Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Vou iniciar o restauro de uma casa antiga, com cerca de 100 anos numa vila pequena. A casa é de R/c e não pretendo alterar grande coisa
    Estou na fase de orçamentos para projetos mas gostava de ter a Vossa opinião nas dúvidas que me vão surgindo.

    - A casa vai precisar mudar o telhado e pretendo manter o mesmo tipo de estrutura e telha, apenas utilizar técnicas mais atuais de construção para aumentar o isolamento.

    - Uma das paredes laterais está a abater, a construção é antiga em areia e pretendo abrir vãos na mesma,
    pelo que irá abaixo para fazer de novo.

    - Vou fazer cozinha e wc novos numa zona distinta de onde os mesmos se encontravam.

    - Vai passar de T4 com áreas (muito) pequenas para um T1 com kitchinette.

    Pretendo restringir ao mínimo necessário os processos de licenciamento pelo que as minhas primeiras questões são:


    Uma vez que a casa por ser antiga não tem planta na camara (presumo), devo construir já o WC e a Cozinha no local pretendido para quando o projeto entrar na camara os mesmos já se encontrarem no sítio onde pretendo ou devo esperar que o projetista os coloque em projeto para futura construção?
    Esta dúvida prende-se com dificuldades que possa ter no licenciamento e também porque a casa já possui uma cozinha, num anexo, que será para manter e um wc. Pode a camara não permitir a construção da cozinha e wc em projecto no sítio onde pretendo? Será mais fácil se já lá estiver e dizer apenas que já lá está?

    Uma vez que a principal intervenção estética e estrutural é deitar uma das paredes laterais preciso fazer um levantamento topográfico de toda a casa e terreno para deitar abaixo a parede e construir uma nova parede com os vãos abertos ou é um projecto simples? Que tipo de projectos vai ser necessário para este procedimento?

    É melhor alterar já a tipologia da casa para quando vier o projectista a casa ter já a tipologia pretendida ou deixar fazer o projecto e pedir a alteração de tipologia? Corro o risco da mesma ser recusada?

    Se me puderem dar umas luzes sobre com o que me devo preocupar inicialmente agradeço.
  2.  # 2

    a maior asneira é começar a fazer obras sem o devido planeamento e aconselhamento técnico.
    O que fizer poderá hipotecar uma solução de projecto melhor que nunca lhe teria passado pela cabeça, ou até com essa obra resultar em algum incumprimento de requisito legal, tendo de gastar 2X.

    com calma.
    • TJ_10
    • 21 fevereiro 2022

     # 3

    Olá,

    Porque razão não faz um Projecto? Você é Arquitecto?

    Cumpts,
    TJ
  3.  # 4

    Obrigado pelas Vossas respostas. Eu pretendo fazer projecto.

    Só não quero é que o facto de estar a fazer o projecto possa inviabilizar ou condicionar alguma coisa, por exemplo, no outro dia um membro do fórum levantou a questão de fazer 2 cozinhas numa moradia.

    Assim como também, por uma questão de contenção de custos, não estar a fazer projectos que não sejam necessários por exemplo gás ou ited (falo por desconhecimento,não sei se aplica)

    A casa é uma casa de aldeia, antiga para passar fins de semana e a pretensão é que continue a ser, por isso pedi o Vosso aconselhamento.

    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lissa
 
0.0085 seg. NEW