Alguém que tenha passado por algum processo de legalização de terrenos e/ou construção em zona de instabilidade geotécnica? Possuo um terreno que será urbanizado em breve e se encontra numa zona geográfica considerada de instabilidade e idealizo a construção de piscina no futuro. Existem já várias casas construídas na mesma linha (que muito provavelmente não respeitam as regras de construção) e inclusive, a cerca de 100m, numa zona já urbanizada e totalmente dentro da legalizadade, existe uma moradia com piscina. Em termos geotécnicos não devem existir diferenças.
Em conversas preliminares com a arquitecta, que remeteu a responsabilidade deste tema para outro serviços da câmara, a mesma referiu que é pouco provável que venha a ser possível construir piscina neste terreno.
Gostava de perceber se já alguém passou por processos similares e como foram. Se houve necessidade/possibilidade de pedir uma análise independente a um topógrafo para posteriormente submeter um pedido de alteração de alvará (?).
Tem é de contactar um tecnico/ equipa especializada em estudos Geotécnicos... Mandar elaborar os Estudos/ ensaios que se acharem necessários. Isso normalmente é da competencia de Eng. civis, de minas e geológicos.
Mas qual topógrafo!? Foi isso que a arquitecta lhe indicou?
Sim a informação foi passada pela equipa de arquitectura da câmara. Confesso que o meu conhecimento é limitado por isso agradeço a direcção. A minha grande dúvida aqui prende-se se posso pedir esse estudo de forma independente e depois potencialmente confrontar aquilo que foi (vai ser) determinado pelo processo de legalização.
Faz-me confusão como é que um vizinho 100m acima tem possibilidade de edificação de piscina e eu ali posso vir a não ter. O terreno é exatamente o mesmo. Mas pronto não sou de todo perito e na volta o terreno até é diferente...
Não se atormente antes de tempo. Já lá existe alguma construção? É uma AUGI? Estão a legalizar exactamente o que? Essa zona de instabilidade geotécnica está definida onde? No PDM?