Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, tenho um vizinho que tem uma moradia ao lado e acima da minha, a minha casa fica abaixo da dele separada por um muro, o que acontece é que esse vizinho tem um "jardim" cheio de arvores e mondas, e relaxa-se e so limpa aquilo +/- 1 vez por ano quando ja esta grande parte a cair para o meu lado, ao ir cortar, caem galhos e flores e folhas para o meu patio, ficando este todo sujo.
    Alguem me sabe informar se existe alguma lei para isto? que diga que ele tem de manter o seu terreno limpo sem causar incomodo no meu e caso nao haja.. se pelo menos nao será obrigado a vir limpar tudo o que cai para o meu patio? obrigada desde já
    • zeto
    • 21 fevereiro 2022

# 2

Sim tem de limpar, se for mato ou pinheiral 5m da casa, se for árvores de fruto ou árvores como carvalhos, árvores não resinosas as copas não podem passar para o seu terreno, é obrigado a cortar
  2.  # 3

Colocado por: sm2022Alguem me sabe informar se existe alguma lei para isto?
    não
  3.  # 4

Colocado por: sm2022se pelo menos nao será obrigado a vir limpar tudo o que cai para o meu patio?
    é
  4.  # 5

Colocado por: sm2022Boa tarde, tenho um vizinho que tem uma moradia ao lado e acima da minha, a minha casa fica abaixo da dele separada por um muro, o que acontece é que esse vizinho tem um "jardim" cheio de arvores e mondas, e relaxa-se e so limpa aquilo +/- 1 vez por ano quando ja esta grande parte a cair para o meu lado, ao ir cortar, caem galhos e flores e folhas para o meu patio, ficando este todo sujo.
    Alguem me sabe informar se existe alguma lei para isto? que diga que ele tem de manter o seu terreno limpo sem causar incomodo no meu e caso nao haja.. se pelo menos nao será obrigado a vir limpar tudo o que cai para o meu patio? obrigada desde já

Já falou com o vizinho?
  5.  # 6

Sim já falei, ja a anos que ando nisto, falo e ele limpa de ano a ano.. tenho de estar sempre a dizer e lembrar e limpa quando quer, e quando nao quer nao limpa e fica a cair
  6.  # 7

antonylemos é obrigado a limpar mas nao ha lei que diga isso? nao entendo entao
    • zeto
    • 22 fevereiro 2022

# 8

Sendo a árvore pertença do seu proprietário, é a este que cabe cortar os ramos, troncos e raízes que “entrarem” pelo prédio (terreno) do queixoso, caso este o requeira. Deste modo o requerente tem a faculdade de pedir o corte extrajudicialmente ou judicialmente. Quer isto dizer que pode pedir o corte dos ramos, troncos e raízes directamente ao proprietário ou recorrendo ao tribunal.
    Se o proprietário da árvore, depois de rogado, permanecer indiferente e não proceder ao desejado corte dentro do período prescrito na lei (três dias), o requerente tem a possibilidade de cortar os ramos, troncos e raízes que estejam dentro da sua propriedade.
    • zeto
    • 22 fevereiro 2022

# 9

Obrigado
  7.  # 10

Muito obrigada por toda a vossa ajuda.
  8.  # 11

Colocado por: sm2022antonylemos é obrigado a limpar mas nao ha lei que diga isso? nao entendo entao
    é obrigado a limpar o que suja para o seu lado.. do lado dele não há leis a obrigar a limpar/podar/cortar

0.0127 seg. NEW