Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Bem este topico ja deu o que tinha a dar....Eu27 se fosse a si trocavade topico!lololo
  2.  # 142

Colocado por: likABem este topico ja deu o que tinha a dar....Eu27 se fosse a si trocavade topico!lololo

Se ele voltar é melhor fazer isso mesmo, abrir outro tópico. Porque apesar deste também falar do caso dele, tem bastante off-topic incluído.
  3.  # 143

Eu se fosse a ele, não voltava mesmo... :-))
    •  
      MRui
    • 27 janeiro 2010

# 144

Mora uma senhora no meu prédio que tem um filho. A minha vizinha do 5º Dto, disse-me no outro dia que ele é gay e tem um namorado. Mas a minha vizinha do 3º Esq disse-me que isso é mentira, porque ele é homemsexual e não é nada gay. Não sei o que ele é nem me interessa, porque eu não sou como aquelas pessoas que passam a vida nas escadas a falar da vida dos vizinhos. Mas a propósito deste tópico, ouvi no outro dia que eles se querem casar. Acontece que o namorado não tem nada, não tem onde cair morto, mas o filho da minha vizinha vai herdar o andar onde mora a mãe aqui no prédio. Só que ele tem um irmão, que por sinal é uma jóia de rapaz, tirando aquele hábito esquisito que tem de sair à noite vestido de mulher e com os lábios pintados. Prontos, agora o que eu pergunto é se eles casarem de papel passado e tudo, se podem vir viver na casa da mãe aqui no prédio e se quando a mãe morrer, o marido do filho dela pode vir a ficar com a casa para ele? E se quando o filho morrer, o outro filho, o que sai à noite vestido de mulher, tem direito a alguma coisa por parte do marido do irmão?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui Palma
  4.  # 145

MRui, belo sentido de humor. Gostei da história. Por acaso tenho um casal gay que mora ao meu lado ;)
  5.  # 146

Colocado por: MRuiMora uma senhora no meu prédio que tem um filho. A minha vizinha do 5º Dto, disse-me no outro dia que ele é gay e tem um namorado. Mas a minha vizinha do 3º Esq disse-me que isso é mentira, porque ele é homemsexual e não é nada gay. Não sei o que ele é nem me interessa, porque eu não sou como aquelas pessoas que passam a vida nas escadas a falar da vida dos vizinhos. Mas a propósito deste tópico, ouvi no outro dia que eles se querem casar. Acontece que o namorado não tem nada, não tem onde cair morto, mas o filho da minha vizinha vai herdar o andar onde mora a mãe aqui no prédio. Só que ele tem um irmão, que por sinal é uma jóia de rapaz, tirando aquele hábito esquisito que tem de sair à noite vestido de mulher e com os lábios pintados. Prontos, agora o que eu pergunto é se eles casarem de papel passado e tudo, se podem vir viver na casa da mãe aqui no prédio e se quando a mãe morrer, o marido do filho dela pode vir a ficar com a casa para ele? E se quando o filho morrer, o outro filho, o que sai à noite vestido de mulher, tem direito a alguma coisa por parte do marido do irmão?

Estas pessoas agradeceram este comentário:Rui Palma

AH HA AH AH HA AH HA HA HA HA HA HA HA HA
  6.  # 147

Colocado por: Sérgio99qualquer sistema é bom desde que resulte. E se, para eles, resulta, então é bom.

Ora nem mais...
  7.  # 148

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: Sérgio99qualquer sistema é bom desde que resulte. E se, para eles, resulta, então é bom.

Ora nem mais...

Precisamente, embora possamos ter opiniões diferentes
  8.  # 149

As minhas desculpas à MartaD e em especial ao seu namorado pelas minhas observações directas, apenas 'julguei' pelos factos que apresentou aqui publicamente, se não queria ouvir opiniões diferentes não tinha exposto a sua vida desta forma. Penso que qualquer pessoa que leia este tópico mais ou menos a partir da página 2 fica mais ou menos com a mesma opinião, mas de novo, as minhas desculpas especiais para o seu namorado, que até pode ser uma jóia de pessoa.

