Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá
    Antes de mais, peço desculpa, pois não sei se estou a criar esta discução na categoria correcta, sou nova no fórum.
    Gostava de pedir ajuda relativamente a uma situação que considero injusta.
    Tenho uma grande amiga, somos amigas desde o secundário. Ela está a tentar alugar uma casa há algum tempo e não está a conseguir. Ela é cega e quando os proprietários se apercebem que ela é cega, ou param de lhe responder às mensagens e aos e-mails, ou dizem que não vão alugar porque apareceu outra pessoa.
    É claro que eu não tenho como comprovar que a recusa se deve a ela ser cega, mas é muita coincidência.
    Até houve uma pessoa que lhe disse que ela parece muito querida, mas que para lhe alugar a casa tem de contratar um seguro de todos os riscos porque não vê e pode partir coisas 🤣
    Eles são um casal muito calmo, ela tem 35 anos e ele 48. Estão juntos há 8 anos e são realmente impecáveis e não merecem estar a passar por isto. São cegos, mas fazem tudo sozinhos,só não conduzem.
    Eles ficaram alguns anos numa casa alugada, mas a senhoria vendeu a casa e eles saíram.
    O que acham que posso fazer para ajudar?
    Estive a pesquisar e não encontrei nenhuma lei que fale na discriminação por deficiência e isto é difícil de provar.
    Obrigada
  2.  # 2

    O que pode fazer para não haver discriminação vá você ver casa com marido dela. Assim ninguém saberá que está a alugar a uma pessoa cega.
    • SVGL86
    • 20 fevereiro 2022 editado

     # 3

    O marido dela também não vê. De qualquer forma, serem pessoas cegas não é razão para lhes negarem arrendamento
  3.  # 4

    Passa-se em que zona de Portugal?
    Pode colocar a sua questão à APAV e solicitar orientação.

    https://apav.pt/apav_v3/index.php/pt/

    Porém, veja que se um senhorio não quiser arrendar a sua casa, provavelmente, ninguém o conseguirá obrigar, naturalmente - seja qual for a razão e mesmo independentemente da "justeza", ou não, da prática da questão que menciona.
  4.  # 5

    Colocado por: ADROatelierPassa-se em que zona de Portugal?
    Pode colocar a sua questão á APAV e solicitar orientação.

    https://apav.pt/apav_v3/index.php/pt/

    Porém, veja que se um senhorio não quiser arrendar a sua casa, provavelmente, ninguém o conseguirá obrigar, naturalmente.

    Olá. Isto passa-se na zona de Lisboa. Vou tentar colocar-lhes esta questão. Muito obrigada
  5.  # 6

    Colocado por: SVGL86O marido dela também não vê. De qualquer forma, serem pessoas cegas não é razão para lhes negarem arrendamento


    Como o ADROatelier referiu ninguém será obrigado a arrendar a sua casa se não quiser. Acho que em vez de querer bater de frente com senhorios a melhor ajuda seria ir ver você as casas e dar-lhes feedback.

    Se bem que estou completamente contra o facto de serem descriminados pelo simples facto de serem cegos.
    Mas também podia ser pelo estilo de roupa de cabelo e afins... não se esqueça disso.
  6.  # 7

    Colocado por: sergioems

    Como o ADROatelier referiu ninguém será obrigado a arrendar a sua casa se não quiser. Acho que em vez de querer bater de frente com senhorios a melhor ajuda seria ir ver você as casas e dar-lhes feedback.

    Se bem que estou completamente contra o facto de serem descriminados pelo simples facto de serem cegos.
    Mas também podia ser pelo estilo de roupa de cabelo e afins... não se esqueça disso.
    Certo. Eu percebo o seu ponto de vista. Claro que qualquer pessoa pode ser descriminada pelo estilo de roupa etc.
    O que quero dizer é que eles estão a ser discriminados por terem uma deficiência e eu acho que a discriminação por deficiência é crime.
    Sou completamente contra qualquer tipo de discriminação e não sei muito bem como agir.
    Podia ir ver a casa e depois dar-lhes feedback e já fiz isso. Mas quando chegou a altura da assinatura do contrato, o senhorio recusou.
  7.  # 8

    A discriminação Racial é crime?
    A discriminação racial constitui crime, se preencher os requisitos previstos no Artigo 240º do Código Penal, que tipifica e pune o crime de discriminação e incitamento ao ódio e à violência. Nos restantes casos de ocorrência de práticas discriminatórias em que não estejam preenchidos os requisitos ali previstos a discriminação racial, étnica, em razão da nacionalidade, da ascendência ou do território de origem poderá ser punida como contraordenação, pela CICDR.
    https://www.cicdr.pt/-/12-a-discriminacao-racial-e-crime-

    Balcão da Inclusão
    O Balcão da Inclusão tem como missão a informação e mediação especializada e acessível às pessoas com deficiência e/ou incapacidade, suas famílias, organizações e outros que direta ou indiretamente intervêm na área da deficiência.
    https://www.inr.pt/nao-discriminacao

    Acho que se deve procurar melhor, falando abertamente. Talvez não se consiga muito entrando em choque directo.
    A principal preocupação do potencial senhorio deverá ser os rendimentos - suponho.

    Provedoria da Justiça
    http://www.provedor-jus.pt/


    Guia Prático: Os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal
    https://www.inr.pt/guia_pratico
    • AMVP
    • 20 fevereiro 2022

     # 9

    Colocado por: SVGL86Eles ficaram alguns anos numa casa alugada, mas a senhoria vendeu a casa e eles saíram.


    Caso o ex-senhorio estivesse disposto talvez pudesse dar referências, podia deixar os potenciais mais descansados. Não sei, é uma ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SVGL86
  8.  # 10

    Posso perguntar como é que o casal ganha a sua vida?
  9.  # 11

    Colocado por: PalhavaPosso perguntar como é que o casal ganha a sua vida?

    Bom dia.
    Não lhe sei dizer ao certo, porque o trabalho deles não é fixo. Ela trabalha na área da massagem. A única coisa que posso dar a certeza porque já vi, é que os dois ganham cerca de 1400 euros mensais, porque têm subsídios vitalícios relacionados com a deficiência e é isso que apresentam por uma questão de segurança. Uma vez que são vitalícios, eles acham que isso pode tranquilizar os senhorios. Também sei que têm uma fiadora com habitação própria e rendimentos e irs altos.
    É o que lhe posso dizer com certeza
  10.  # 12

    Eles nao conseguem/querem comprar casa? 1400€/mes vitalícios permite alguma flexibilidade. O único inconveniente é a idade e duração máxima no crédito.

    Seria uma questao de segurança, até para a velhice..

    Porque se "novos" ja tem esse problema, entao daqui a 20 anos, nem quero imaginar...
  11.  # 13

    Colocado por: NostradamusEles nao conseguem/querem comprar casa? 1400€/mes vitalícios permite alguma flexibilidade. O único inconveniente é a idade e duração máxima no crédito.

    Seria uma questao de segurança, até para a velhice..

    Porque se "novos" ja tem esse problema, entao daqui a 20 anos, nem quero imaginar...

    Sim, eles já tentaram comprar com o crédito bonificado. O problema aqui é que quando se foram informar relativamente ao seguro de vida, foram excluídos de algumas cláusulas importantes e acabaram por não avançar
 
0.0125 seg. NEW