Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: aspiranteQuem mal pergunte? O que vai ter ligado à casa em termos de rede???
    Será que a diferença entre ter cat 5 e cat 6 par uma habitação familiar é assim tão importante???

    Vai montar uma rede de computadores, sistemas de domotica ultra avançados, sistemas de controlo e segurança assim tão comunicativos que necessita de tanta largura de banda na rede de cablagem estruturada?

    Estamos a falar de uma habitação? certo? Ou será para ter escritórios? Com servidores de dados? Servidores de Streeming? Vai ter as televisões ligadas por rede para a alta definição (msm assim 100 Mb devem dar, e estou em crer que usando os 4 pares entrançados se consegue com a cat 5e chegar ao Gigabit...)

    Em relação a preços, penso estar-mos a falar no dobro por metro (sem ter certeza, mas pode ter um exemplo em: lidertronica.com procure por cabos e depois redes)

    A minha opinião é que passar de 5e para 6... poucas vantagens, e mesmo em ambientes de grande necessidade de tráfego, provavelmente a cat 6a será já mais indicada... fibra óptica para habitação... lol, num futuro talvez seja necessário, quando os frigoríficos começarem a conversar sobre o tempo com o televisor...


    Esse futuro está mais próximo do que julgamos:)
  2.  # 22

    Colocado por: synosys
    Colocado por: aspiranteQuem mal pergunte? O que vai ter ligado à casa em termos de rede???
    Será que a diferença entre ter cat 5 e cat 6 par uma habitação familiar é assim tão importante???

    Vai montar uma rede de computadores, sistemas de domotica ultra avançados, sistemas de controlo e segurança assim tão comunicativos que necessita de tanta largura de banda na rede de cablagem estruturada?

    Estamos a falar de uma habitação? certo? Ou será para ter escritórios? Com servidores de dados? Servidores de Streeming? Vai ter as televisões ligadas por rede para a alta definição (msm assim 100 Mb devem dar, e estou em crer que usando os 4 pares entrançados se consegue com a cat 5e chegar ao Gigabit...)

    Em relação a preços, penso estar-mos a falar no dobro por metro (sem ter certeza, mas pode ter um exemplo em: lidertronica.com procure por cabos e depois redes)

    A minha opinião é que passar de 5e para 6... poucas vantagens, e mesmo em ambientes de grande necessidade de tráfego, provavelmente a cat 6a será já mais indicada... fibra óptica para habitação... lol, num futuro talvez seja necessário,quando os frigoríficos começarem a conversar sobre o tempo com o televisor...


    Esse futuro está mais próximo do que julgamos:)


    Sim acredito, com a evolução da inteligência artificial... lol

    mais uma vez digo "a minha opinião) de 5e para 6, eu optava pelo 5e... e a construção é importante, temos de adaptar a tecnologia ao que se pretende, mesmo no futuro a 5e será usada (basta imaginar a quantidade de infraestruturas que usam a cat 5e) se no futuro estiver realmente a pensar implementar um Datacenter nesse local... bem, ai nem cat 6... faça mesmo tudo em fibra óptica.
  3.  # 23

    Colocado por: aspiranteol, num futuro talvez seja necessário, quando os frigoríficos começarem a conversar sobre o tempo com o televisor...


    Não me diga que não sabe que eles já conversam intimamente?

    Ó pra ele aqui tá bonito!!!

    Pelos vistos ainda não se aperceberam bem das mudanças que estão a acontecer, desde aparelhos que ao mínimo sinal de avaria avisam o representante etc.
    Daqui á fibra óptica ser necessária em casa é apenas um pulinho mais curtinho do que se julga!
    Quando começaram os computadores os discos eram de apenas uns kb e depois passaram a uns mb, ora já passámos a era no gb e entrámos na do tb, logo...

