me disseram que essa não é a solução correcta, que o kraft deve ficar virado para cima para não provocar condensações.
  3.  # 6

    O papel kraft (barreira ao vapor) deve ficar entre o isolamento e a fonte/origem da condensação(vapor).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zinna
  4.  # 7

    Colocado por: Vítor MagalhãesO papel kraft (barreira ao vapor) deve ficar entre o isolamento e a fonte/origem da condensação(vapor).
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

    Foi o que descrevi...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    •  
      taunus
    • 16 fevereiro 2022 editado

     # 8

    Colocado por: Vítor MagalhãesO papel kraft (barreira ao vapor) deve ficar entre o isolamento e a fonte/origem da condensação(vapor).


    Se bem entendo, no caso da laje de esteira, a fonte/origem de condensação (vapor) é a habitação e a própria laje, certo?

    Então nesse caso, ao colocar uma barreira entre o isolamento e a fonte não estou a "obrigar" a que o vapor se concentre na própria laje e por conseguinte condense nos tectos?
  5.  # 9

    As condensações evitam-se com ventilação. A bpv impede que o isolamento fique molhado, um isolamento molhado não funciona devidamente. Julgo que já vi esta comparação aqui escrita no fórum, mas imagine que está no verão, tem uma t-shirt vestida e por acidente leva com um balde de água em cima, essa t-shirt é o isolamento, qual é a sensação que sentirá a seguir, mesmo sendo verão?
  6.  # 10

    Colocado por: Vítor MagalhãesAs condensações evitam-se com ventilação. A bpv impede que o isolamento fique molhado, um isolamento molhado não funciona devidamente. Julgo que já vi esta comparação aqui escrita no fórum, mas imagine que está no verão, tem uma t-shirt vestida e por acidente leva com um balde de água em cima, essa t-shirt é o isolamento, qual é a sensação que sentirá a seguir, mesmo sendo verão?


    Percebo o seu exemplo. E percebo também que a ventilação é essencial. Mas tenho andando com esta dúvida visto que a bpv vai "obrigar" o vapor a concentrar na laje ao invés de o deixar dissipar. Mas OK, as termodinâmicas não são fáceis de entender certas vezes.
  7.  # 11

    Colocado por: taunus

    Percebo o seu exemplo. E percebo também que a ventilação é essencial. Mas tenho andando com esta dúvida visto que a bpv vai "obrigar" o vapor a concentrar na laje ao invés de o deixar dissipar. Mas OK, as termodinâmicas não são fáceis de entender certas vezes.

    A condensação surge nos locais com pontes térmicas devido ao diferencial de temperatura. Havendo isolamento eficiente, e uma ventilação adequada para regular a humidade do ar, o problema fica resolvido.
    A bpv não deixa que o vapor atravesse o isolamento e vá condensar no lado oposto e eventualmente no interior do mesmo. o vapor só se torna em humidade quando existe o contato com a temperatura mais fria.
 
0.0157 seg. NEW