Iniciar sessão ou registar-se
    • Jppa
    • 23 fevereiro 2022

     # 1

    Boa tarde, criei esta conta pois preciso da vossa ajuda.

    Estou a remodelar um pequeno apartamento e uma das alterações foi colocar a cozinha open-space com placa virada para a sala por isso ando em busca de um exaustor que seja eficiente mas ao mesmo tempo não fique "pendurado" como os de ilha.

    Algumas fotos da área em questão:
    Kitchen
    kitchen2
    kitchen3

    O espaço total para ventilar (cozinha+sala) ronda os ~35m2. As alterações implicam algumas questões a nível da exaustão, devido à placa da cozinha ficar um pouco mais afastada da saída do exaustor do prédio.

    A questão é tentar arranjar a melhor solução em termos de preço/qualidade/funcionalidade/estética tendo em conta a situação. Gostaria muito que o exaustor ficasse embutido no tecto como na imagem em baixo mas não sei se é o ideal:

    coz1 coz2 coz3

    E o exaustor seria um estilo CATA ISLA Fenix 1000X pois estes permitem a saída do tubo na horizontal ao invés dos de ilha ou embutidos que só encontro a sair na vertical.
    CATA

    A questão, O tubo de exaustão faz duas curvas de 90º, será muito mau em termos de eficiência?
    O exaustor parece ser mais usado em salas/casas grandes com tectos mais altos. Adequa-se a um espaço mais pequeno?
    Questões de barulho?

    Também há outras soluções interessantes com exaustores suspensos que se poderiam adequar ao espaço, estilo:
    white

    Mas há sempre a questão do tubo de exaustor a complicar e creio que preferia não ter um mono pendurado entre a cozinha e a sala.

    Qualquer feedback e sugestão seria bem vindo, aproveitando também para questionar sobre recomendações para fabrico de cozinhas por medida na área de Lisboa!

    Cumprimentos
    • boog
    • 23 fevereiro 2022

     # 2

    https://www.ikea.com/pt/pt/p/foerdelaktig-placa-inducao-exaustor-integrado-ikea-700-preto-50449403/

    Tem sempre estas soluções...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jppa
  1.  # 3

    • Jppa
    • 23 fevereiro 2022

     # 4

    Colocado por: booghttps://www.ikea.com/pt/pt/p/foerdelaktig-placa-inducao-exaustor-integrado-ikea-700-preto-50449403/

    Tem sempre estas soluções...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jppa


    Tb andei a ver soluções na placa mas tenho algum receio por ser "nova" tenologia e nunca ter usado.

    Li por ex. que no uso de panela de pressão não é eficiente, e que os cheiros que sairem do forno, que neste caso ficaria do lado oposto da placa, não seriam captados.

    Realmente em budget até ficaria ela por ela entre placa + exaustor e placa c/ exaustor.
  2.  # 5

    E se trocar a placa com o lava-loiça?

    Assim já podia colocar um exaustor "normal" por cima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jppa
    • Jppa
    • 23 fevereiro 2022

     # 6

    Colocado por: TheEmperorE se trocar a placa com o lava-loiça?

    Assim já podia colocar um exaustor "normal" por cima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jppa


    Queriamos mesmo manter a placa virada para a sala/TV/janelas e os canos já estão todos montados para essa disposição.

    A questão é mesmo escolher a melhor opção de exaustor e como o montar tendo em conta as condicionantes.
    • Piggy
    • 24 fevereiro 2022

     # 7

    Não relacionado mas tenho de perguntar, por acaso essa pedra da ilha é silestone 14 whitestorm?
    • Jppa
    • 26 fevereiro 2022

     # 8

    Colocado por: PiggyNão relacionado mas tenho de perguntar, por acaso essa pedra da ilha é silestone 14 whitestorm?


    Boa tarde @Piggy, a pedra usada nessa imagem é a Compaq Arena.
  3.  # 9

    Usa o frecan nitro 360. Potente e silencioso.
  4.  # 10

    Bom dia,

    Também iria querer colocar a placa na ilha para poder conviver com outras pessoas enquanto cozinho.

    Não sabia que o exaustor teria que ser tão mais potente quão maior for a área do Open space... O nosso não é enorme mas estava a contar com uns 55 ou 60m2

    Aconselham algum mais potente que esse frecan?
    Se calhar até dá para 60m2 (não consegui perceber isso no site) mas vejo que é compatível com 2m de altura (chão ao tecto), portanto advenho que seja mais utilizado em apartamentos.
  5.  # 11

    Colocado por: Chris_Fmas vejo que é compatível com 2m de altura (chão ao tecto),

    Distancia do equipamento à bancada donde que pretende extrair os gases e fumos... Tem a certeza dessa distancia, normalmente ronda os 1.5m
  6.  # 12

    Colocado por: Chris_Fportanto advenho que seja mais utilizado em apartamentos.

    Qual a diferença entre um apartamento e uma moradia, para esta situação?
    • Chris_F
    • 28 fevereiro 2022 editado

     # 13

    Colocado por: Pedro Barradas
    Distancia do equipamento à bancada donde que pretende extrair os gases e fumos... Tem a certeza dessa distancia, normalmente ronda os 1.5m


    Tem razão: o que vi é que tem de ter 20cms mínimo de tecto falso e não 2ms máximo até ao tecto.

    Tenho de deixar de ler as threads de manhã 😅

    Colocado por: Pedro Barradas
    Distancia do equipamento à bancada donde que pretende extrair os gases e fumos... Tem a certeza dessa distancia, normalmente ronda os 1.5m


    Posso estar a generalizar mas pensei ser mais raro ver Open space >60m2 apenas em moradias.
    É verdade que só vivi em apartamentos nos tempos de faculdade, mas não me recordo de muitos com esse tamanho todo.

    Ignorem então
    • Jppa
    • 7 maio 2022 editado

     # 14

    Alguem tem feedback da marca Klarstein?

    Estou de olho no exaustor de teto Remy Brilliant (530€) devido a "só" ter 50cm profundidade:
    https://www.klarstein.pt/Eletrodomesticos/Exaustores-de-cozinha/Exaustores-de-ilha/Exaustor-Ilha-Remy-Brilliant-Edition-90cm-609-m-h-EEK-A-LED-Vidro.html

    Tb há este da Nodor:
    https://www.ercomercial.com/pt/exaustor-nodor-teto-slimos-900wh
    (869€)

    Outra alternativa seriam os Cata (espanhola) mas esses já são 60 cm profundidade e tb na ordem dos 700€+

    Sei que há muitas soluções de marcas "conhecidas" mas é tudo na ordem dos 1000€ pra cima e já fica um bocado puxado.

    Alguem?
  7.  # 15

    Estou na mesma situação. Necessito de um exaustor de teto, sem ser de encastrar, para uma área de cerca de 50m2. Agradeço recomendações.
 
0.0169 seg. NEW