Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá foristas,
    no ano passado, tomei a decisão (em conjunto com a esposa e filho - já maior) de adquirir um terreno e partir para construção de uma moradia.
    Passada a fase seleção e aquisição do terreno, estamos agora na fase de projeto onde muitas duvidas têm surgido e quando se esclarece uma, surge outra nova para "moer a cabeça" :(
    Nesse sentido, venho pedir a vossa ajuda, para tentar perceber que opções/materiais existem ou faz mais sentido para superar os obstáculos que nos têm aparecido.
    O obstáculo que temos agora pela frente, é sobre a decisão a optar para controlo de luz, nomeadamente estores ou telas para evitar a entrada de luz e calor.
    Queremos ter luz e visibilidade para apreciar a vista, mas também queremos ter a possibilidade de escurecer o espaço por completo, quando assim desejarmos.
    Quais são as melhores opções, tendo em conta a relação preço qualidade? E que o orçamento é limitado...
    Uns estores laminados da parte exterior parecem-nos a melhor opção, mas em termos de preço também nos parece a opção mais cara :(
    Também vamos ter 2 janelas de canto, nestas também é possível bloquear a luz por completo? Com uma solução pelo exterior?
    O que recomendam?

    Moramos em Lisboa/Sintra, existem por aqui alguns showrooms que possamos visitar para termos uma ideia melhor?

    Desde já agradeço os vossos comentários e opiniões.
    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: ArmXavQuais são as melhores opções, tendo em conta a relação preço qualidade? E que o orçamento é limitado...
    Uns estores laminados da parte exterior parecem-nos a melhor opção, mas em termos de preço também nos parece a opção mais cara :(


    Esta é mesmo a opçao mais barata. Preço/beneficio/facilidade instalaçao, os estores exteriores ficam mais baratos.
    Depois existem sistemas verdadeiramente caros como aquelas réguas exteriores reguláveis etc.

    Depende muito da arquitetura da casa. Eu nao vou por portadas numa casa moderna, ou meter brisas solares numa casa tradicional. Ou seja, é uma decisão a ser tomada por si em conjunto com o arquitecto. Nos nao fazemos a mínima ideia de como é a planta ou a área das janelas assim como a sua exposiçao.

    Nao me leve a mal, mas se já esta a "choramingar" por causa do preço dos estores, nem vale a pena continuar a construção. Isso é apenas a ponta do Iceberg. São peaners face ao custo do resto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ArmXav
  3.  # 3

    Olá Nostradamus,
    obrigado pela resposta.
    Após a conversa com o arquiteto, tinha ficado com ideia que esta seria das opções mais caras. Sendo assim, melhor!
    Mas lá está, é uma questão de ir ver e me informar sobre todas as opções, por isso perguntei aqui no fórum e questionei se conhecem alguns showrooms que possa visitar.
    A casa vai ser em linhas modernas com orientação a sul (mais grau menos grau), anexo a planta do piso "térreo" para melhor percepção. E sim, portadas estão fora de questão :)
    O que são as brisas solares? Já tinha visto falarem aqui no fórum, são uma espécie de estore laminado?
      planta1.jpg
  4.  # 4

    Uma explicação assim rápida, brisa solar é como fossem estores exteriores, mas tem laminas horizontais em vez de verticais como no estores. Permite também mudar o ângulo das laminas, controlado a incidência solar no vidro.

    Um pouco como aquelas laminas de alumínio que se via muito nos escritórios, mas instaladas no lado exterior.

    Olhando para essa planta, arrisco-me dizer que foi as brisas solares que lhe foram vendidas, até porque aquele canto todo em vidro obriga essa utilização. Nao tou a ver como ali metem caixa de estore de correr...

    Se tem um orçamento curto, essa possibilidade (as brisas) nunca devia estar em cima da mesa. Sao uns belos milhares de euros só para esse pequeno luxo.

