Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Descobri que o meu arquitecto está a solicitar a comissao ao meu construtor, sem qualquer escrúpulo, que lagas todo o processo de construção (porque o construtor acha isso injustificado) e em breve a obtenção da licença, pois o arquitecto não solicitará a licença definitiva enquanto não receber o seu comissão.
    Encontrei o construtor, o arquiteto acabou de alugar seu escritório como ponto de encontro, nada mais. Eu negocio diretamente com o constructor sem ajuda do arquiteto.

A minha questão é, é fácil mudar de arquitecto durante um processo de licenciamento que está a decorrer na Câmara?
    O arquitecto tem o direito de pedir uma comissão sem me informar, sabendo que encontrei o empreiteiro?

Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: sergio po arquitecto não solicitará a licença definitiva enquanto não receber o seu comissão.

Não é o arquiteto que solicita a licença definitiva é o Dono de obra. Para a obtenção dessa licença não necessita do arquiteto para nada.

Colocado por: sergio pA minha questão é, é fácil mudar de arquitecto durante um processo de licenciamento que está a decorrer na Câmara?

Não necessita de mudar de arquiteto, a menos que este esteja a assumir a direção de fiscalização. Coisa que ele sabe perfeitamente que não poderia fazer. Mesmo assim, é fácil a sua substituição por outro técnico.

Colocado por: sergio pO arquitecto tem o direito de pedir uma comissão

Não!
    Aliás é até penalizável deontologicamente.
    Pode apresentar um queixa na ordem se assim o entender
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio p
  3.  # 3

não consegui perceber nada.
    o que é lagas?
    que licença está a falar? o processo ainda está na camara? o que é isso de licença definitiva?
    essa comissão é sobre o quê exatamente?
    Concordam com este comentário: Beto1980
  4.  # 4

Deve estar a cobrar a direcção técnica da obra ou a fiscalização.
    Chamem-lhe o que quiser, mas isso tem de ser pago pelo dono de obra - fiscalização ou pelo empreiteiro-direcção técnica.

Sem esses termos de responsabilidade são necessários para o fecho de obra e obtenção de licença de habitabilidade.
  5.  # 5

Colocado por: callinasDeve estar a cobrar a direcção técnica da obra ou a fiscalização.

Enquanto autor do projeto de arquitetura não pode assumir nenhuma das duas. Como tal, não pode cobrar qualquer tipo de valores
  6.  # 6

Colocado por: sergio pDescobri que o meu arquitecto está a solicitar a comissao ao meu construtor,

Porque razão é que têm de dar provimento a isso!?
    Façam ( você e o empreiteiro) queixa na Ordem do Arquitectos, se acharem que têm essa certeza.

Mas como o seu texto é confuso. Explique lá isso melhor.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  7.  # 7

Colocado por: marco1o que é lagas?

quero dizer alguns atrasos

Colocado por: marco1que licença está a falar? o processo ainda está na camara? o que é isso de licença definitiva?

A licença foi concedida mas temos que fazer uma alteração importante que implica a re-submissão do projeto.
    Quero dizer com licença definitiva é quando as obras são feitas, para morar dentro de casa

Colocado por: marco1essa comissão é sobre o quê exatamente?

O arquitecto pediu esta comissão ao construtor para nos colocar em relação; mas fui eu quem encontrou o construtor e tratou com o construtor, o arquitecto só pôs à disposição o seu espaço de escritório para algumas reuniões. Desconhecia esta comissão até recentemente quando o construtor me revelou, pois estamos à espera de alguns planos dos arquitectos, os planos não vêm porque a construtora ainda não pagou essa comissão, pois ele acha essa comissão injustificada.

Colocado por: callinasDeve estar a cobrar a direcção técnica da obra ou a fiscalização.

O arquiteto não faz nenhum deles.
    A fiscalização é feita por outra pessoa.
  8.  # 8

Colocado por: sergio pmas fui eu quem encontrou o construtor e tratou com o construtor,

Ou seja mais um esquema:

Colocado por: sergio pos planos não vêm porque a construtora ainda não pagou essa comissão,

Esse é um problema entre o construtor e o arquiteto, não é nada consigo.

