Iniciar sessão ou registar-se
    • peasm
    • 21 fevereiro 2022 editado

     # 1

    Boa tarde foristas,

    Devo iniciar os trabalhos de construção no final deste mês. O meu terreno está inserido num loteamento que obriga à construção de moradias geminadas e foi feito projeto de licenciamento e especialidades, ambos já aprovados.

    Acontece que o lote adjacente irá iniciar construção na próxima semana e pelo que o proprietário disse, a moradia dele não ficará à cota da minha, mas cerca de 80cm mais alta. A razão é que existe um pedido de alteração de loteamento dele (feito por anterior proprietário) que consiste na alteração da entrada, que passa a ser feita pela lateral. A entrada para a garagem (tanto a minha como a dele tem a garagem integrada na casa) seria na mesma rua que a minha, mas mais alta. Estamos a falar de subir 80cm em 3 metros, a não ser que suavize a entrada. Coloco foto para melhor percepção pois na lateral existe uma rua inclinada.

    https://postimg.cc/gXsTspsN

    O loteamento tem regras relativas à implatação tais como:
    " Nas construções geminadas deverá garantir-se uma situação simétrica ou obter autorização expressa do vizinho".

    Qual a vossa opinião?

    Obrigado,
  1.  # 2

    Os processos tramitaram por licenciamento ou por comunicação prévia?
    Se foi por licenciamento, qual foi o primeiro projecto a ter a arquitectura aprovada?

    O que diz a câmara?
    O loteamento tem as cotas de soleira para cada um lotes definida e aprovada?
    As entradas nos lotes estavam pré-definidas? Acessos para os carros, por exemplo?

    Sendo as ruas inclinadas, à partida não é problemático serem geminadas com 80 cms de diferença na altura.
    Talvez fosse até impossível estarem à mesma cota.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: peasm
  2.  # 3

    essa alteração foi licenciada ???
    • peasm
    • 21 fevereiro 2022

     # 4

    Colocado por: ADROatelierOs processos tramitaram por licenciamento ou por comunicação prévia?
    Se foi por licenciamento, qual foi o primeiro projecto a ter a arquitectura aprovada?

    O que diz a câmara?
    O loteamento tem as cotas de soleira para cada um lotes definida e aprovada?
    As entradas nos lotes estavam pré-definidas? Acessos para os carros, por exemplo?

    Sendo as ruas inclinadas, à partida não é problemático serem geminadas com 80 cms de diferença na altura.
    Talvez fosse até impossível estarem à mesma cota.


    Por comunicação prévia.

    Sobre as cotas penso que não, mas o meu arquiteto disse para não me preocupar.
    A minha questão é ficar com a casa do lado e respetivo jardim acima da minha quase 1 metro. Os muros por exemplo não poderão ser superiores, mas não faz sentido ele ficar com o jardim quase 1 metro acima do meu e ter visibilidade para o meu.

    A entrada seria ao lado da minha, mas existe uma alteração de loteamento (feita há uns anos pelo anterior proprietário) que alterava a entrada pedonal e garagem para a rua inclinada. Ele vai só fazer a entrada pedonal por lá e decidiu colocar a garagem ao lado da minha.
    • peasm
    • 21 fevereiro 2022

     # 5

    Colocado por: tviegasessa alteração foi licenciada ???


    Comunicação prévia, afixada no terreno no início de Janeiro
  3.  # 6

    O passeio em frente é plano ou tem algum declive ?
    • peasm
    • 21 fevereiro 2022

     # 7

    Colocado por: Gabinete OPO passeio em frente é plano ou tem algum declive ?


    O passeio em frente (rua horizontal) é plano.
  4.  # 8

    Colocado por: peasmele ficar com o jardim quase 1 metro acima do meu e ter visibilidade para o meu.

    Não pode, o seu vizinho deverá prever um muro/ vedação com o mínimo de 1.50m de altura do lado dele... Está no Codigo civil.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  5.  # 9

    Estes assuntos resolvem-se com o arquiteto que fez o projeto.
    É para isso que eles são pagos.
    Aqui sem conhecimento dos processos só podemos mandar bitaites.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ADROatelier
  6.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não pode, o seu vizinho deverá prever um muro/ vedação com o mínimo de 1.50m de altura do lado dele... Está no Codigo civil.
    Concordam com este comentário:ADROatelier


    Não é bem assim se do outro lado der um muro de 2m ou assim.. tive um problema com as cotas dum loteamento e tivemos que fazer em socalcos senão o vizinho teria uma vista p um muro de 3m
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ADROatelier, peasm
 
0.0148 seg. NEW