Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho uma vivenda unifamiliar, construída há 20 anos e que apresenta alguns problemas de isolamento térmico. As paredes são duplas com isolamento XPS no interior (já li algures neste fórum que este isolamento é bom em teoria, mas que na prática como a maior parte das vezes é mal aplicado não funciona), as janelas e portas são em alumínio com vidro duplo e as coberturas são em laje de cimento (sem acesso pelo interior da casa) e as telhas estão assentes em vigas de cimento. Ou seja, todas as coberturas têm uma caixa de ar, entre a laje de cimento e as telhas sem qualquer isolamento.

    Foto casa

    A casa é muito fria. Mesmo estando dias quentes, a casa pouco aquece, e aquecendo-a mal desligamos o aquecimento, o calor desaparece num instante.

    Estamos em processo de substituição das portas e das janelas.
    Achamos que o próximo passo será o isolamento dos telhados, mas estamos muito indecisos de qual a melhor solução. Cada pessoa sua sentença...

    Neste momento, estamos indecisos entre aplicar espuma de poliuretano sobre a laje (isolamento pelo exterior) ou de colocar um teto falso com isolamento (isolamento pelo interior).

    Qual será a melhor solução? Haverá outras melhores?

    Alguém consegue ajudar?
  2.  # 2

    Amigo a solução mais eficiente e economica é. aplicar manta de la mineral, com pelo menos 100mm de espessura.
    Tirar umas telhas.
    limpa a laje de esteira
    Desenrola a la sobre a laje ( la com papel kraft, o kraft voltado para baixo)
    tudo muito bem econchegadinho a todos os cantos e entre ela. ( se entender compre rolos de la com 60mm e faça duas camadas = 120mm)

    Existem n discussões com este tema aqui no forum.

    Boa sorte
    PS: vai sentir grandes melhorias de conforto térmico, em particular nos meses frios.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasAmigo a solução mais eficiente e economica é. aplicar manta de la mineral, com pelo menos 100mm de espessura.
    Tirar umas telhas.
    limpa a laje de esteira
    Desenrola a la sobre a laje ( la com papel kraft, o kraft voltado para baixo)
    tudo muito bem econchegadinho a todos os cantos e entre ela. ( se entender compre rolos de la com 60mm e faça duas camadas = 120mm)

    Existem n discussões com este tema aqui no forum.

    Boa sorte
    PS: vai sentir grandes melhorias de conforto térmico, em particular nos meses frios.


    Fiz i processo descrito mas com lã mineral de 200mm. A melhoria foi da noite para o dia.
    Solução não muito dispendiosa e pode ser feita por qualquer pessoa (convém usar máscara durante a aplicação).
  4.  # 4

    Boa tarde,

    Penso que também poderá colocar placas de XPS de 6mm em toda a extensão da laje; provavelmente o resultado será idêntico á lá mineral mas ainda mais económico.
  5.  # 5

    Colocado por: cloverleafBoa tarde,

    Penso que também poderá colocar placas de XPS de 6mm em toda a extensão da laje; provavelmente o resultado será idêntico á lá mineral mas ainda mais económico.

    É mais caro cerca de 30% (XPS60mm vs LM 100mm), mais chato para transportar e instalar. A Lã é melhor.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradas
    É mais caro cerca de 30% (XPS60mm vs LM 100mm), mais chato para transportar e instalar. A Lã é melhor.

    Concordo.
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradas
    É mais caro cerca de 30% (XPS60mm vs LM 100mm), mais chato para transportar e instalar. A Lã é melhor.


    Boa noite Pedro,

    Pensei que as placas de XPS fossem mais baratas... Por curiosidade, qual será o melhor isolamento, independentemente do preço: 6mm de XPS ou 10mm de lã de rocha?
  8.  # 8

    Para esta situação, já com um suporte pré-feito que não é usado para mais nada? Claramente a lã de rocha de 100mm. O XPS e a lã mineral têm características térmicas largamente comparáveis, portanto a maior espessura de isolamento ganha. O único senão muito pequeno que pode haver é se eventualmente houver uma infiltração: a lã de rocha é danificada mais facilmente pela água do que o XPS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cloverleaf
  9.  # 9

    não é danificada, perde propriedades de isolmento termico. mas... quando secar, fica novo.
    Concordam com este comentário: Antonioconceicao, Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cloverleaf
  10.  # 10

    A minha impressão é que a estrutura da lã pode colapsar com a água e nunca recuperar - de qualquer modo uma preocupação que não é nada relevante neste caso.
  11.  # 11

    Colocado por: zemvpferreiraA minha impressão é que a estrutura da lã pode colapsar com a água e nunca recuperar

    Se ficar submersa, ou com muita, muita agua, sim.
  12.  # 12

    Muito obrigada pela ajuda. Farei como aconselham. Próximo inverno não iremos passar frio!
    Concordam com este comentário: cloverleaf
  13.  # 13

    Pedro Barradas obrigado pelas dicas aqui colocadas. Queria colocar-lhe uma dúvida. Haverá algum inconveniente colocar a lã mineral em cima das placas de XPS? Eu tenho já no sótão as placas de XPS colocads mas queria "tentar" melhorar a situação para o Inverno. Obrigado
  14.  # 14

    Colocado por: KATOKA79Queria colocar-lhe uma dúvida. H

    que espessura tem XPS?
    Pode meter por cima. Mas assim sendo, já não precisa do papel kraft para nada.
    Concordam com este comentário: Susi
  15.  # 15

    Alguém recomenda alguma empresa ou alguém que faça esse serviço, aplicação da lã na zona de Loures/Mafra?
    Tb não tenho acesso ao meu sotão pelo interior, e não tenho conhecimento nem habilidade pra me por a levantar telhas.
  16.  # 16

    Obrigado Pedro. Vou assim comprar a lã de rocha e aplicar. Tudo ficará melhor se as vigas e restantes paredes forem cobertas também? Grato pela ajuda.
  17.  # 17

    Colocado por: KATOKA79Tudo ficará melhor se as vigas e restantes paredes forem cobertas também?


    Então, mas não era um sótão? Tem paredes interiores, é isso?
  18.  # 18

    ricardo.rodrigues não me expliquei bem. O sotâo tem as vigas normais de suporte do telhado e as paredes, duas (2). Uma onde está geminada com o vizinho e a outra do lado contrario.Ficará melhor isolando essas paredes e as vigas? Obrigado mais uma vez aos Amigos.
  19.  # 19

    Colocado por: KATOKA79.Ficará melhor isolando essas paredes e as vigas? Obrigado mais uma vez aos Amigos.


    Nem por isso, porque está a aplicar o isolamento no chão.
  20.  # 20

    Qual será a melhor forma de isolar? Lá mineral no tecto falso ou por cima da lage?
 
0.0209 seg. NEW