Colocado por: sergio ptemos que fazer uma alteração importante que implica a re-submissão do projeto.

Essa alteração é resultante de quê?
    Quem vai pagar o trabalho dos novos projetos?
  9.  # 9

Colocado por: zedasilvaOu seja mais um esquema

Por que é um esquema?
  10.  # 10

Colocado por: sergio pPor que é um esquema?

Possível conflito de interesse entre um projetista e a entidade executante.
  11.  # 11

Estaremos a falar de alteração ao projecto, telas finais.
    Isso obriga a fazer alterações ao projecto. Horas de trabalho.
    Implica um termo de responsabilidade, portanto mais encargos .
    Implica impressão de uma ou mais cópias, que custa dinheiro. Envio em formato digital, mais custos .
    Alguém tem de pagar isso!
    Concordam com este comentário: zedasilva
  12.  # 12

Colocado por: zedasilva
    Enquanto autor do projeto de arquitetura não pode assumir nenhuma das duas. Como tal, não pode cobrar qualquer tipo de valores
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sergio p

Onde está essa incompatibilidade?
  13.  # 13

Colocado por: callinas

Onde está essa incompatibilidade?

Nº 5 do artigo 5º do Código deontológico da OA
  14.  # 14

Colocado por: callinasOnde está essa incompatibilidade?

Colocado por: zedasilvaNº 5 do artigo 5º do Código deontológico da OA

Olá.

No artigo 5º e no puro bom senso.
    Em qualquer situação em que o arbitro faça parte duma das equipas, a sua "decisão" nunca será imparcial.
    Se o Fiscal é em simultâneo o Projectista, uma coisa é certa, o Projecto é sempre magnifico e sem erros.
    Quando há problemas, a culpa há-de ser doutro player qualquer.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  15.  # 15

Colocado por: callinasEstaremos a falar de alteração ao projecto, telas finais.
    Isso obriga a fazer alterações ao projecto. Horas de trabalho.
    Implica um termo de responsabilidade, portanto mais encargos .
    Implica impressão de uma ou mais cópias, que custa dinheiro. Envio em formato digital, mais custos .
    Alguém tem de pagar isso!
    Concordam com este comentário:zedasilva

Obrigado pela ajuda, mas a comissão que pede ao arquiteto não é para isso, é apenas para colocar em relação eu e o construtor.
    Para alteração do projeto, claro que há um preço e não me oponho a isso
  16.  # 16

Colocado por: sergio pmas a comissão que pede ao arquiteto não é para isso, é apenas para colocar em relação eu e o construtor.

Oh sergio, o que raio é isso "em relação"... Chutem o gajo para fora do baralho!!1 Isto há com cada um. Realmente.
  17.  # 17

Colocado por: sergio pé apenas para colocar em relação eu e o construtor.

sergio, há qui qualquer coisa mal explicada.
    O sérgio tem um contrato de empreitada feito com o construtor certo?
    Sabe quem é o construtor e onde mora certo?
    Porque é que
    Colocado por: sergio po arquiteto acabou de alugar seu escritório como ponto de encontro

Quando fala em alugar, cobrou alguma coisa pelo facto de o sérgio se ter reunido com o construtor no escritório dele?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  18.  # 18

Colocado por: zedasilvaQuando fala em alugar, cobrou alguma coisa pelo facto de o sérgio se ter reunido com o construtor no escritório dele?

Essa é muito boa... Seria a 1ª vez que ouço uma dessas. Caramba...
  19.  # 19

Colocado por: Pedro BarradasEssa é muito boa...

São as chamadas salas de cowork!
    Temos que saber rentabilizar o investimento.
  20.  # 20

Colocado por: zedasilvaQuando fala em alugar, cobrou alguma coisa pelo facto de o sérgio se ter reunido com o construtor no escritório dele?

O arquiteto não cobrou nada por isso, ele propôs e eu aceitei. Agora entendo por que ele se propôs a fazer a reunião em seu escritório.

0.0242 seg. NEW