Iniciar sessão ou registar-se
    • RuiCord
    • 22 fevereiro 2022 editado

# 1

Caros,

A minha casa foi construida em finais de 70 / inicio de 80. Ainda não sofreu obras profundas e a canalização ainda é a original, pelo que pude informar-me deverá ser de aço galvanizado.

Desde há muito tempo que após uns dias sem ser utilizada a agua vem turva e avermelhada, certamente devido a ferrugem.
    Recentemente a pressão da agua quente na casa de banho no lado oposto da casa tem vindo lentamente a diminuir. De há uns dias a esta parte não é sequer suficiente para que o esquentador arranque. Tenho de abrir a agua quente do duche, vir à cozinha abrir a agua quente do lavatório para que se dê o arranque, fechar e só então ir tomar banho.

Como o esquentador também é velho (Gás natural, Vulcano, 11L) fiquei na duvida se o problema estaria no esquentador ou nos canos. Assim, para tentar despistar o problema, comprei uma bicha para poder anular o esquentador do circuito da agua quente. Como não tenho nenhuma ferramenta que permita ler a pressão da agua recorri ao ponteiro pequeno do contador e cronometrei o tempo que este demora a dar uma volta completa abrindo algumas das torneiras da casa.

Agua fria cozinha: 3 segundos aprox
    Agua fria bannho: 3 segundos aprox
    Agua fria à entrada do esquentador: 3 segundos aprox

Agua quente à saida do esquentador, com este ligado à bicha e não à canalização:
    contando com o arranque: 6 segundos aprox
    em continuo: 9 segundos aprox

Com o esquentador "anulado" pela bicha (agua fria ligada ao cano de agua quente):
    Torneira quente no lavatorio da cozinha: 14 segundos aprox
    Torneira quente banho: 15 segundos aprox

Sem tentar perceber quanta água é que corresponde a uma volta do ponteiro, percebo que o débito de água quente à saída do esquentador é 3x menor que o débito de água fria. Não faço ideia se isto é o normal para um esquentador de 11L. Mas o débito da torneira da banheira ser 60% do débito do esquentador isso certamente não me parece normal, ou estou enganado?

A mim que sou leigo parece-me que o problema não estará no esquentador mas sim que tenho os canos da agua quente estrangulados ou semi-entupidos, provavelemente com calcario e aço ferrugento, e que o que deveria fazer era substituir a canalização, só que neste momento não há condições financeiras para rebentar paredes.

Pensei tentar desobstruir um pouco a canalização, algo que aguente um par de anos até estar em condições de fazer obras, e é nesse sentido que solicito a vossa opinião.

Encher a canalização de ácido em principio vai "dissolver" algum do calcário e ferrugem que está dentro dos canos. Tenho é grandes dúvidas quanto ao ácido a utilizar. O muriático pode atacar os canos e provocar uma fuga. Ácidos mais fracos como o vinagre ou o ácido cítrico podem não fazer nada.

Alguém que tenha feito uma operação semelhante? Que ácido aconselham? Que diluição (se for caso disso) e quanto tempo deixar o acido actuar?

Ou existirá alguma outra hipotese que não me tenha ocorrido? Se fizer uma limpeza ao esquentador será que ele se "aguentará" melhor ligado mesmo com a falta de pressão?

Agradeço desde já as vossas opiniões.

Rui
  1.  # 2

Desculpem insistir mas gostava de aproveitar o fim de semana para fazer alguma coisa, se é que há alguma coisa que possa ser feita...
  2.  # 3

Esqueça os acidos... ainda inunda a casa toda, além do calcareo depositado, o ferro ja deve ter porosidades. se injecta acido( alem de ilegal, vai danificar ainda mais o sistema)
    Isso, com essa Arteriosclerose toda, com essa idade, já precisa de cirurgia de peito aberto. Ou seja substituição integral do sistema de canalização.
  3.  # 4

Pedro, obrigado pelo contributo mas obras neste momento está fora de questão.
    Se puder melhorar a situação de forma a poder tomar banho de água quente, melhor.
    Se não, a alternativa é tomar banho de água fria.
    • ClioII
    • 24 fevereiro 2022 editado

# 5

Primeiro:

Parabéns pela abordagem do problema, mesmo sem grandes instrumentos ou ferramentas chegou a um rácio de desempenho esclarecedor.

Segundo:

Corre o risco de já ter os canos tipo "papel" e ao colocar o ácido vai furá-los.
    Isso resulta na inundação que o Pedro falou.

Já ponderou usar canalização à vista, em vez de oculta?
    EDIT: Menos obras, menos tempo, menos lixo, menos mão de obra, menos custo, mas tb menos bonito...
    Concordam com este comentário: RMPG, desofiapedro
    • RMPG
    • 24 fevereiro 2022

# 6

Uma canalização pelo exterior pode resolver isso mais facilmente
  4.  # 7

Clioll e RMPG, agradeço também a vossa sugestão, que será certamente menos "dolorosa" que substituir a canalização por dentro das paredes. Irei pedir um orçamento para saber se haverá condições de avançar.

