Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Compramos uma moradia em banda inserida em loteamento (2 pisos + garagem; área total de construção de 237m2), em fase de projeto, cuja construção já iniciou (já levantada a estrutura em betão, já contruída a escada e as paredes).

    É composta por:

    Piso 0 - garagem; lavandaria e espaço lounge (separado da garagem por parede/divisória amovível) de acesso ao jardim a sul;
    Piso 1 - sala (estar e jantar) c/ recuperador de calor entre as 2 e cozinha c/ ilha (open space) e casa de banho de serviço no hall da entrada principal, a norte;
    Piso 2 - 3 quartos (suite principal a sul de 22,7m2 c/ entrada em frente ao mini-closet de 8,5m2 e wc c/ lavatório junto ao closet, fora do wc; 1 quarto secundário 14m2 a sul e 1 escritório a norte 10,9m2 c/ varanda) e wc comum a norte.
    Estávamos a pensar remover os bidés, mas já percebi que por causa da lei das acessibilidades, um terá que ter - estamos a pensar no WC comum do piso de cima, que é o maior, sendo que a nossa dúvida é se neste caso temos de adaptar a escada ou se basta estar isso previsto em projeto.

    As plantas são as que envio em anexo (fração contornada a vermelho) com as seguintes alterações:
    - a escada está em sentido invertido, ou seja, no piso 0, a escada termina voltada para o jardim e no piso 1 termina na sala;
    - as máquinas de lavar e secar roupa (MLR e MSR na planta da cozinha) vão passar para os arrumos do piso 0 (garagem), ficando estes 2 módulos livres na cozinha para armários p/ arrumação;
    - na sala de estar, em vez de secretária, estamos a pensar colocar um espaço lounge para leitura/música.

    Em termos de exposição solar: suite, sala e jardim voltados a sul; cozinha e escritório e wc do piso 2 voltados a norte.

    Moradia para um casal jovem, ainda sem filhos.

    Gostava de ouvir algumas opiniões/críticas/elogios/sugestões sobre elas, no sentido de averiguar a possibilidade de alterar eventualmente alguma coisa no interior. Em particular:
    - O que me aconselham fazer no jardim? Gostávamos de ter uma churrasqueira e piscina (pequena);
    - O que acham da disposição dos eletrodomésticos na cozinha, tendo em conta a sua área?
    - Gostávamos de ter banheira (180x80) no wc da suite. Acham que haverá espaço suficiente suficiente também para uma base de duche (80x80)?
    - Para separar a garagem do espaço lounge de acesso ao jardim, o que sugerem? Estamos a pensar numa parede divisória amovível.

    Muito obrigado desde já pela vossa atenção, ajuda e comentários :)
      Piso 2.png
      Piso 1.png
      Piso 0.png
  2.  # 2

    está assumido que aceitam entrar em casa e ver a cozinha logo correto?
    de resto acho tudo bem desenhado, é pena não terem conseguido fazer os quartos um pouco mais largos pois 2.68 m é um pouco apertado.
    Concordam com este comentário: Luís Gonçalves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luís Gonçalves
  3.  # 3

    obrigado pelo feedback, Marco!

    sim - parece-nos o ideal ter lá a cozinha, pois a entrada é voltada a norte e assim ficamos com a sala voltada a sul e com vista para o jardim.

    em relação aos quartos, sim realmente é um pouco apertado, mas dada a largura total da casa (6m), para termos 3 quartos pareceu-nos a melhor opção.

    em relação à casa de banho da suite, o que acha? dará para ter banheira e base de duche ou será melhor optar, dada a área?
  4.  # 4

    Não há nem uma is acessível! Como é possível.
    De resto concordo com o Marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luís Gonçalves
  5.  # 5

    Obrigado, Pedro! Vamos confirmar com o arquiteto - do que estive a ler, é obrigatório pelo menos um dos wc's ter bidé + área de manobra, certo? :) neste caso só estou a ver essa possibilidade no wc comum do piso de cima (área maior). neste caso teríamos de adaptar a escada ou basta isso estar previsto em projeto?
  6.  # 6

    Colocado por: Luís Gonçalvesé obrigatório pelo menos um dos wc's ter bidé, certo?


    Isso é o menos. zonas de manobra... espreite o Decreto-Lei 163/2006
    Concordam com este comentário: Luís Gonçalves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luís Gonçalves
  7.  # 7

    Eu acho delicioso o desenho da sala incluir um candeeiro daqueles gigantes, de pé... a mandar luz para cima da TV, lol.
    Concordam com este comentário: Luís Gonçalves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luís Gonçalves
  8.  # 8

    Obrigado pela ajuda, Ricardo! Vou ver e falar com o arquiteto, mas do que entendi do artigo 68º do RGEU, nas habitações T3 têm de existir pelo menos 2 WC's (um com pelo menos banheira e lavatório e outro com pelo menos retrete, bidé e lavatório, certo?), sendo que pelo menos um tem de ser acessível, de acordo com o DL 163/2006.

    No nosso caso, estávamos a pensar para os 3 WCs:
    - Deixar a banheira no WC da suite, mas o lavatório exterior ao WC (junto ao mini-closet). Não será possível?
    - Isto porque na casa de banho de serviço do piso 1 não há espaço para instalar banheira... só lavatório e sanita.
    - Já na casa de banho comum do piso 2 teremos sanita, lavatório, base de duche e lá teremos então de colocar o bidé para respeitar o DL se bem percebi (contando que as áreas de manobra são as suficientes e também tendo em conta que temos de ter espaço mínimo para eventual instalação de banheira c/ banco - 1,20m, certo?).
  9.  # 9

    O bidé tem de estar previsto "poder ser" instalado, mas, a futuro.