    A sua planta nao apresenta controlo solar horizontal nas fachadas. Nao ter palas de sombreamento foi uma imposição sua? Aquela janela de correr na cozinha virada à norte, parece-me um bocado exagerada... Se realmente quiser esse janelao enorme, nao precisa que seja toda ela a correr. Pode perfeitamente fazer uma janela de 3 ou 4 metros, onde apenas tem 1 parte de correr.
    Fica-lhe mais barato esses 4 metros de janela com 3m de vao fixo, que 4 metros de janela com 4 secções a correr. isto é valido para todas as jenalas dessa casa onde sao todas de correr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ArmXav
  5.  # 5

    Existe agora uma marca que comercializa janelas com estores ocultos , nunca tinha visto algo do gênero.

    My window é a empresa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ArmXav
  6.  # 6

    Colocado por: NostradamusUma explicação assim rápida, brisa solar é como fossem estores exteriores, mas tem laminas horizontais em vez de verticais como no estores. Permite também mudar o ângulo das laminas, controlado a incidência solar no vidro.

    Um pouco como aquelas laminas de alumínio que se via muito nos escritórios, mas instaladas no lado exterior.

    Olhando para essa planta, arrisco-me dizer que foi as brisas solares que lhe foram vendidas, até porque aquele canto todo em vidro obriga essa utilização. Nao tou a ver como ali metem caixa de estore de correr...

    Se tem um orçamento curto, essa possibilidade (as brisas) nunca devia estar em cima da mesa. Sao uns belos milhares de euros só para esse pequeno luxo.

    A sua planta nao apresenta controlo solar horizontal nas fachadas. Nao ter palas de sombreamento foi uma imposição sua? Aquela janela de correr na cozinha virada à norte, parece-me um bocado exagerada... Se realmente quiser esse janelao enorme, nao precisa que seja toda ela a correr. Pode perfeitamente fazer uma janela de 3 ou 4 metros, onde apenas tem 1 parte de correr.
    Fica-lhe mais barato esses 4 metros de janela com 3m de vao fixo, que 4 metros de janela com 4 secções a correr. isto é valido para todas as jenalas dessa casa onde sao todas de correr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ArmXav


    Olá Nostradamus,
    muito obrigado pelo esclarecimento e pelas dicas.
    O sombreamento e palas encontram-se no piso superior onde vai existir uma varanda.
    As janelas da parte norte são viradas para a zona de jardim, de modo a aproveitar a zona envolvente no piso "térreo".
    Ainda não me venderam nada, ainda só falámos nas possibilidades que existem para controlo solar/térmico. Por essa razão vamos hoje visitar um showroom que o arquiteto nos recomendou, a CruzFer.
    Se souberem de mais showrooms que possamos visitar na zona de Lisboa/Sintra agradecemos.
  7.  # 7

    Colocado por: P@rAdiS3Existe agora uma marca que comercializa janelas com estores ocultos , nunca tinha visto algo do gênero.

    My window é a empresa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ArmXav


    Obrigado P@rAdiS3, vamos ver essa opção. Por acaso já me tinha questionado se não haveria uma solução dessas.

    Mais dicas. e empresas com showrooms, serão bem vindas.
    Muito obrigado.
  8.  # 8

    Colocado por: P@rAdiS3Existe agora uma marca que comercializa janelas com estores ocultos , nunca tinha visto algo do gênero.

    My window é a empresa

    Não vi lá nada de novidade...
    Pode concretizar?
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não vi lá nada de novidade...
    Pode concretizar?



    Pedro a meio da página, no Instagram tem um pequeno vídeo com o modelo com automatismo.


    https://mywindow.pt/produtos/protecao-solar

    Está aqui um vídeo da versão manual ao minuto
    9 eu pelo menos desconhecia tal opção, tal como aquele ajuste de abertura de ângulo bastante prático

    https://youtu.be/tbzCO7jOuhk
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ArmXav
  10.  # 10

    Ok,
    Está a referir-se ao estore de laminas entre os vidros...
    Caríssima essa solução e não é muito eficiente, devido depois a problemas com combinações de vidros com propiedades especiais. Tenho conhecimento dessa opção desde 2009, para envidraçados exteriores.

    No sector das divisóras de escritório, já existe há muitos anos. Pelo menos desde os anos 90'

    É giro, mas acaba por não ser opção. É essa a ideia que tenho.
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasOk,
    Está a referir-se ao estore de laminas entre os vidros...
    Caríssima essa solução e não é muito eficiente, devido depois a problemas com combinações de vidros com propiedades especiais. Tenho conhecimento dessa opção desde 2009, para envidraçados exteriores.

