Iniciar sessão ou registar-se
    • Atlas
    • 20 fevereiro 2022

# 1

Bom dia

Gostaria da opinião do forum sobre um problema de um vizinho que se queixa de barulho.
    Tenho um apartamento que comprei há cerca de 18 anos, no quarto andar de um prédio que, obviamente, não tem boa insonorização.
    No terceiro andar, por baixo do meu apartamento, sempre viveu a mesma pessoa, ambos comprámos apartamento quase ao mesmo tempo, ela um pouco antes, pouco depois dos apartamentos estarem à venda. No inicio vivia com o marido que estava doente (faleceu algum tempo depois) e começou por se queixar que o marido ouvia os meus passos e que o incomodava. Tambem se queixava do som da televisão.
    Tenho problemas auditivos e assumi que podia não me dar conta de ter a TV com som alto e portanto passei a fazer tudo para ter o som baixo. Mas não podia fazer grande coisa em relação aos passos. Não uso sapados martelem o chão, são normalmente sapatos com sola de borracha ou chinelos de trazer por casa.
    O marido faleceu, o tempo foi passando e as queixas foram sendo mais esporádicas.
    Desde o inicio da pandemia que estou em casa - e devo continuar porque a empresa onde trabalho decidiu que ficariamos em teletrabalho definitivamente.
    Nunca tive queixas da senhora durante os ultimos dois anos, mas há dias encontrei um bilhete na caixa do correio em que me pedia para fazer menos barulho, que fazia "arrastamentos" constantes. Depois comecei a ter alguém a tocar-me à campainha da entrada do prédio de forma insistente (tipo alguém colocar o dedo no botão e deixa-lo lá por uns 5 segundos) e quando vou ver o video porteiro já não está ninguém. Tenho a certeza que é ela.
    Nunca veio falar comigo sobre o barulho. Não faço ideia de que barulho se queixa com "arrastamentos". Poderá ser o aspirador. Que uso uma vez por semana e cuja escova obviamente se arrasta pelo chão. Uso-o uma vez por semana por tempo limitado, claro, e a horas "normais, normalmente a meio da manhã ou a meio da tarde, aos sabados.
    Eu não quero falar com a vizinha porque acho que é ela quem tem que falar comigo se tem problemas. Deixar bilhetes na caixa de correio ou tocar à campainha não é comportamento normal, parece-me.
    Dito isto, e porque a situação me deixa cheio de ansiedade, já quase tenho receio de me mover pelo apartamento ou de usar o aspirador, que sugestões me podem dar para minimizar os barulhos em apartamentos obviamente mal construidos e onde praticamente tudo se ouve?
    Há muito que adotei algumas coisas, como tapete para a cadeira de trabalho para minimizar o ruido das rodas da cadeira, ou carpetes na sala para evitar que ao mover a mesa de centro que esta faça barulho... mas é quase impossivel não fazer barulho. Que aspiradores são ideais para apartamentos deste tipo?
    Obrigado pelas possiveis boas dicas que me possam dar
    • size
    • 20 fevereiro 2022

# 2

Colocado por: Atlas
    Que aspiradores são ideais para apartamentos deste tipo?
    Obrigado pelas possiveis boas dicas que me possam dar

Não tem que se preocupar com isso, desde que utilize o aspirador dentro do período diurno .
    O deficiente isolamento do prédio não é culpa sua.
  1.  # 3

Se está em teletrabalho possivelmente utilizará uma cadeira de rodas para se sentar. E se for o caso o problema deverá estar aí. Nas rodas!
    • AMVP
    • 20 fevereiro 2022

# 4

Colocado por: BoraBoraHá muito que adotei algumas coisas, como tapete para a cadeira de trabalho para minimizar o ruido das rodas da cadeira,

O User já fez isto: "Há muito que adotei algumas coisas, como tapete para a cadeira de trabalho para minimizar o ruido das rodas da cadeira, "
    • AMVP
    • 20 fevereiro 2022

# 5

Vou-lhe dar a minha opinião, se tem cuidado e a vizinha continuar a queixar-se o melhor que tem a fazer é mostrar que não está nem aí. Quanto mais se mostrar incomodado pior. Quanto à campainha... olhe pense que é um miúdo a divertir-se a tocar à campainha, a vizinha mais tarde ou mais cedo desiste ou vai falar consigo, não se preocupe.

Quanto ao aspirador, espire a horas normais, utilize um aspirador adequado ao seu chão e siga em frente nem pense mais nisso.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • AMVP
    • 20 fevereiro 2022

# 6

Mas também deixe que lhe pergunte, se a vizinha nunca falou consigo sobre o barulho como sabe que ela se queixa há tanto tempo?
    •  
      Dom
    • 22 fevereiro 2022

# 7

Colocado por: AMVPMas também deixe que lhe pergunte, se a vizinha nunca falou consigo sobre o barulho como sabe que ela se queixa há tanto tempo?

Tanto quanto percebi, ela ao inicio queixava-se, depois andou 2 anos sem problemas e o Atlas pensa que seja ela a queixar-se novamente indiretamente.
    Da sua parte, penso que agiu bem e tomara que todos os vizinhos tivessem essa atenção.
    Se pensa que da sua parte não há nada a fazer, é aguardar que a senhora fale consigo para tentarem chegar a uma solução. Ou então tente conversar com ela. Pergunte-lhe se foi ela que deixou os recados e mostre que tem feito os possíveis para não a incomodar.
    Para todos os efeitos, a senhora até pode ter problemas mentais.
  2.  # 8

Dou-lhe o meu exemplo para ver se o tranquiliza.

Vizinho do lado com a sala dele junto à minha cozinha. Tocou à campainha com a queixa que estávamos a lavar a loiça e disse-lhe que era normal pois era uma cozinha mas parámos e lavámos no dia seguinte.

Depois queixou-se que estávamos a falar e lá fomos falar para a sala.

Um dia queixou-se antes de entrar em casa e foi o azar dele. Percebi que era muito picuinhas e que se queixava do barulho normal da vivência numa habitação. Por ele, não ia deixar de viver a minha vida normal, com as minha filhas, em minha casa, porque o senhor é demasiado sensível ao barulho. Quando se queixou novamente, disse-lhe que não ia alterar o que era um comportamento normal numa habitação durante o horário diurno.

E nunca mais o vi.

0.0121 seg. NEW