Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Gostaria de saber as vossas opiniões sobre a instalação de um exaustor numa chaminé de lareira. A chaminé é feita de tijolo burro. A ideia é cortar a chaminé com uma rebarbadora na diagonal (a tracejado azul na foto #1) para prevenir o desmoronamento da parte superior da chaminé com o seu próprio peso. Será viável?

    Outra pergunta relacionada: o tubo, que levará o ar do exaustor para o exterior, pode ser rígido? Por exemplo, um tubo de salamandra. Como o cume da chaminé ainda é alto (cerca de 3 metros), um tubo flexível é capaz de não se aguentar de pé.

    Agradeço desde já!
      chamine2.JPG
      chamine1.JPG
  2.  # 2

    Mas a ideia é colocar sobre os tijolos uma placa de fogão e usar o lugar da antiga lareira como fogão elétrico/gás?
  3.  # 3

    Exactamente, para aproveitar melhor o espaço. A lareira está na cozinha e não está a ser usada.

    Provavelmente, os tijolos que estão à vista vão sair fora, quero colocar lá uma placa de pedra para assentar a placa de fogão. O forno fica por baixo, como está na foto, mas devidamente encastrado.
    Concordam com este comentário: ClioII
  4.  # 4

    Se cortar isso com esse formato, nos bicos de trás nem lá cabe uma panela! Parece-me...
  5.  # 5

    Pois quer-me parecer que tem de facto três problemas aí:
    * O problema da alvenaria da chaminé desabar por falta de suporte (ela está apoiada na lareira);
    * O facto desses restos do saco da chaminé impedirem o livre movimento de tachos e panelas (com frequência os tachos/panelas passam além dos limites da placa de fogão);
    * A dificuldade em encaixar um exaustor aí (nunca vai ficar um buraco à medida).

    Já considerou demolir a chaminé na totalidade e fazer um saco de chaminé em pladur (só para manter a traça) à medida do exaustor?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desassossegado
  6.  # 6

    Colocado por: luisrdsSe cortar isso com esse formato, nos bicos de trás nem lá cabe uma panela! Parece-me...


    Colocado por: ClioII* O facto desses restos do saco da chaminé impedirem o livre movimento de tachos e panelas (com frequência os tachos/panelas passam além dos limites da placa de fogão);


    A base da chaminé (onde estão aqueles tijolos à vista) tem 110 cm. Subtraindo a largura do tijolo (11 cm) de cada lado fico com 88 cm. O fogão que uso de momento tem 60 cm de largura e apenas o tacho maior sai um pouco para fora dele. Acho que a falta de espaço não será um problema.

    Colocado por: ClioII* A dificuldade em encaixar um exaustor aí (nunca vai ficar um buraco à medida).


    Se eu efectuar o corte horizontal como está ilustrado na foto, o "buraco" fica mesmo à medida do exaustor e à altura perfeita para poder cozinhar à vontade. Estava a pensar em fazer o encastre do exaustor em barrotes de madeira aparafusados à chaminé, por dentro.

    Colocado por: ClioII* O problema da alvenaria da chaminé desabar por falta de suporte (ela está apoiada na lareira);


    Pois, o meu único receio é este mesmo. Daí estar a sugerir os cortes laterais na diagonal, para manter algum suporte.

    Colocado por: ClioIIJá considerou demolir a chaminé na totalidade e fazer um saco de chaminé em pladur (só para manter a traça) à medida do exaustor?


    Ainda não considerei demolir a chaminé completamente, tendo em conta que surgiu esta ideia de a cortar e aproveitar a sua estrutura. Mas é uma boa ideia, caso a possibilidade do corte for descartada.

    Por outro lado, se efectuar o corte e a chaminé desabar, já fica o espaço pronto para construir o saco em pladur (isso se as partes da parede e do tecto não forem atrás da chaminé).
  7.  # 7

    Mais opiniões?
  8.  # 8

    Já que vai mexer esqueça essa chaminé. Tire tudo até ao teto e depois faz á medida. Atenção que há medidas / regras que tem de cumprir caso haja seguros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desassossegado
  9.  # 9

    Será seguro demolir esta chaminé? Suponho que a parte do lado de fora (no telhado) não esteja ligada a esta.
  10.  # 10

    Corte isso o mais perto possível do tecto. como é obvio, para garantir o suporte da chaminé deverá ser executado antes um lintel em betão armado. que deverá ser encastrado na parede de tardoz. A questão aqui é se essa parede consegue receber essa carga do reforço em consola.

    Tem de ser bem avaliado tudo. a chaminé que lhe está por cima a parede de tardoz e o modo como se poderá proceder a essa demolição após os trabalhos de reforço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desassossegado
  11.  # 11

    Com tanto erro ortográfico, não percebi nada. É preciso instalar um lintel na chaminé para a demolir? Não dá para simplesmente destruí-la com uma marreta, de cima a baixo? Já que ela está assente nas pedras de granito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 12

    a chaminé esta assente de forma a que demolindo o pano do apanha fumos da lareira, esta não se desmonorará? Se sim, não precisa de reforço, basta pegar na marreta e demolir.
    Rectifiquei o meu texto anterior, dislexico ;)
  13.  # 13

    Obrigado, agora o seu comentário está claro! Tenho uma outra chaminé na sala de estar, que está assente na placa do telhado. Espero que a da cozinha esteja igual, é uma questão de a averiguar por dentro.
 
0.0181 seg. NEW