Iniciar sessão ou registar-se
    • Coisa
    • 17 fevereiro 2022

     # 1

    Olá a todos,

    Estou em vias de comprar um apartamento e como este é um processo novo para mim estou com alguns receios. Fiz oferta, foi aceite depois de alguma negociação e estou agora em vias de assinar o CPCV.
    Será que vale a pena contratar um perito avaliador para avaliar o imóvel antes de assinar o CPCV? O processo com o banco só agora foi iniciado por isso ainda vai demorar até o avaliador do banco entrar em cena. Estaria a pagar dois avaliadores, um meu e outro mais tarde do banco...mas tudo bem.
    Isto é comum? Ou será que é paranóia a mais?

    Obrigado!
  1.  # 2

    O valor que o seu avaliador der ao apartamento não lhe servirá para nada. O que vale é a avaliação do banco.
    O que pode contratar é uma avaliação técnica ao imóvel. Isso sim pode lhe dar indicações se é ou não um bom negócio
    Concordam com este comentário: Lissa
  2.  # 3

    Colocado por: zedasilvaO valor que o seu avaliador der ao apartamento não lhe servirá para nada. O que vale é a avaliação do banco.
    O que pode contratar é uma avaliação técnica ao imóvel. Isso sim pode lhe dar indicações se é ou não um bom negócio


    Depois de já ter feito a oferta e esta ter sido aceite eu considerava de ma fé. Se o avaliador disser que não considera um bom investimento quebra a palavra?
    Já devia ter pensado no assunto antes de ter feito a oferta
    Concordam com este comentário: zedasilva
    • Coisa
    • 18 fevereiro 2022

     # 4

    Colocado por: FabioCaseiro

    Depois de já ter feito a oferta e esta ter sido aceite eu considerava de ma fé. Se o avaliador disser que não considera um bom investimento quebra a palavra?
    Já devia ter pensado no assunto antes de ter feito a oferta
    Concordam com este comentário:zedasilva


    Percebo e de certa forma concordo mas só agora tive acesso à caderneta, certidão, atas, etc, informações essas que me fizeram questionar se não estaria a pagar mais do que devia.
  3.  # 5

    Estando a comprar agora, da maneira que está o mercado, é quase certo que está a pagar mais do que devia.

    Mas o que o leva a pensar isso, em concreto? O valor patrimonial é muito mais baixo que o valor de mercado, certamente...

    Creio que só ter tido acesso à documentação agora é suficiente para repensar a opção... Se calhar até já a tinha pedido, e não lhe foi entregue em tempo útil.

    Também pode incluir uma cláusula de avaliação bancária mínima de um certo valor, no CPCV...
    • RCF
    • 18 fevereiro 2022

     # 6

    Colocado por: CoisaSerá que vale a pena contratar um perito avaliador para avaliar o imóvel antes de assinar o CPCV? O processo com o banco só agora foi iniciado por isso ainda vai demorar até o avaliador do banco entrar em cena. Estaria a pagar dois avaliadores, um meu e outro mais tarde do banco...mas tudo bem.
    Isto é comum? Ou será que é paranóia a mais?

    Para se salvaguardar, o melhor é tentar colocar uma cláusula no CPCV (muito comum), ficando expresso que esse contrato pode ser resolvido, caso o Banco recuse conceder-lhe o empréstimo, devendo, nesse caso, o promitente vendedor devolver-lhe o valor do sinal pago.
    • Lissa
    • 18 fevereiro 2022

     # 7

    Colocado por: FabioCaseiro

    Depois de já ter feito a oferta e esta ter sido aceite eu considerava de ma fé. Se o avaliador disser que não considera um bom investimento quebra a palavra?
    Já devia ter pensado no assunto antes de ter feito a oferta
    Concordam com este comentário:zedasilva


    Isto é uma coisa meio à americana, em que depois de feita a oferta o comprador pode pedir uma inspeção técnica ao imóvel e se forem detectados problemas na casa, o comprador pode usar isso para negociar o preço de venda.
  4.  # 8

    Colocado por: Lissa

    Isto é uma coisa meio à americana, em que depois de feita a oferta o comprador pode pedir uma inspeção técnica ao imóvel e se forem detectados problemas na casa, o comprador pode usar isso para negociar o preço de venda.


    Nada contra, até acho que devia ser prática comum, no entanto antes de fazer a oferta e aceitar os termos fala nas condições.
    Mas isto sou eu que gosto de ser de palavra e que o sejam comigo. Às vezes também me dá o famoso síndrome de remorso mas quando dou a palavra não volto atrás
  5.  # 9

    Colocado por: Coisa

    Percebo e de certa forma concordo mas só agora tive acesso à caderneta, certidão, atas, etc, informações essas que me fizeram questionar se não estaria a pagar mais do que devia.


    Atenção que não estou a criticar a sua forma de gerir o negócio, cada um faz da forma que entender. Simplesmente se fosse eu o vendedor não seria algo do meu agrado. Se a oferta tivesse sido feita nesses termos siga para o que tiver de ser feito.
    Como já aqui foi dito, se tiver a ver com o valor patrimonial vs o valor que está a fechar negócio, em Portugal é comum o VPT ser consideravelmente mais baixo (ainda por mais num mercado favorável aos vendedores)
    • imo
    • 19 fevereiro 2022

     # 10

    Tentar inferir o valor de mercado de um imóvel a partir do seu valor fiscal é um erro. As diferenças podem ser abismais, especialmente em imóveis mais antigos.
    Ouvir a opinião de um agente imobiliário familiarizado com o mercado da zona pode ser uma solução simples e barata para a sua dúvida.
    Boa sorte
  6.  # 11

    Eu tambem estou em fase de empréstimo agora. É assim, tive que assinar o CPCV para "garantir" a reserva...Pedi à imobiliaria que colocasse no CPCV a clausula que o negócio será sucedido em caso da aprovação do empréstimo e da avaliação do imóvel.Ou seja se a avaliação não for adequada para ter empréstimo, o negócio fica anulado e a minha entrada é me devolvida.
    A falar é que a gente se entende e penso que seria injusto em caso de má avaliação/não aprovação do crédito ficarem com a minha entrada.

    No entanto, após a assinatura do CPCV a imobililiaria deu esse parecer ao banco, posteriormente tive o empréstimo aprovado e após isso foi feita a avaliação do imóvel pelo banco..

    Fale com a pessoa com qual está a fazer negócio e vai tudo correr bem!Os imóveis estão muito sobrevalorizados agora, por isso penso que vale a pena tentar...
 
0.0159 seg. NEW