Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Fiquei desempregado e só tive direito ao Sub. Social de Desemprego.
    Acaba agora no início do mês de Março.
    Será que tenho mais alguma alternativa?
    Obrigado
  2.  # 2

    Está ciente das condições a que tem direito:
    https://www.seg-social.pt/subsidio-social-de-desemprego

    De resto, neste tempo tem procurado Trabalho?
  3.  # 3

    Sim. Estou ciente das condições e tenho procurado emprego. acontece que tenho 58 anos e em todo o lado dizem o mesmo. Depois entramos em contacto.
    Começo a desesperar pois não encontro alternativas.
  4.  # 4

    Colocado por: Joao Neves SantosSim. Estou ciente das condições e tenho procurado emprego. acontece que tenho 58 anos e em todo o lado dizem o mesmo. Depois entramos em contacto.
    Começo a desesperar pois não encontro alternativas.
    Quantos anos tem de contribuições para a segurança social?
  5.  # 5

    Tenho 42 anos de contribuições entre Seg. Social, Caixa Nacional de pensões e estrangeiro.
    já pedi uma simulação da pensão de velhice e se o fizer já alem de ter uma penalização de 400 euros para sempre só lá para o final do ano é atribuída. Preciso de mais 2 anos para não ter penalizações.
    O problema é como aguentar estes 6 meses antes de poder pedir novamente o subsidio social de desemprego.
    Quanto a emprego está muito complicado, devido a idade.
  6.  # 6

    Já pensei em pedir o RSI, como ultima solução.
    É daquelas coisas em que após tantos anos de trabalho é muito difícil de digerir.
    • AMVP
    • 24 fevereiro 2022

     # 7

    e em que área trabalhava?
    • AMVP
    • 24 fevereiro 2022

     # 8

    Colocado por: Joao Neves SantosJá pensei em pedir o RSI, como ultima solução.
    É daquelas coisas em que após tantos anos de trabalho é muito difícil de digerir.


    Não pense assim, foi feito para quando realmente se necessita.
  7.  # 9

    Vim de Inglaterra e comecei a trabalhar cá como rececionista de Hotel em Agosto de 2019. Em Maio de 2020 o hotel teve que reduzir pessoal devido a pandemia. Só ficaram os efectivos.
    Eu só tinha 9 meses e por isso só tive direito ao Social de Desemprego.
    • AMVP
    • 24 fevereiro 2022

     # 10

    Colocado por: Joao Neves SantosVim de Inglaterra e comecei a trabalhar cá como rececionista de Hotel em Agosto de 2019. Em Maio de 2020 o hotel teve que reduzir pessoal devido a pandemia. Só ficaram os efectivos.
    Eu só tinha 9 meses e por isso só tive direito ao Social de Desemprego.


    Compreendo. Só acho estranho que é um setor que diz não ter trabalhadores, enfim.

    Conhece pessoas em Portugal que o possam ajudar a encontrar trabalho, mesmo que noutras áreas?
    • AMVP
    • 24 fevereiro 2022

     # 11

    Sabe fazer pequenas manutenções? Por exemplo, era capaz de fazer pequenas manutenções numa loja/supermercado? Estou a falar de coisas como mudar lâmpadas, fechadura e coisas assim.

    Nota: Eu não tenho qualquer contacto nesse área mas sei que é uma função de que por regra necessitam e têm dificuldade em recrutar. Refiro-me a grandes cadeias de distribuição.
  8.  # 12

    Sei fazer tudo isso.
    Tenho CV espalhados por todo o lado, quer online quer fisicamente.
    Experiência em vários setores não me falta.
    Falo inglês, francês e espanhol fluentemente. Fui empresário, tenho experiência em marketing, em vendas, em indústria, até já fui ajudante de cozinha... faço 59 anos agora em Março... Estou velho para trabalhar e novo para me reformar. Infelizmente esta é a realidade.
    Em Inglaterra, nos supermercados de grande dimensão, todas as caixas ditas, menos utilizadas eram ocupadas por pessoas de muita idade. Muita idade mesmo. O estado pagava e bem a essas grandes superfícies para lá ter os " velhinhos".
    • AMVP
    • 24 fevereiro 2022

     # 13

    Compreendo, em Portugal as pessoas devem ter uma vida útil de 5 anos, até aos 30 é pq são novos, imaturos e não têm experiência, agora até aos 35 safam-se, depois disso é tudo velho.