Fico bastante irritado com estas 'novas mulheres' que pensam que sabem tudo e que tudo tem que ser tudo à maneira delas. Não digo que tenha que ser ao contrário, mas tem que haver confiança mútua e cedências de ambas as partes. A meu ver estar constantemente a separar as coisas quando se vive em conjunto sinceramente não acho que a longo prazo se consiga ser feliz, mas claro, é apenas a minha opinião e evidentemente que não a vou impor a ninguém, nem tão pouco à minha namorada.

Para mim é tão simples quanto isto, 3 contas, 1 minha, 1 nossa e 1 dela. Cada um mete um determinado valor por mês na conta de ambos e daí pagamos despesas de casa(todas) e o que sobrar gastamos numas férias ou investimos em alguma coisa para os dois. Combustíveis, roupa, e outros acessórios pessoais cada um paga os seus, fora os presentes é claro. :) Quando houver filhos sobe-se o valor a depositar na conta conjunta. Acho que este método é dos mais justos e anti-discussões que podem haver. No caso de decidir-mos ir de férias no meu carro em vez de usar-mos o cartão pessoal usamos o dos dois para pagar gasóleo, na prática depois há algumas imprecisões no que toca a portagens(via verde), mas são 'peanuts' e a meu ver não compensa a discussão. Em caso de separação dividimos as coisas, mas para ter uma vida melhor enquanto casal temos que abdicar de algumas precisões e facilidade de divisibilidade de bens enquanto separados. Se eu ganhar mais não é por isso que tenho uma quota de contribuição superior, a não ser que evidentemente seja uma discrepância enorme e que 50% do valor das despesas ultrapasse os 50% do ordenado menor. E claro que, haverão tantas outras coisas que não dá para fazer 100% 50:50 mas tenta-se achar uma solução viável e que ambos achem justa. Está, para nós, completamente fora de questão andar-mos a fazer de contabilistas pessoais diariamente.

Penso que este tipo de off-topic até seja saudável, se ajudar pelo menos 1 casal a ser mais feliz e a não se separar acho que já valeu a pena.
  9.  # 150

Eu vou até mais longe. Todas as minhas contas são conjuntas e tudo o que existe é de ambos. Funciona perfeitamente bem há 10 anos...
  10.  # 151

Colocado por: Sérgio99Eu vou até mais longe. Todas as minhas contas são conjuntas e tudo o que existe é de ambos. Funciona perfeitamente bem há 10 anos...

Idem, mas à 22 anos
  11.  # 152

A questão das 3 contas, que funciona em alguns casais que conheço, levantou-me sempre dúvidas.

Vejamos: suponhamos que eu ganho 1500€ e que a minha mulher ganha 1000€. Criamos uma conta conjunta para fazer face às despesas correntes. Digamos 1000€.

primeira questão

contribuirmos proporcionalmente ao ordenado que ganhamos, ou em partes iguais?

segunda questão

o restante dinheiro (o que é "só" meu e o que é "só" dela) e mesmo só de cada um? Isto é, eu posso, sem dar cavaco à outra parte, comprar uma televisão, bilhetes para a bola ou gastar tudo em vinho, sem que isso dê direito a reclamações?

Parece-me estranho este sistema, numa relação que se quer franca e aberta. Mas enfim...

O meu sistema é o seguinte: temos 2 contas. A do meu ordenado, que é conjunta e a do ordenado dela, que também é conjunta. Qualquer despesa significativa é feita de comum acordo. Quanto às outras, reina a confiança. Não é preciso pedir para comprar o jornal, um livro, tomar um café. Nem há recriminações...~
    • mafgod
    • 27 janeiro 2010 editado

# 153

@Sergio99

em relação às 3 contas e com a minha pessoa....

Inicialmente colocavamos na conta conjunta 500€ cada um.
    Com o nascimento das 2 filhotas, creches e afins, houve necessidade de eu, por iniciativa minha, aumentar um pouco a minha contribuição a fim de chegarmos ao fm do mês sem sobressaltos.

Com o dinheiro de cada um de nós, nós fazemos o "que queremos" (existe por enquanto o bom senso) sem justificar ao outro.

Quando compramos as mobilias, TVs e afins, foi também dividido as custas após escolha e decisão conjunta.
    Outras compras para a casa, novos electrodomésticos e afins, passam sempre por uma escolha e decisão conjunta.

