Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: nhenriquesBoa tarde,

Volto a "tentar" ativar este tema: sobre como tentar proteger o roupeiro de eventuais humidades que apareçam: chão(placa) e parede de trás (WC) - o que posso colocar antes de colocar o roupeiro?

Outra questão: algum referência para empresas de roupeiros na zona de Torres Vedras e Lourinhã?

Notas: parece-me de todo que o problema de humidade ficou resolvido mas, salvaguardar!

Obrigado!
    material isolante , shuleter
  2.  # 2

Colocado por: rafaelisidoromaterial isolante , shuleter

Vou procurar essa marca

Obrigado
  3.  # 3

Boa noite

Comecei a picar a parte da parede mais baixa e que pode ter estado em contato com humidade ascendente.
    O que vos parece? parede e estuque seco? ou devo-me preocupar?

Obrigado.
      WhatsApp Image 2025-11-11 at 23.14.38.jpeg
      WhatsApp Image 2025-11-11 at 23.14.38 (1).jpeg
      WhatsApp Image 2025-11-11 at 23.14.38 (2).jpeg
  4.  # 4

Bom dia

Para a colocação de novo estuque devo fazer alguma preparação?

Obg.
  5.  # 5

.
  6.  # 6

Humedecer o suporte antes de aplicar a massa.
  7.  # 7

Pedro Barradas

Antes da pessoa ir colocar estuque devo "salpicar" o tijolo?
    Logo antes de aplicar ou uns bom tempo antes?

Pela cor do tijolo não me parece que tenha humidade, o que vos parece?
  8.  # 8

Boa noite

Ninguém com mais experiência opina sobre o aspeto dos tijolos após retirar o estuque?

Hoje tirei mais um bom bocado de estuque e do que reparo, as marcas de humidade que saltaram à vista é nas zonas onde existe cimento - nas zonas das portas, junto a tomadas e a tapar alguns roços de tubagem. faz sentido porque o cimento vai absorvendo mais a humidade e vindo ela da placa de suporte?

Deixo mais umas fotos.

Não tirei o rodapé - fiz mal aproveitar e assim só tenho que estucar de novo? O que fariam?

Obrigado!
      WhatsApp Image 2025-11-16 at 20.42.53.jpeg
      WhatsApp Image 2025-11-16 at 20.42.54.jpeg
  9.  # 9

Boa noite

Após o trabalho de tirar todo o estuque que tinha sinais de humidade - veio cá um estucar e fez o seu trabalho!
    Mas hoje, caiu-me tudo - consegui ajuda para tirar a madeira antiga para limpar - que já tinha conversado com o homem dos roupeiros para vir tirar medidas e qdo tira o canto exterior...pufff... balde de água fria novamente - mais humidade!

Na altura ventilamos com 6 tubos de 100 o desvão. Será que não foi suficiente?

Nas costas desta parede é um WC - será que esta humidade pode vir das juntas estarem desgastadas?

Acham que vale a pena abrir um buraco na placa e ver como está o desvão?

Que ajuda posso procurar para ver se resolvo isto de vez?

Deixo fotos do estado atual:
      WhatsApp Image 2025-11-21 at 22.01.25.jpeg
      2025.11.21_2.jpeg
      2025.11.21_1.jpeg
  10.  # 10

Como estava à 2 anos atrás: sem humidade aparerente.
      2023.10.14_4.jpeg
  11.  # 11

foto das juntas do WC nas contas da parede do roupeiro.

A lateral é exterior - amanhã tiro fotos de manhã.
      WC_Parede_Costas.jpeg
  12.  # 12

No inicio do topico disse que tinha cave, neste caso tem a cave por baixo ou um desvao sanitario ou oitra coisa?

Tem humidade na mesma parede para o corredor e roupeiro, ou sao duas zonas diferentes e distantes?

Esta com mau aspecto, pode perfeitamente ser agua da WC do duche ou ate mesmo um cano com fuga.
  13.  # 13

Bom dia

A casa tem uma cave parcial. Nesta zona já não há cave, mas é desvão sanitário.
    A parede do corredor onde tb já existiu humidade é ligada à parede das costas do roupeiro. No corredor, aparentemente agora não há sinais de humidade. Posso colocar aqui uma foto do outro lado do roupeiro que faz ligação com o corredor. A humidade deste canto vai progredindo pelo cimento da parte inferior das costas do roupeiro.

