Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde caros Foristas, Acompanho este Fórum há imenso tempo e coloco aqui uma questão uma vez que nunca tive uma situação destas num projecto.
    Estou a desenvolver neste momento um projecto de Licenciamento para Mafra para uma moradia num terreno já loteado.
    Infelizmente terei de facto de ir pela via do Licenciamento e não pela Comunicação prévia.
    A casa irá possuir 2 pisos acima sem garagem.

    Questão. O cliente quer fazer uma cozinha ao nível do Piso 0 e outra no Piso de cima por questões familiares e afins.
    Alguém me sabe dizer se a câmara Municipal pode implicar com isto? Em ultima instância ainda estou a pensar colocar apenas a cozinha de baixo na câmara e a de cima (estando na mesma prumada) colocar depois.

    Outra questão que possuo é que de todas as câmaras municipais com as quais trabalhei esta é a única que apenas esclarece dúvidas por email e dá respostas completamente genéricas remetendo para o PDM e regulamentos. alguém tem algum conselho para lidar com isto ?

    Obrigado a todos 😉
  2.  # 2

    Nunca trabalhei com Mafra.. Mas já não é a 1ª vez que colegas se queixam... É complicado.
    De qualquer das formas não vejo impedimento de haver uma "copa" além da cozinha. Está a ver?
  3.  # 3

    a moradia é unifamiliar, tem ligação interna por escadas os dois pisos ?
  4.  # 4

    Colocado por: tviegasa moradia é unifamiliar, tem ligação interna por escadas os dois pisos ?


    Sim a moradia é unifamiliar com apenas entrada pelo piso térreo e tem todo o percurso acessível pelo mesmo.
    O acesso ao piso superior é por escada sim
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasNunca trabalhei com Mafra.. Mas já não é a 1ª vez que colegas se queixam... É complicado.
    De qualquer das formas não vejo impedimento de haver uma "copa" além da cozinha. Está a ver?


    Pois percebo perfeitamente, obrigado Pedro 😉
  6.  # 6

    na legislação não encontro nada que imponha que uma casa tem de ter apenas uma cozinha, dai que isso não será problema
    no entanto para certas tutelas levanta-se uma questão, qual seria a designação de uma casa com 3 quartos e duas cozinhas? um T3?
    e por ai fora, uma casa com 3 quartos e duas salas, um T3 ou um T4?
    penso que seria uma boa questão a meter aos serviços da ordem dos arquitetos.
  7.  # 7

    qual é a area útil que está a propor para a COPA?
    e não consegue ao mesmo tempo enquadrar como area para tratamento de roupa/ lavandaria?
  8.  # 8

    Porque é que um casa nao pode ter mais de uma cozinha?
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradasqual é a area útil que está a propor para a COPA?
    e não consegue ao mesmo tempo enquadrar como area para tratamento de roupa/ lavandaria?

    Esta copa seria aberta para a sala e teria cerca de 11m2 mas já estou a ver a ideia que propõe acho muito inteligente e vou adoptar esse caminho.

    Agora até fiquei com vontade de lhe oferecer um café pela ideia pah. Muito obrigado 😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 10

    Colocado por: LuisPereiraPorque é que um casa nao pode ter mais de uma cozinha?


    Poder até pode, pelo menos do ponto de vista jurídico, a questão é a forma como seria interpretado pelo técnico da câmara no sentido de ele entender isto como sendo 2 fogos.
    Por vezes temos de antecipar estas questões e eu não estava a ver como.
    • sltd
    • 18 fevereiro 2022

     # 11

    2 cozinhas é típica moradia de emigrante (principalmente de França). 😀
    Conheço vários casos.
  11.  # 12

    Colocado por: sltd2 cozinhas é típica moradia de emigrante (principalmente de França). 😀
    Conheço vários casos.


    em processos de legalização / licença de utilização é frequente encontrar em casas dos anos 80 inicio dos 90, em especial naqueles mausoléus enormes.
  12.  # 13

    Colocado por: ARKADA

    Sim a moradia é unifamiliar com apenas entrada pelo piso térreo e tem todo o percurso acessível pelo mesmo.
    O acesso ao piso superior é por escada sim


    perguntei, se fosse o caso de ano existir ligacao interna entre os piso a camara podia ficar com a pulga atras da orelha com essas duas cozinhas
 
0.0164 seg. NEW