É claro que cada um de nós pode pegar no seu dinheiro e gastá-lo todo em jogo e outras coisas :-) mas estando casado e com duas filhotas, isso não me passa pela cabeça pois está em jogo o futuro delas....

É como o seu sistema de 2 contas conjuntas no fundo.... só que a minha conta só eu tenho acesso :-)
    (Já pensou que, em caso de separação, ela pode pegar no seu dinheiro todo? Olhe que acontece e nem é preciso haver separação :-) )
  12.  # 154

já agora vou dar o meu testemunho.

Temos (eu e a esposa) contas-ordenado separadas. Eu pago, por tradição, umas contas, ela paga outras, ou o contrário é conforme calha. Estas duas contas são conjuntas. Podemos sempre vê-las online, mas raramente interferimos na conta do outro.

De 4 em 4 meses (ou coisa q o valha) vamos ver o que está a sobrar em ambas as contas ( o que nos tempos q correm é muito difícil), Se há "sobras" vai para uma conta a prazo que é conjunta.
  13.  # 155

Colocado por: mafgod@Sergio99

em relação às 3 contas e com a minha pessoa....

Inicialmente colocavamos na conta conjunta 500€ cada um.
    Com o nascimento das 2 filhotas, creches e afins, houve necessidade de eu, por iniciativa minha, aumentar um pouco a minha contribuição a fim de chegarmos ao fm do mês sem sobressaltos.

Com o dinheiro de cada um de nós, nós fazemos o "que queremos" (existe por enquanto o bom senso) sem justificar ao outro.

Ai o bom senso...

É claro que cada um de nós pode pegar no seu dinheiro e gastá-lo todo em jogo e outras coisas :-) mas estando casado e com duas filhotas, isso não me passa pela cabeça pois está em jogo o futuro delas....

É como o seu sistema de 2 contas conjuntas no fundo.... só que a minha conta só eu tenho acesso :-)
    (Já pensou que, em caso de separação, ela pode pegar no seu dinheiro todo? Olhe que acontece e nem é preciso haver separação :-) )

Então e o bom senso?
  14.  # 156

Boas,
    2 contas?! 3 contas?! Mas o que é isso, pá?!?! isto é meu, isto é teu?!?! Pessoas casadas com contas separadas e dinheiro amealhado à surrapa do outro?! Isso para mim, mais do que pessoas que não confiam nos parceiros, não confiam é neles! Controlo (dos gastos) terá que haver sempre, mas isso depende da pessoa que se escolhe para seu lado!
    MartaD, uma pergunta indiscreta; os seus pais são separados ou vivenciou algo que a marcou nesse capítulo? Sem ofensa!!!
    Saudações.
  15.  # 157

Havendo bom senso, os dois sistemas funcionam bem e são em tudo semelhantes.

Não havendo, o outro pode ir buscar o nosso dinheiro com o seu sistema (sei de um caso que, aínda em namoro, o namorado precisou de uma quantia avultada e levantou-a sem justificar da conta conjunta. Entretanto casaram-se e já se divorciaram. O outro aínda está à espera do dinheiro.
    •  
      MartaD
    • 27 janeiro 2010 editado

# 158

Se não queria ouvir opiniões diferentes não tinha exposto a sua vida desta forma

- Acontece que não devemos julgar tanto os outros quando não se conhecem os motivos que levam as pessoas a fazer certas coisas. E não se tratou apenas de uma opinião. Foram sérias ofensas e faltas de respeito, relativamente ao modo de gerir as finanças (em comum acordo com o meu namorado).

estar constantemente a separar as coisas quando se vive em conjunto sinceramente não acho que a longo prazo se consiga ser feliz

- Eu já disse isto mas volto a dizer. Enquanto se vive junto não se separa NADA. É tudo dos dois. Só haverá separação dos bens no caso da relação acabar.