Como despistar se é do desvão ou do WC?

Acham que abrir buraco na placa ajudaria a perceber como está o desvão? Depois como o tapar?

Gostava de resolver a situação, mas não sou da área e estou disponível para contratar pessoas para ajudarem na resolução desta situação.

Obrigado.
  14.  # 14

Imagem de como está hoje o canto interior que faz ligação com a parede do corredor.

O tijolo de baixo parede escuro, mas o cimento está seco - não parece ter humidade.
      WhatsApp Image 2025-11-22 at 09.53.30.jpeg
  15.  # 15

Como já disseram, pode ser infiltração do duche ou de um cano ou união.
    Mas se está com curiosidade para saber como está o tal desvão pode fazer um buraco para inspecionar. Compre uma camara de inspeção endoscópica ou procure alguém que faça esse serviço (mas se calhar o serviço custa o mesmo que uma camara barata...).
    Disse que é cave parcial e depois o desvão, se conseguir pode sempre furar na parede da cave para o desvão. Caso contrário é furar a laje, tem é de perceber o diâmetro do furo necessário para conseguir manobrar a camara. Tapar o buraco será fácil.
  16.  # 16

Pelo aspecto da parede (as “bolhinhas” na pintura) não parece ser humidade casual, é humidade por pressão interna, normalmente causada por infiltração muito localizada. Quando aparece de um momento para o outro, em paredes interiores e junto a uma tomada, há três suspeitos principais:

1. Condensação interna (não me parece que seja)

Isto não é típico de condensação. A condensação cria manchas difusas, não um foco tão definido.

2. Possível fuga numa tubagem embutida

Se nessa parede passar alguma coluna de águas (mesmo que não seja obvia), uma microfuga pode acumular água no reboco até finalmente “empurrar” a tinta.
    Estas fugas começam pequenas e por vezes demoram semanas a dar sinal - o timing bate certo.

3. Infiltração vinda da caixa da tomada

As caixas de aparelhagem são um clássico.

Se vêm de uma zona húmida adjacente (casa de banho, cozinha, marquise)? Suspeito nº1.

Se há roço mal selado ou atravessamento de tubagem elétrica vindo de uma zona húmida? Suspeito nº2.
  17.  # 17

bluepeak

Obrigado pela sua análise.

A situação incial estava com humidade em toda a base do roupeiro.

Agora parece estar só no canto em que no WC existe o duche acima colocado e a parede exterior - mas a água vai pelo cimento e rapidamente se expande - digo eu. As paredes do correr a semana passada estavam secas.

Em relação ao desvão tenho uma câmara endoscópica e esta manhã lancei-a pelo tubo mais perto deste local - não consigo ter noção de nada de jeito visto que a luz é quase inexistente e os leds da câmara não me permitem ver nada de jeito - mas o cabo da câmara saiu molhado - pode ser um indicio.

Se fosse uma fuga de um cano (vou a procura de fotos desse WC), a fuga não devia de vir de cima para baixo? colocando o WC a fazer o teste de pressão será suficiente? se fosse uma fuga de verão não devia estar tb húmido?

O Buraco pode ser feito com uma pequena broca de 30mm par lançar a câmara?
  18.  # 18

A parede do lado exterior, sensivelmente na zona do canto mais humido.
      WhatsApp Image 2025-11-22 at 13.22.45.jpeg
      WhatsApp Image 2025-11-22 at 13.22.46.jpeg
  19.  # 19

Isto era como estava à dois anos.
      2023.02.19.jpeg
  20.  # 20

Ja chamou alguem que percebe da "poda" para ver o seu problema no local?

Daqui é dificil de advinhar, mas, pela dimensão, eu diria que é mais provavel ser um grande problema de infiltração do WC ou fuga de algum cano do que um problema do desvão.

O terreno é areoso ou barrento?

Eu tinha sempre humidade num quarto, numa parede meias com um WC e duche, até o taco do chao escureceu e soltou. Só ao fim 15 anos, apos mudar o chao vi o problema, e era uma fuga no chuveiro, uma ligacao entre canos com a grelha de escoamento.

0.0262 seg. NEW