    Cumps
  4.  # 24

    Viva para todos :

    eu cá não abdiquei de obrigar o construtor a colocar cabo de rede cat 6 ,bastou lembrar que estava inscrito no caderno de encargos preparado pela minha arquitecta ...

    clar que também faz jeito quando temos consola de dómótica com saida de ethernet para as coisas conversarem entre elas ( alarme , CCTV , rega automática , sombreadores , sensor de crepúsculo , sensor de movimento , sensor de chuva ,etc. )

    e claro que no ATI poderei decidir onde quero ligar cada chicote , se no próprio ATI , se no router : e como varri toda a casa a cabo UTP cat 6 (1 gbts )quando for possivel na minha zona alimentar o sinal de TV via cabo de rede é isso que farei , ou seja podem considerar as melhorias pequenas mas muitas melhorias pequenas juntas fazem uma melhoria grande !

    e já agora

    cat 5 0,31€ + IVA
    cat 6 0,43€ + IVA


    100 mts cat 5 = 31 euros

    100 mts cat 6 = 43 euros

    conselho : gastem os 12 euros

    cumptos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gugas
  5.  # 25

    Colocado por: macosViva para todos :

    eu cá não abdiquei de obrigar o construtor a colocar cabo de rede cat 6 ,bastou lembrar que estava inscrito no caderno de encargos preparado pela minha arquitecta ...

    clar que também faz jeito quando temos consola de dómótica com saida de ethernet para as coisas conversarem entre elas ( alarme , CCTV , rega automática , sombreadores , sensor de crepúsculo , sensor de movimento , sensor de chuva ,etc. )

    e claro que no ATI poderei decidir onde quero ligar cada chicote , se no próprio ATI , se no router : e como varri toda a casa a cabo UTP cat 6 (1 gbts )quando for possivel na minha zona alimentar o sinal de TV via cabo de rede é isso que farei , ou seja podem considerar as melhorias pequenas mas muitas melhorias pequenas juntas fazem uma melhoria grande !

    e já agora

    cat 5 0,31€ + IVA
    cat 6 0,43€ + IVA


    100 mts cat 5 = 31 euros

    100 mts cat 6 = 43 euros

    conselho : gastem os 12 euros

    cumptos


    Mais uma vez refiro.. para colocar, coloquem o cat 6a... do 6 para o 5??? Vantagens... nenhumas (algumas serão, mas não para o comum mortal, ou habitação).

    Em relação ao uso de fibra em casa... é realmente um absurdo, basta questionar ou procurar quais são as grandes empresas ou datacenters que o fazem? Só nos backbones... e claro por razões óbvias de comunicação entre activos de rede (switcs, routers, firewalls, servidores...) agora para os restantes componentes... nem comento, haja dinheiro e vontade de gastar.

    Mesmo com bastante domotica, e ligações de rede... cat 5e vai dar para os muitos próximos anos, mas claro, se quiserem aguentar na berra mais uns quantos, força na 6a... pois quando o frigorífico começar mesmo a dizer à televisão que está um frio do caraças... e a televisão a dizer que não, vão passar a ocupar bastante largura de banda na discussão... o melhor será até instalar uma linha dedicada a este tipo de conversas...

    Sim, já agora, podem montar linhas redundantes de fibra óptica, ou UTP cat 7 (próxima na lista)... e não se esqueçam de montar também dois servidores de VOIP, e dois controladores de rega e dois... etc (tudo isto para efectuar um processamento balanceado) de certeza que irão estar na berra durante os próximos anos, além de que claro em termos de segurança e de gestão continuada de meios e Backup and Recovery iremos ter uma grande melhoria (já imaginaram o servidor do frigorífico perder as configurações, e a lista de encomendas automática para o hipermercado... processamento balanceado, com redundância de linhas de fibra óptica, isso sim é o futuro...
  6.  # 26

    Que grande confusão que para aqui vai.

    Em primeiro lugar, se velocidade for o vosso objectivo, fiquem a saber que o cabo cat5e é certificado para redes gigabit. Hoje em dia quase todos os cabos cat5 que se encontram à venda são cat5e. Não pensem que para terem uma rede gigabit precisam de cat6.