    No sector das divisóras de escritório, já existe há muitos anos. Pelo menos desde os anos 90'

    É giro, mas acaba por não ser opção. É essa a ideia que tenho.


    Pedro, pois nos escritórios conhecia, até uns com uma rodinha para o ângulo das lâminas.. mas era um sistema fechado, este tem uma parte frontal removível para limpeza e manutenção, mas sim poderá criar o efeito de estufa por outro lado talvez resolva temas de insonorização e caixas de estore e calhas na parede
  12.  # 12

    Colocado por: P@rAdiS3este tem uma parte frontal removível para limpeza e manutenção,

    Não vi isso. o video é de uma moça muito simpática a mostrar uma casinha renovada atraves do canal homify....
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não vi isso. o video é de uma moça muito simpática a mostrar uma casinha renovada atraves do canal homify....


    minuto 9:17 - da para ver que é uma janela normal e tem essa caixa com abertura .

    É uma influencer ! tá na altura de abrir um canal ai por esses lados :p
  14.  # 14

    Colocado por: ArmXav

    Obrigado P@rAdiS3, vamos ver essa opção. Por acaso já me tinha questionado se não haveria uma solução dessas.

    Mais dicas. e empresas com showrooms, serão bem vindas.
    Muito obrigado.


    Boas, em tempos quando tive outro projecto para avançar, fui à Represtor, tem um belo showroom.

    Depois alterei o projecto e reduzi muito o tamanho dos vãos. Optei por estores em todas as janelas em alumínio extrudido.

    Eu tou sempre a dizer isto, vale o que vale, "vidro não é parede". Por melhor que seja o vidro e as palas e etc...

    Analise bem isto.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ArmXav
  15.  # 15

    Lembrei de mostrar isto.
    Eu vi esta casa em construção, pois cheguei a pedir orçamento a este empreiteiro. Vidro não sei das quantas, etc etc, sem estores, só blackouts.

    casa

    Ficou à venda 1 ano depois de habitada, diz-se na praça que "é gelada no inverno e muito quente no verão". Tem PRH, não sei se faz arrefecimento. Vai na volta andam lá andaimes a mexer nos revestimentos exteriores..

    Vidro não é parede, de qualquer forma, estores dá sempre uma ajuda. Casas de revista, ou é tudo top e bem pensado ou pode ser terrível..e sei de mais casos..
  16.  # 16

    Colocado por: Pereira82Lembrei de mostrar isto.
    Eu vi esta casa em construção, pois cheguei a pedir orçamento a este empreiteiro. Vidro não sei das quantas, etc etc, sem estores, só blackouts.

    casa

    Ficou à venda 1 ano depois de habitada, diz-se na praça que "é gelada no inverno e muito quente no verão". Tem PRH, não sei se faz arrefecimento. Vai na volta andam lá andaimes a mexer nos revestimentos exteriores..

    Vidro não é parede, de qualquer forma, estores dá sempre uma ajuda. Casas de revista, ou é tudo top e bem pensado ou pode ser terrível..e sei de mais casos..


    Toda a razão.
    Eu não arriscava uma casa sem estores.
  17.  # 17

    Colocado por: Pereira82
    Boas, em tempos quando tive outro projecto para avançar, fui à Represtor, tem um belo showroom.(...)


    Obrigado pela dica Pereira82,
    por acaso fomos lá ontem, já tinha pesquisado e visto esse nome aqui pelo fórum. E até é bem perto aqui de casa :)
    Gostámos de algumas soluções que lá tinham e pedimos orçamento. Estamos a aguardar.
    Passámos também pela MyWindow mas estava fechado devido ao carnaval :(

    Conhecem mais showrooms?! Chutem :)

    Obrigado!
  18.  # 18

    Boa tarde a todos,

    Alguma ideia do preço dos estores tipo brisa solar, de 8cm de lamina, para uma janela de 2 metro de largura por 2.5 de altura?

    Obrigado,
    Bazinga
  19.  # 19

    Ninguém com ideia de preços?
 
0.0236 seg. NEW