Mas é assim tão comum os canos perderem caudal assim tanto, quase de uma semana para a outra?
    Ainda há um par de meses não tinha qualquer problema em tomar banho e atribuia ao esquentador o facto da pressão de agua quente não ser tão alta quanto o que gostaria e que conheço de outras casas.
  5.  # 8

Colocado por: RuiCordClioll e RMPG, agradeço também a vossa sugestão, que será certamente menos "dolorosa" que substituir a canalização por dentro das paredes. Irei pedir um orçamento para saber se haverá condições de avançar.

Mas é assim tão comum os canos perderem caudal assim tanto, quase de uma semana para a outra?
    Ainda há um par de meses não tinha qualquer problema em tomar banho e atribuia ao esquentador o facto da pressão de agua quente não ser tão alta quanto o que gostaria e que conheço de outras casas.

Não, é não normal perder tanto caudal assim derivado do estreitamento da canalização. Esse é um processo de longo prazo.
  6.  # 9

Além dos problemas já descritos pode também ter lixo nas torneiras
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 10

Colocado por: bettencourtAlém dos problemas já descritos pode também ter lixo nas torneiras

É limpar os prelatores a ver se resolve alguma coisa. No meu caso foi mais os cartuchos...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • RuiCord
    • 25 fevereiro 2022 editado

# 11

Já retirei os prelatores (filtros/aereadores na "ponta" da torneira, certo?) sem que tenha havido qualquer alteração.
    Nem estavam muito sujos, só tinham umas areias poucas.

Outra ideia que me surgiu:

Uma vez que tenho boa pressão de agua fria na divisão mais distante do inicio do circuito, fará sentido "injectar" agua fria na canalização de água quente por via de uma bicha que ligue a agua fria da banheira à agua quente da banheira, recolhendo esta água no ponto inicial do circuito (imediatamente antes do esquentador)?
    Obrigando a água a circular "ao contrário" será que poderei expulsar algo que possa estar a entupir o cano, como uma "escama" de ferrugem que se tenha desalojado ou algo semelhante?

Obrigado a todos pelos contributos e sugestões.
  8.  # 12

Tem de limpar o esquentador
    • RuiCord
    • 25 fevereiro 2022 editado

# 13

bettencourt, obrigado pela intervenção.

Acha então que uma limpeza ao esquentador poderá fazê-lo funcionar aceitávelmente mesmo com o estrangulamento existente na canalização?
    Isso seria perfeito, tal como disse só devo precisar de adiar as obras um ano ou dois.

Obrigado.
  9.  # 14

Vou-lhe dar uma ideia um bocado fora da caixa, mas que lhe resolve o problema do arranque do esquentador durante os dois anos em que quer juntar dinheiro para obras mais profundas: tira o esquentador e mete no lugar um cilindro de água quente. Sim, vai gastar mais mensalmente em eletricidade do que com o gás, mas não tem o problema do arranque: o cilindro é literalmente um depósito cheio de água quente, até com um fio de água terá água quente no banho. Um cilindro dos baratuchos custa 80 ou 100€. Por este preço pode não ser grande coisa, mas desenrasca os tais dois anos.
  10.  # 15

Colocado por: bettencourtTem de limpar o esquentador

E faz isso como? Dá para varejar, da mesma maneira que os mecânicos de automóveis fazem aos radiadores?
  11.  # 16

Infelizmente, para qualquer trabalho técnico precisa de gastar dinheiro pois não é possível ensinar a distância anos de experiência. Abraço
  12.  # 17

Venho fazer uma actualização deste tópico já que a conclusão poderá ser útil para outros no futuro.

Após ter lido alguns sites e visto alguns videos sobre este tema e como estava prestes a ficar sem agua quente na banheira resolvi "arregaçar as mangas" e pôr mãos à obra com a minha ideia inicial de utilizar um ácido para disolver ferrugem e calcário que estariam a entupir a canalização.

Dos ácidos que equacionei pareceu-me que o cítrico seria o mais apropriado já que é razoável a "comer" ferrugem sendo bastante inofensivo para o aço. Consegui comprovar isto com uns canos velhos e ferrujentos retirados de uma obra. Fiz uma solução de 10% acido cítrico em água (10g de ácido em 100ml de água), deitei para um copo e mergulhei a ponta de um troço de cano durante 24h. Verifiquei que a maior parte da ferrugem tinha sido disolvida sem que o aço apresentasse qualquer sinal de dano.

Assim, avancei para os canos. Medi o volume aprox da canalização de água quente desligando a bicha que vem do esquentador e recolhendo a água que saiu das torneiras. Deu algo na casa dos 2L.

Comprei 500g de ácido cítrico em pó numa grande superficie da especialidade e deitei em 5L de água, dentro de um pequeno balde. Com as torneiras fechadas e a canalização cheia de água liguei uma das pontas de uma bicha no joelho de inicio do circuito de água quente, mesmo a juzante do esquentador, e mergulhei a outra ponta no balde com ácido. Ao abrir as torneiras o peso da água contida nos canos sugou lentamente o conteúdo do balde, que foi substituindo a água dentro dos canos. Deixei correr quase os 5L e de seguida fechei as torneiras. Deixei esta solução de 10% ácido cítrico durante 24h dentro da canalização.

