Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estava a pensar com os meus botões sobre o seguinte:
    Porque razão não é comum ver-se o uso de betão não estrutural para acabamento em substituição do pano exterior de uma parede dupla.
    Estou a imaginar um pano com uns 15cm de espessura, em betão de classe baixa (C12/15 ?), simplesmente armado à face exterior com rede eletro-soldada para evitar maiores fissurações, eventualmente com algum reforço em padieiras.
    No fundo imaginar este sistema como uma parede de tijolo maciço à vista, mas em betão (e sem o stress do suporte mais complexo de padieiras).

    quanto a custos como se comportaria um sistema destes comparado com tijolo maciço ou alvenaria rebocada e pintada ?
  2.  # 2

    Olá Nuno, o que está a descrever não seria semelhante a um Concrewall ou outro sistema de EPS + malha sol+ betão projectado? Se sim, acho que é relativamente comum noutras regiões. América do Sul, parece-me.
  3.  # 3

    conheça alguns. um em particular em guimaraes na praça do Centro Internacional das Artes... mas vou atirar para o ar que o principal será o custo adicional desse sistema face a outro.. e o peso
  4.  # 4

    O betão projetado não fica com acabamento descofrado liso; imagino que se possa acabar à talocha e ficar com aspeto areado...
  5.  # 5

    Quanto ao peso, e no caso em que o tema se levantou, seria apenas um rés-do-chão; o peso não seria asssunto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabiooliveira
  6.  # 6

    Colocado por: nunogouveiaO betão projetado não fica com acabamento descofrado liso; imagino que se possa acabar à talocha e ficar com aspeto areado...
    ah ok.. estás a falar de projectado.. eu imaginava que falavas de pre fabricado
  7.  # 7

    Antes de eu decidir ter Betao dentro de casa iamos fazer dessa forma, pilares e tijolo por dentro, isolamento e betão nao estrutural, pelo exterior
  8.  # 8

    Estao a falar tipo disto certo, sendo que nesse caso a parede interior seria em tijolo
      C54FC356-55B8-4151-8C85-E549D4C499A6.jpeg
  9.  # 9

    Colocado por: antonylemosah ok.. estás a falar de projectado.. eu imaginava que falavas de pre fabricado


    Eu queria betão descofrado! Imaginava uma parede dupla, construindo primeiro o pano interior, depois isolamento térmico, um separador (geotextil, plástico...) e betão com armadura simples e uma cofragem pelo exterior.
  10.  # 10

    Colocado por: nunogouveia

    Eu queria betão descofrado! Imaginava uma parede dupla, construindo primeiro o pano interior, depois isolamento térmico, um separador (geotextil, plástico...) e betão com armadura simples e uma cofragem pelo exterior.
    Ao contrário é mais facil
  11.  # 11

    Colocado por: nunogouveia

    Eu queria betão descofrado! Imaginava uma parede dupla, construindo primeiro o pano interior, depois isolamento térmico, um separador (geotextil, plástico...) e betão com armadura simples e uma cofragem pelo exterior.

    Nesse caso seria simples mais complicado corrigir pontes térmicas nomeadamente na intercepção da parede com a laje da cobertura!
    E para o trabalho (mão de obra) que dá mas vale a pena fazer betão estrutural com face a vista!
  12.  # 12

    Faz uma betonagem única, com isolamento no meio das armaduras
  13.  # 13

    Colocado por: RicardoPortoFaz uma betonagem única, com isolamento no meio das armaduras
    Isso é uma lotaria
  14.  # 14

    Ou descofra dum lado, aplica o isolamento e a malhasol e volta a cofrar do lado de fora.

    Seja como for fica mais caro
  15.  # 15

    Colocado por: RicardoPortoOu descofra dum lado, aplica o isolamento e a malhasol e volta a cofrar do lado de fora.

    Seja como for fica mais caro
    Isso sim, mas se fizer um muro em tijolo, aplica o isolamento e como cofra o muro exterior?
    Dar dá,mas
  16.  # 16

    Colocado por: DR1982(...)mas se fizer um muro em tijolo, aplica o isolamento e como cofra o muro exterior?
    Dar dá,mas

    Posso meter vaõres roscados (inox ?) no tijolo, com bucha química; mas depois tenho de acertar os furos na cofragem...pois... a pensar
    Concordam com este comentário: Allegrodx
  17.  # 17

    Colocado por: nunogouveia
    Posso meter vaõres roscados (inox ?) no tijolo, com bucha química; mas depois tenho de acertar os furos na cofragem...pois... a pensar
    Faz primeiro o muro em betao, coloca isolamento e depois o tijolo, nao da?
  18.  # 18

    Não será comum pelo custo. A fazer uma parede de 15cm de betão aparente mais vale considerar a mesma como estrutural, isolar pelo interior, assumir as pontes térmicas e tentar tratar as mesmas como for possível.

    Ps: betão aparente, estrutural ou não, deve ser de classes bem superiores a C12/15 para garantir maior durabilidade e minimizar padrões de fendilhação.
  19.  # 19

    Será apenas um revestimento. A estrutura já está feita e é metálica. É um pavilhão industrial.
  20.  # 20

    Caso de betão aparente e estrutural com isolamento e betonado de uma só vez.
    Execução para ficar a 100%. Muito trabalho, material e habilidade para manter o isolamento fixo.
      IMG_1712.png
      IMG_1711.png
 
0.0213 seg. NEW