Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,
    Eu comprei casa, e esta moradia tinha uma botija grande e uma pequena, ambas da Galp e de gás propano
    Por opção, decidi alterar a botija pequena quando acabou por uma da repsol, propano também, troquei também o redutor
    A ideia seria alterar a grande depois também para a repsol quando acabasse
    Acontece que mais ou menos na mesma altura que alterei a botija pequena o esquentador (que já tinha alguns problemas) deixou de conseguir aquecer a água e não passava dos 37°
    Então decidi comprar um novo esquentador, no fim de instalado este aquece mais mas não está ainda a aquecer o suficiente, se o esquentador é novo o problema então já não é daí, é no sistema do gás... Agora quando ligo a água ela começa a aquecer mas a chama do esquentador não parece ter gás suficiente e fica fraca e a água vem fria e depois volta a começar a aquecer e antes de ficar bem quentinha já está fria de novo sempre assim...
    A botija grande muito provavelmente também já está vazia e quero trocar também para a repsol e trocar também o redutor da botija grande para ficarem ambas da mesma marca
    Num entanto eu questiono me se a mudança de marca da botija pequena poderá fazer aqui alguma diferença no aquecimento, ou se será apenas a falta de gás na botija grande?
    cheguei a comprar uma pequena antes desta da galp, e não tive problemas, daí eu pensar que talvez seja a falta de gás na botija grande, mas a pequena sozinha não seria capaz de alimentar um esquentador porquê?
    Eu penso que talvez haja diferença na pressão entre uma botija pequena e uma grande, será que é diferente e a pequena não serve para o esquentador que tem uma tubagem larga? Será que não tem nada a haver?
    Sei que parece muito confuso quando eu própria não entendo do assunto também
    Pois estou com receio de gastar 100€ numa botija mudar para a repsol e o problema persistir
    Será por eu ter mudado de marca? O que me podem dizer sobre isto?
    O que me aconcelham a fazer?
    Desde já um muito obrigado!
  2.  # 2

🙏🏻🙏🏻
  3.  # 3

O esquentador é adequado, pois tem as mesmas características do esquentador anterior que antes disto tudo aquecia bem a água
  4.  # 4

Cá em casa fiz o contrário, só trocaram o redutor e ficou a funcionar igual.
  5.  # 5

Colocado por: joaomgfCá em casa fiz o contrário, só trocaram o redutor e ficou a funcionar igual.

Mas para trocar a marca da botija não tem de se que trocar o redutor tambem?
  6.  # 6

O redutor foi novo? ou usado? O problema pode estar aqui.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VictoriaB
  7.  # 7

Aumenta a pressao do gas. A instalacao nao tem um regulador de pressao do gás? O novo redutor da repsol será que é da pressao correcta de propano?
  8.  # 8

Colocado por: Vítor MagalhãesO redutor foi novo? ou usado? O problema pode estar aqui.

Novo
  9.  # 9

Colocado por: SirruperAumenta a pressao do gas. A instalacao nao tem um regulador de pressao do gás? O novo redutor da repsol será que é da pressao correcta de propano?

Eu penso que não tem, só mesmo a torneira do gás para o esquentador que está aberta, eu trouxe o redutor no mesmo dia que trouxe a botija logo acredito que tenham me dado o redutor correto para aquela botija 🤷🏻‍♀️ mas como posso saber isso?
  10.  # 10

Colocado por: VictoriaB
    Eu penso que não tem, só mesmo a torneira do gás para o esquentador que está aberta, eu trouxe o redutor no mesmo dia que trouxe a botija logo acredito que tenham me dado o redutor correto para aquela botija 🤷🏻‍♀️ mas como posso saber isso?

Consegue ver e comparar o débito do redutor antigo e deste redutor novo?
  11.  # 11

Aqui fica imagens que possam ajudar

Colocado por: Vítor Magalhães
    Consegue ver e comparar o débito do redutor antigo e deste redutor novo?

Não, infelizmente foi á troca também então não consigo saber
  12.  # 12

Fotos
      Screenshot_2022-03-02-10-57-06-113_com.google.android.apps.photos.jpg
      Screenshot_2022-03-02-10-56-57-322_com.google.android.apps.photos.jpg
      Screenshot_2022-03-02-10-56-52-649_com.google.android.apps.photos.jpg
  13.  # 13

A botija pequena, neste momento tem 2 redutores, um na garrafa e outro na parede. Eu tenho repsol, propano, redutor na parede, pas a garrafa não tem redutor. Tem apenas um encaixe com torneira. Mudei de BP para repsol e não tive problemas

Também podem as valvulas de parede avariadas. Mas aqui o fornecedor substitui o que for preciso e não tem custos.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  14.  # 14

Isto, não consigo pôr imagem
  15.  # 15

E fotos do esquentador?
    • SrR
    • 2 março 2022

# 16

Colocado por: luisrdsA botija pequena, neste momento tem 2 redutores, um na garrafa e outro na parede. Eu tenho repsol, propano, redutor na parede, pas a garrafa não tem redutor. Tem apenas um encaixe com torneira. Mudei de BP para repsol e não tive problemas

Também podem as valvulas de parede avariadas. Mas aqui o fornecedor substitui o que for preciso e não tem custos.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães
    3 redutores
  16.  # 17

Isso não são redutores a mais?
    E, para bem, era ter um mecanismo automático de comutação da garrafa: quando uma fica vazia passa automaticamente para a outra.
    Assim, tem de vir à rua a meio do banho para rodar as torneiras.
  17.  # 18

Tem muitos redutores aí.
    O redutor da botija da shell deveria ser o único da instalação.

Normalmente o que se faz, com botijas pequenas, cada botija tem seu redutor, como o da Repsol, à cabeça, e um T para a instalação nada mais.

O que tem aí, está pensado para botijas grandes, duas botijas grandes redutor único na instalação.

Provavelmente isso até funcionava porque a botija grande tinha bastante gás. A botija grande estará sem gás, provavelmente.
    E/ou redutor da Repsol de certeza que é diferente do redutor da galp que tinha .

Meta ai foto do redutor antigo
  18.  # 19

As botijas da Repsol, e das outras também, para este tipo de instalações, não têm redutor. É apenas um dispositivo para encaixar na botija. Os redutores estão na canalização.
  19.  # 20

Atenção que algum dispositivo desses que estão na parede, pode ter avariado. Já me aconteceu e fiquei sem uma botelha de gás das graúdas, em cerca de 2 dias.

0.0202 seg. NEW