    Há uma atividade em que a idade não costuma constituir um obstáculo, mas teria de ter conhecimentos (cunhas) e estar numa zona em que tal exista.
  9.  # 14

    Qual é essa atividade? Pode ser que por aqui exista.
    • AMVP
    • 24 fevereiro 2022

     # 15

    Colocado por: Joao Neves SantosQual é essa atividade? Pode ser que por aqui exista.


    Conheço uma zona de Lisboa em que ser porteiro nos prédios trás e trouxe vantagens significativas para as pessoas que as executam/executaram. Tb sei que a sua idade não é impedimento mas de facto o fator conhecimento é relevante, não pelo favorecimento em si mas pela segurança.
    Mas estes porteiros, sim há homens embora também haja mulheres, tb procedem à limpeza das partes comuns do prédio e por regra vivem na casa destinada para estes profissionais, embora tb haja quem não resida lá, embora esta situação seja mais rara.

    Claro que o que digo tb se deve aplicar a todos os prédios que tenham este tipo de trabalhadores.
    • AMVP
    • 24 fevereiro 2022

     # 16

    Posso dizer-lhe, por exemplo, que o meu pai exerceu essa atividade a partir dos 58 anos, é um exemplo.
  10.  # 17

    Boa noite Sr.João. Já tentou empresas de vigilância? Normalmente dão toda a formação necessária e não costumam ser muito criteriosos na aceitação(escassez de colaboradores). Com a formação e cartão do MAI, fica com mais uma saída profissional como vigilante.

    Não será o melhor vencimento do mundo, possivelmente terá turnos de 12h...
  11.  # 18

    João, reitero o comentário anterior. É um sector que anda sempre à procura de trabalhadores.

    Se possível e assumindo que tenha disponibilidade financeira para tal, recomendo que pague a formação de vigilante de forma a evitar ficar refém dalguma empresa na qual não se identifique seja pelas chefias ou tipo de serviço prestado.

    De notar que, independentemente opte por pagá-la ou não, deve ter o cuidado e certificar se a entidade formadora tem uma licença válida emitida pela PSP - talvez seja boa ideia entrar em contacto com eles em caso de dúvida, antigamente tinham um pdf com essa lista mas não consegui encontrá-la (http://www.psp.pt/depsegurancaprivada/Pages/contato.aspx).

    Tenha particular atenção a este ponto porque existem empresas sem licença ou com ela expirada o que significa que, mesmo pagando ou não pela formação, aquando o término da mesma e submissão dos papéis para emissão do cartão por parte da PSP, esse pedido é rejeitado pelo facto da empresa não ter licença válida e, como tal, a formação não ser reconhecida.

    Em relação ao salário base anda na casa dos 812 euros. O subsidio de refeição é geralmente pago em cartão e de 6,18 por dia, salvo erro. As maiores empresas no mercado nacional são: Esegur, Prestibel, Securitas e Prossegur (escrevi sem uma ordem em especifico). Estas seguramente não terão problemas de liquidez ou melhor dizendo, a probabilidade de ter salários em atraso é diminuta em comparação com empresas de menor dimensão. Provavelmente o trabalho será para turnos rotativos de 8h ou de 12horas. Depende do local. É um sector que tanto pode ter sorte e ficar num local "bom" sem grandes problemas ou stress como não. Se for preciso fale directamente com alguém que esteja a trabalhar lá e pergunte.

    Dependendo da zona, também poderá haver oportunidades para trabalhos fabris, de limpeza ou em lares como assistente operacional. São áreas que geralmente não conseguem preencher as suas vagas seja pelo trabalho em si ou pelas condições inerentes ao mesmo.

    Ps. Entretanto, também lembrei-me que em algumas cadeias de supermercado procuram pessoal esporadicamente, seja para talhante ou para repositor. Perguntar não custa. As melhores das sortes!
    • smst
    • 25 fevereiro 2022

     # 19

    Qual a zona do país onde mora? Ser fluente em linguas é uma vantagem em várias situações. Procure saber no centro de emprego da sua àrea de residência quais os beneficios que uma empresa pode ter em contratá-lo (por exemplo isenção de TSU) e quando for candidatar-se a algum emprego mencione essas "regalias" que a empresa terá.
    • RCF
    • 25 fevereiro 2022

     # 20

    Não percebo...
    Farto-me de ouvir dizer que não há mão de obra.
    Neste forum, nomeadamente, não faltam por aí comentários de empreiteiros a dizer que têm uma grande falta de mão de obra.
    Na restauração é a mesma coisa...
 
0.0176 seg. NEW