    Já a banheira, teria que haver um WC com uma, mas muitas vezes fala-se em ter uma banheira só de "pousar", para inspeção, num canto onde irá realmente ficar um duche.

    Eu penso que é importante a banheira, sobretudo para crianças pequenas que se divertem bastante a tomar banho lá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luís Gonçalves
  10.  # 10

    Obrigado :)

    Sim, nós queremos ter banheira e duche no WC da suite... Estávamos era a pensar colocar o lavatório do lado de fora do WC (junto ao closet), mas não estou certo se segundo o RGEU este lavatório não terá de estar no interior. O que acha?

    Isto porque, se não, acabamos por não ter o tal mínimo de 2 WCs que o RGEU pede para T3: um com pelo menos banheira e lavatório e outro com pelo menos retrete, bidé e lavatório.

    Como está agora, o WC de serviço do piso de entrada é muito pequeno (não cabe nem banheira, nem duche, só lavatório e retrete, por isso não será grande ajuda), no WC comum do piso de cima temos sanita, duche e lavatório e a tal possibilidade de instalar bidé no futuro para cumprir com o DL das acessibilidades e o WC da suite c/ a banheira e o lavatório fora, junto ao closet (e sanita).
  11.  # 11

    Ah em relação ao candeeiro de pé na sala tem razão eheh vamos rever esse pormenor mais decorativo claro, obrigado!
  12.  # 12

    Só um wc é que tem de ser acessível.
  13.  # 13

    Sim, no entanto, segundo o Artigo 68º do RGEU, e se percebo bem, as habitações T3 devem ter no mínimo 2 WCs: um com pelo menos banheira e lavatório (no nosso caso seria o WC da suite) e outro com pelo menos retrete, bidé e lavatório (no nosso caso seria o WC comum dos quartos).

    Para além disso, segundo o Artigo 84º do RGEU as habitações terão que ter, no mínimo, uma instalação sanitária com lavatório, banheira, uma bacia de retrete e um bidé (no nosso caso seria o WC da suite que teria banheira).

    Assim, e se estou a pensar bem, parece-me que o WC da suite terá de ter então banheira e lavatório (queremos também sanita, só não estou certo se é necessário bidé ou não já que o vamos prever no WC comum aos quartos). Já o WC comum do piso dos quartos terá que ter então bidé, lavatório, sanita e duche e espaço para manobras de rotação 360º (será este o wc acessível e visto que está no piso de cima não sei se teremos de adaptar as escadas ou se é suficiente a sua previsão em projeto, se futuramente for necessária a sua instalação).

    Parece-me que assim respeitámos tanto os artigos 68º e 84º do RGEU, como o 3.3.4. do DL 163/2006.
  14.  # 14

    Já li que o 3.3.4 do DL das acessibilidades se "sobrepõe" ao artigo 84º RGEU (e é por isso que os T0's e T1's geralmente só têm 1 WC com duche, mas c espaço, e não têm banheira).

    Por isso parece-me que a solução mais simples é no WC de suite colocar a banheira e o lavatório (e queremos também base de sanita). E no WC comum colocar a base de sanita, bidé, lavatório e base de duche (com espaço para eventual instalação de banheira), ficando este o wc acessível (já que é também o maior). Resta-me saber:

    1. Estando o WC acessível no piso de cima se tenho mesmo de instalar um dispositivos mecânicos de elevação (por causa do 3.3.5) ou outros meios de comunicação vertical ou se basta estar prevista no projeto essa possibilidade (como diz no 3.2.1 + 3.2.2)

    2. Se posso instalar o lavatório do WC da suite fora do WC, junto ao closet que era o que preferia :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MOC
  15.  # 15

    respeitar o 163 é tambem ter lá os espaços de manobra exigidos, nomeadamente o tal circulo de 1.50 m de diametro
    mas isso o arquiteto terá que resolver pois ao meter o projeto na camara terá que juntar o plano de acessibilidades do mesmo.
    Concordam com este comentário: Luís Gonçalves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luís Gonçalves
  16.  # 16

    obrigado Marco :)
    parece-me que o WC comum dos quartos terá esse espaço de manobra (espero que sim pois é o WC maior, com 6,34m2).
    assim esse ficaria como o wc acessível com sanita, bidé (ou possibilidade de?) e lavatório (em conformidade com o nº 2 do artigo 68º do RGEU) e com duche e espaço para eventual instalação de banheira (em conformidade com o 3.3.4 do DL).

    no wc da suite (4,8m2) colocaria a banheira e o lavatório (em conformidade com o nº 2 do 68º do RGEU) e sanita claro eheh. a minha dúvida agora é se posso ter o lavatório fora do WC da suite, em frente ao closet (como está atualmente e como já vi nalgumas plantas), ou se o lavatório tem mesmo de ir obrigatoriamente para dentro do WC :(

    Também confirmar se estando o WC acessível no piso de cima se tenho mesmo de instalar um dispositivos mecânicos de elevação (por causa do 3.3.5 do DL) ou outros meios de comunicação vertical ou se basta estar prevista no projeto essa possibilidade (como diz no 3.2.1 + 3.2.2 do DL)?
  17.  # 17

    não se preocupe com isso, no entanto é extremamente fácil meter o lavatório dentro da wc
    Concordam com este comentário: Luís Gonçalves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luís Gonçalves
  18.  # 18

    exato :) eu prefiro é que esteja fora do wc eheh vamos lá ver o que diz o arquiteto, mas se alguém tiver conhecimento agradeço a partilha ;D um abraço!
    Concordam com este comentário: Ana Sofia Sampaio
 
0.0174 seg. NEW