Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia foristas,

    Meu primeiro post no fórum apesar de ser um leitor assíduo e ter usado e abusado do forum desde que comecei o meu processo de construção.

    Neste momento ando à procura de soluções para as janelas e estou indeciso entre colocar ou não janelas com oscilo-batente.

    Estava a pensar colocar janelas "oscilo-paralelas" pelo facto de não ocuparem tanto espaço na abertura da porta, mas o seu preço é mais elevado que umas simples janelas de correr.

    A minha questão essencial é a seguinte, tendo a casa uma VMC de duplo fluxo, fará sentido ter oscilo-batente com o intuito de poder arejar a casa?

    Muito obrigado pela ajuda.
  2.  # 2

    Colocado por: andrejesusA minha questão essencial é a seguinte, tendo a casa uma VMC de duplo fluxo, fará sentido ter oscilo-batente com o intuito de poder arejar a casa?


    Do ponto vista técnico nao faz sentido recorrer à abertura de janelas para renovar o ar uma vez que já tem VMC a fazer essa funçao.

    Qualquer das maneiras, actualmente nem é preciso abrir as janelas para renovar o ar. As grelhas auto reguláveis fazem esse trabalho, nas situações onde nao há VMC.

    Mas voltado à sua duvida, uma janela nao é só para abrir e fechar por uma questão de renovaçao do ar interior.

    Para mim, o prazer de poder abrir uma janela, ouvir a natureza, sentir os cheiros das estaçoes ou o odor da chuva nas diversas superfícies nao tem valor.

    E por esse facto vale sempre a pena ter um vão que possa abrir - para mim claro.

    E olhe que as ditas janelas de correr nao sao assim tao más como muita gente faz aqui parecer querer. Sim nota-se uma ligeira passagem de ar, mas depende de N factores do interior da habitação (pressao atmosferica, temperatura, numero de janelas, direçao e velocidade do vento exterior, etc etc).

    Vai depender muito da vivencia da casa/família e o meio em que se insere.
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta Nostradamus,

    Estou perfeitamente de acordo, e por essa razão optaria por janelas de correr para poder realmente abrir as janelas.
    Todas elas são de 200x200 excepto uma na sala que é maior e eu quero poder abrir todas elas.
  4.  # 4

    Eu vou fazer um misto, janelas de correr na zona dita social e janelas de oscilo-batente na zona privada.
    Concordam com este comentário: nunalves
 
0.0062 seg. NEW