Para mim é tão simples quanto isto, 3 contas, 1 minha, 1 nossa e 1 dela. Cada um mete um determinado valor por mês na conta de ambos e daí pagamos despesas de casa(todas) e o que sobrar gastamos numas férias ou investimos em alguma coisa para os dois

- Eu tenho tendência a facilitar a minha vida e diga-me uma coisa: Qual é a diferença de pagarmos as contas da nossa própria conta ou termos que ir depositar o dinheiro numa terceira conta e pagarmos dessa terceira conta? É só mais trabalho e gastos com uma terceira conta.
    Já viu o trabalho que eu tenho de ter : tirar da minha conta, ir ao banco e depositar o dinheiro na terceira conta?? Mas porquê? Não é mais simples eu pagar logo da minha conta? E ele da dele?

Se eu ganhar mais não é por isso que tenho uma quota de contribuição superior

- Nisto tenho que discordar. Imagine, eu ganho 500 euros, ele ganha 1000 e temos uma despesa de 1200 por mês, O máximo que eu posso pagar são 500 euros. Se ele fosse pagar só 500 euros também, não daria para cobrir as despesas. E é o que acontece, ou acontecia (porque agora com o desemprego dele, é ao contrário. Eu pago mais contas).
    E ninguém aqui se sente injustiçado por pagar mais contas do que o outro. Trabalhamos para o mesmo ,para podermos sustentar a família. Não estamos a contar os trocos a ver se um paga mais do que o outro. Isso não interessa. O que interessa é termos tudo pago mês a mês. E estamos a falar de contas. Porque se falarmos de "coisas", é como já disse. Ele compra umas coisas, eu compro outras... é tudo dos dois!

Quanto às pessoas que são adeptas somente de contas conjuntas, isso para mim não dá! Se me sobra dinheiro gosto de comprar as minhas coisinhas, como perfumes ou alguma tecnologia pessoal e ele gosta de comprar coisas para o carro. Isso para mim era bastante confuso, um ia gastar mais do que o outro do dinheiro de ambos. Assim com contas separadas cada um gere como quiser.
  16.  # 159

Colocado por: UgabistaBoas,
    2 contas?! 3 contas?! Mas o que é isso, pá?!?! isto é meu, isto é teu?!?! Pessoas casadas com contas separadas e dinheiro amealhado à surrapa do outro?! Isso para mim, mais do que pessoas que não confiam nos parceiros, não confiam é neles! Controlo (dos gastos) terá que haver sempre, mas isso depende da pessoa que se escolhe para seu lado!
    MartaD, uma pergunta indiscreta; os seus pais são separados ou vivenciou algo que a marcou nesse capítulo? Sem ofensa!!!
    Saudações.

1º Eu não sou casada nem pretendo sê-lo.
    2º Os meus pais ainda são casados!

Ninguém amealha nada à surrapa porque basicamente não nos sobra nada!!!! E quando nos sobra não é para amealhar, de vez em quando também gostamos de comprar alguma coisa para nós, como roupa.
    Se só tivessemos uma conta conjunta havia de ser bonito, num mês não me apetecia comprar nada e ele gastava tudo com o carro, por exemplo. Contas separadas é o melhor, porque assim cada um sabe quanto tem para gastar. Não gosto de dar satisfações sobre o que vou comprar com o MEU dinheiro (o tal que pode sobrar no final das contas ).
    Primeiro pagam-se as contas obrigatórias E SE sobrar algum, compra-se alguma coisinha.

Felizmente nem toda a gente vive da mesma maneira. Se para uns resulta de uma maneira, para outros resulta de outra. Sou muito organizada e meticulosa e ele não é assim. Logo, seria impossível juntarmos o nosso dinheiro. Não é por causa de dinheiro que vamos discutir. Assim ninguém discute.
  17.  # 160

Quanto às pessoas que são adeptas somente de contas conjuntas, isso para mim não dá! Se me sobra dinheiro gosto de comprar as minhas coisinhas, como perfumes ou alguma tecnologia pessoal e ele gosta de comprar coisas para o carro. Isso para mim era bastante confuso, um ia gastar mais do que o outro do dinheiro de ambos. Assim com contas separadas cada um gere como quiser.

Acho que até agora esta foi a única frase que me chocou (reconheço que não li tudo). Mas chocou-me mesmo.

(mas cada um sabe de si, claro, e espero que a vida e vossa relação vos corra de feição)

0.0402 seg. NEW