Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Estou a construir casa e tenho algumas janelas pequenas com 0.5m de largura por 2.20m de altura. 6 pares dessas janelas estao lado a lado, e todas tem estores.

    Na altura do projecto da casa foi-me aconselhado, e para evitar ter tantos interruptores de estores (visto que ainda ha os estores das janelas maiores), comandar os estores destas janelas pequenas que ficam lado a lado apenas com um interruptor.
    Na altura disseram-me que era possível fazer, mas para evitar queimar ou ter problemas com os motores se os ligasse diretamente ao interruptor, teria de usar uma pequena caixa de comando pequena com 7cm creio (penso que falou em rele) entre o interruptor e os dois estores, evitando assim problemas com os motores.
    Quando pedi orçamento,o senhor dos estores disse que essas caixas existem e que era possível um interruptor comandar os dos motores sem ter problemas.

    Alguém me consegue dizer se isto se confirma e que tipo de caixas de comando sao (será o tal rele?)?

    Obrigado
  2.  # 2

    Os próprios motores têm fins de curso, que param quando atingem a posição aberto/fechado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeJAA
  3.  # 3

    Eu tenho um interruptor a comandar 3 estores e outro a comandar 4 estores.

    Necessita de ter um caixas com reles, no meu caso foram da efapel, um para cada estore, de forma a haver um desacoplamento elétrico entre o grupo de estores.

    Mais logo coloco aqui uma foto dos mesmos.

    o comando do estores que ira instalar são daqueles eletrónicos ou os de interruptor simples? irá ter um comando centralizado para abertura e fecho geral?
    Concordam com este comentário: tigoncal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeJAA
    • FFAD
    • 3 março 2022

     # 4

    Uma vez aluguei um casa no Algarve que além dos interruptores de cada estore, tinha um central que subia e descia toda a casa ao mesmo tempo (2 andares), top para não andar em casas grandes a fechar ou abrir 1 a 1...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeJAA
  4.  # 5

    Colocado por: rjmpiresOs próprios motores têm fins de curso, que param quando atingem a posição aberto/fechado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FilipeJAA

    Olá boa tarde. Sim, mas mesmo tendo o fim de curso, eles não aconselham a ligar directo sem a tal caixa com relés. Porque pode queimar os motores (condensadores)...
  5.  # 6

    Colocado por: BigmouseEu tenho um interruptor a comandar 3 estores e outro a comandar 4 estores.

    Necessita de ter um caixas com reles, no meu caso foram da efapel, um para cada estore, de forma a haver um desacoplamento elétrico entre o grupo de estores.

    Mais logo coloco aqui uma foto dos mesmos.

    o comando do estores que ira instalar são daqueles eletrónicos ou os de interruptor simples? irá ter um comando centralizado para abertura e fecho geral?
    Concordam com este comentário:tigoncal


    Sim acho que é exactamente isso. Uma vez vi algo do género na NET e era da efapel, mas não encontro esse documento. Se me puder facultar uma foto das caixas para comprar, agradeço-lhe.

    Os interruptores que vou montar são os clássicos, com botão para subir e descer, sem comandos á distância nem caixas centrais para comandar todos os estores (coisa que me arrependo de não ter feito, mas ele não estica :) ).

    Obrigado
  6.  # 7

    Colocado por: FFADUma vez aluguei um casa no Algarve que além dos interruptores de cada estore, tinha um central que subia e descia toda a casa ao mesmo tempo (2 andares), top para não andar em casas grandes a fechar ou abrir 1 a 1...


    Sim é um bom sistema, prático, mas quando me falaram nele, já tinha adiantado bem a casa na instalação eléctrica, e os valores disparavam também, e como disse acima ele não estica :)
  7.  # 8

    Colocado por: FFADUma vez aluguei um casa no Algarve que além dos interruptores de cada estore, tinha um central que subia e descia toda a casa ao mesmo tempo (2 andares), top para não andar em casas grandes a fechar ou abrir 1 a 1...


    Mas acho que vou sempre a tempo de mais tarde fazer isso. Existem umas caixas wi-fi que se metem dentro das caixas de interruptores dos estores, que podem ser comandados através de um comando central, e acho que dá para fazer isso. São interruptores Smart, acho que há da marca shelly. Talvez mais tarde o faça se me chatear de abrir e fechar estores, se não ficará assim :)!
  8.  # 9

    Se vai ficar com interruptores pode depois por uns Shelly 2.5, eu na minha moradia de ferias tenho remotes acho que aquilo e'de IR individuais se tivesse interruptores seria bem mais facil para integrar tudo no sistema shelly.



    https://www.youtube.com/watch?v=V5ThFiZ3Tc4

    Antonio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeJAA
  9.  # 10

    Colocado por: FilipeJAA
    Olá boa tarde. Sim, mas mesmo tendo o fim de curso, eles não aconselham a ligar directo sem a tal caixa com relés. Porque pode queimar os motores (condensadores)...

    Tem lógica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeJAA
  10.  # 11

    .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeJAA
      Captura de ecrã 2022-03-04 214327.jpg
  11.  # 12

    *
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeJAA
      Captura de ecrã 2022-03-04 214652.jpg
      Captura de ecrã 2022-03-04 214742.jpg
  12.  # 13

    Colocado por: Bigmouse*
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FilipeJAA
      Captura de ecrã 2022-03-04 214652.jpg
      Captura de ecrã 2022-03-04 214742.jpg



    Pelo que andei a ler cada componente desses gasta em standby cerca de 1 a 2 w... tendo 4, gasta uns 8w hora que faz uns 70w anuais a 20centimos por kw dá uns 15 euros anuais só para estar isso em sentinela... EU tenho 17 estores eletricos... não me chegava 100eiros anuais... Ando à procura de alternativa.... Isso que falo aqui, corresponde com o seu caso??? Por wifi deve consumir ainda mais acho eu... Se alguem souber de algo a este nivel, agradeço.
  13.  # 14

    Colocado por: alcpfPelo que andei a ler cada componente desses gasta em standby cerca de 1 a 2 w..


    A especificação indica <1W o que é menos de metade dos 2W que usou para as contas.

    Sim, com WiFi gastará um bocado mais. Eu tenho 15 estores com shelly2.5, que indicam um standby <1.5W e o consumo combinado dos 15 andava na casa dos 18W quando medi esse circuito.

    Certo que é um consumo que ao fim do ano é visível, mas chateia-me muito mais cada um dos dois portões BFT gastar 20W só para estar ali.
  14.  # 15

    Colocado por: hangaserto que é um consumo que ao fim do ano é visível, mas chateia-me muito mais cada um dos dois portões BFT gastar 20W só para estar ali.


    Vou ter que medir os meus motores da garagem e do portão de acesso ao recinto... Se calhar tb deve consumir isso e nunca me lembrei de verificar.... A ser, é muito dinheiro ao fim do ano... Se calhar vale a pena por um temporizador que desligue certos componentes a certas horas como hora de dormir... ou um comando unico que desliga ou desliga todos os outros ligados em standby...
  15.  # 16

    Pode usar algo como shelly, sonoff, tuya e ainda os controla pela Internet onde quer que esteja.
 
0.0225 seg. NEW