Uma vez que me pareceu que o maior estrangulamento estaria num troço logo após o esquentador comum à cozinha e à casa de banho optei por forçar que a saída do ácido fosse feita pelo inicio do circuito. Assim, após fechar a água no contador, liguei com outra bicha o cano de água fria ao cano de água quente da banheira. Desta forma obriguei a água fria, com boa pressão, a sair pelo local onde tinha introduzido o ácido, ou seja, mesmo a juzante do esquentador. Foi feita uma purga de ~100L após a qual voltei a colocar as ligações como se encontravam inicialmente.

Recorrendo ao mesmo método de medição que tinha usado inicialmente obtive o seguinte resultado:

Torneira quente banho: 10 segundos aprox

Ou seja, apenas ligeiramente menos fluxo que o que o esquentador debita sem estar ligado à canalização.

A operação parece ter sido um sucesso e tenho tomado duches como já não tomava há muitos anos.
    Espero que esta experiência possa ser útil a alguém que se venha a encontrar na mesma situação que eu. Entendo perfeitamente que isto foi um "remendo" e que se nada fizer o entupimento irá certamente voltar. Espero que até lá consiga reunir condições para fazer as obras necessárias mas ao menos não irei passar os próximos tempos a tomar banho de água fria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, ricardo.rodrigues, MJCC, LeonardoCC
  13.  # 18

Bom, parabéns pela solução e, principalmente, pelo método. Confesso que eu não teria arriscado (pelo que acima expus).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, sognim
  14.  # 19

Olá Rui,

Primeiramente, os meus parabéns pelas soluções encontradas para diagnosticar o problema e para tentar diminuir o estrangulamento da canalização.

- Posso perguntar como evoluiu a situação, passados quase 3 anos? Conseguiu manter o estrangulamento controlado? Não teve problemas de fugas ou rompimentos da canalização?

Espero que tenha corrido tudo bem :)

Colocado por: RuiCordVenho fazer uma actualização deste tópico já que a conclusão poderá ser útil para outros no futuro.

Após ter lido alguns sites e visto alguns videos sobre este tema e como estava prestes a ficar sem agua quente na banheira resolvi "arregaçar as mangas" e pôr mãos à obra com a minha ideia inicial de utilizar um ácido para disolver ferrugem e calcário que estariam a entupir a canalização.

Dos ácidos que equacionei pareceu-me que o cítrico seria o mais apropriado já que é razoável a "comer" ferrugem sendo bastante inofensivo para o aço. Consegui comprovar isto com uns canos velhos e ferrujentos retirados de uma obra. Fiz uma solução de 10% acido cítrico em água (10g de ácido em 100ml de água), deitei para um copo e mergulhei a ponta de um troço de cano durante 24h. Verifiquei que a maior parte da ferrugem tinha sido disolvida sem que o aço apresentasse qualquer sinal de dano.

Assim, avancei para os canos. Medi o volume aprox da canalização de água quente desligando a bicha que vem do esquentador e recolhendo a água que saiu das torneiras. Deu algo na casa dos 2L.

Comprei 500g de ácido cítrico em pó numa grande superficie da especialidade e deitei em 5L de água, dentro de um pequeno balde. Com as torneiras fechadas e a canalização cheia de água liguei uma das pontas de uma bicha no joelho de inicio do circuito de água quente, mesmo a juzante do esquentador, e mergulhei a outra ponta no balde com ácido. Ao abrir as torneiras o peso da água contida nos canos sugou lentamente o conteúdo do balde, que foi substituindo a água dentro dos canos. Deixei correr quase os 5L e de seguida fechei as torneiras. Deixei esta solução de 10% ácido cítrico durante 24h dentro da canalização.

Uma vez que me pareceu que o maior estrangulamento estaria num troço logo após o esquentador comum à cozinha e à casa de banho optei por forçar que a saída do ácido fosse feita pelo inicio do circuito. Assim, após fechar a água no contador, liguei com outra bicha o cano de água fria ao cano de água quente da banheira. Desta forma obriguei a água fria, com boa pressão, a sair pelo local onde tinha introduzido o ácido, ou seja, mesmo a juzante do esquentador. Foi feita uma purga de ~100L após a qual voltei a colocar as ligações como se encontravam inicialmente.

Recorrendo ao mesmo método de medição que tinha usado inicialmente obtive o seguinte resultado:

Torneira quente banho: 10 segundos aprox

Ou seja, apenas ligeiramente menos fluxo que o que o esquentador debita sem estar ligado à canalização.

A operação parece ter sido um sucesso e tenho tomado duches como já não tomava há muitos anos.
    Espero que esta experiência possa ser útil a alguém que se venha a encontrar na mesma situação que eu. Entendo perfeitamente que isto foi um "remendo" e que se nada fizer o entupimento irá certamente voltar. Espero que até lá consiga reunir condições para fazer as obras necessárias mas ao menos não irei passar os próximos tempos a tomar banho de água fria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas,ricardo.rodrigues,MJCC,LeonardoCC

0.0206 seg. NEW