    Segundo, a única vantagem do cat6, e a razão pelo qual o aconselho em certas ocasiões, é a sua boa tolerância a distâncias. Se vão passar cabo de rede a uma grande distância ou se vão usar o cabo para passar sinais não-rede (HDMI, Componentes, serial, etc), então aconselho o cat6.

    Quanto à fibra....acordem! Enganam-se os que pensam que se usa fibra como substituto do cabo cat5/6/7.
    Os únicos dispositivos a usar fibra nativamente são os routers e placas de rede porque, eles sim, beneficiam da velocidade extra em topologias de dimensões consideráveis. Não há nenhum dispositivo 'final' (DVD, blu-ray, TV, etc, etc) que aceite conexões de fibra. O que iria acontecer era terem a vossa cablagem em fibra e terem adaptadores (enormes e caríssimos) de fibra para rj45 em todo o lado. Quão ridículo era isso?
    Nem falo na velocidade porque uma rede gigabit é muito mais do que qualquer um precisará nos próximos muitos anos.
    Senão reparem: quem tiver 20mbits de net/tv consegue visualizar 2 canais em HD. Se vocês tiverem 1000 na rede interna...precisam de mais??!?!

    Os únicos dispositivos que suportam fibra 'nativamente' são os modem's/routers dos operadores que oferecem fibra. São o que nós costumamos chamar 'engodo para bébés'. São feitos assim para o cliente pensar que beneficia muito com a fibra em casa/pela casa.
  7.  # 27

    Colocado por: MikeMelgaQue grande confusão que para aqui vai.

    Em primeiro lugar, se velocidade for o vosso objectivo, fiquem a saber que o cabo cat5e é certificado para redes gigabit. Hoje em dia quase todos os cabos cat5 que se encontram à venda são cat5e. Não pensem que para terem uma rede gigabit precisam de cat6.

    Segundo, a única vantagem do cat6, e a razão pelo qual o aconselho em certas ocasiões, é a sua boa tolerância a distâncias. Se vão passar cabo de rede a uma grande distância ou se vão usar o cabo para passar sinais não-rede (HDMI, Componentes, serial, etc), então aconselho o cat6.

    Quanto à fibra....acordem! Enganam-se os que pensam que se usa fibra como substituto do cabo cat5/6/7.
    Os únicos dispositivos a usar fibra nativamente são os routers e placas de rede porque, eles sim, beneficiam da velocidade extra em topologias de dimensões consideráveis. Não há nenhum dispositivo 'final' (DVD, blu-ray, TV, etc, etc) que aceite conexões de fibra. O que iria acontecer era terem a vossa cablagem em fibra e terem adaptadores (enormes e caríssimos) de fibra para rj45 em todo o lado. Quão ridículo era isso?
    Nem falo na velocidade porque uma rede gigabit é muito mais do que qualquer um precisará nos próximos muitos anos.
    Senão reparem: quem tiver 20mbits de net/tv consegue visualizar 2 canais em HD. Se vocês tiverem 1000 na rede interna...precisam de mais??!?!

    Os únicos dispositivos que suportam fibra 'nativamente' são os modem's/routers dos operadores que oferecem fibra. São o que nós costumamos chamar 'engodo para bébés'. São feitos assim para o cliente pensar que beneficia muito com a fibra em casa/pela casa.


    Exacto e preciso, sem rodeios e suposições :p
  8.  # 28

    PAra acabar com as duvidas e só para vossa informaçao, caso estejam a preparar os projectos das especialidades, e agora precisam de projecto ITED - Infraestruturas de Telecomunicaçoes em Edificios, o mesmo regulamenta OBRIGA a que seja instalado UTP classe E ....por isso preparem o cabo CAT6.

    Nao vao ter a obra mais cara por isso....
  9.  # 29

    Penso que tb obriga a um ponto fibra no local da ZAP
  10.  # 30

    Colocado por: migabcPenso que tb obriga a um ponto fibra no local da ZAP


    Sim.
 
0.0183 seg. NEW