Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Tenho uma duvida na qual gostava de ser esclarecido se possível.
    Comprei uma habitação na qual tenho o muro da casa da vizinha na extrema do meu terreno.
    Pelo que me disseram posso fazer um muro ate 3m de altura e com uma distancia de uma folha de papel do muro da casa da vizinha.
    No entanto tenho uma duvida em relação ao distanciamento do meu muro com o da vizinha. Ela tem um pequeno beiral com cerca de 10cms com uma caleira para aguas,virado e praticamente em cima do meu terreno. tenho que dar esse distanciamento ou posso fazer o muro na mesma com a distancia de uma folha de papel ?
    Vou colocar alguns fotos do local para perceberam melhor . As fotos foram tiradas no interior do meu terreno. Obrigado cumprimentos a todos
  2.  # 2

Então, tem aí uma empena... para que pretende levantar o muro?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bfferreira88
  3.  # 3

Se o terreno confronta mesmo com a construção. O seu vizinho não poderia ter nem beirado sobre o seu terreno, nem estilicídio de aguas, nem a janela que ali está, naquelas condições.

Sinceramente nem sei porque razão você quer construir um muro. Fale com o vizinho e peça para pintar a empean, ou que paguem a meias. Descomplica e é muito mais barato e simples.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  4.  # 4

Quero construir um muro para fazer a separação do que e da vizinha e do que e meu. Logo no primeiro dia que fui para a casa nova a vizinha veio logo la salientar que o muro era dela etc...conclusao esta ali para conflitos e eu nao estou para isso..fazendo um muro meu acabo com os problemas todos.
    como podem reparar na ultima foto o meu muro ja esta a cerca de 20cms do muro da casa da vizinha, e tenho la uma placa ao alto para o cao nao sair por la, mas a senhora faz questao de la ir praticamente todos os dias e empurrar a placa de la , esta praticamente a provocar-me, ja tive uma conversa com a senhora mas isto continua.
    O que gostava de perceber e se posso realmente fazer o meu muro praticamente encostado ao dela ou se efetivamente tenho que dar algum tipo de distanciamento obrigado
  5.  # 5

Em relação a janela que ali esta, eu também tenho as minhas duvidas se aquilo esta legal e se pode realmente ali estar.
    Apesar de ter grades, a janela abre e o vidro e normal. Alias já por mais de uma vez apanhei a senhora a janela a olhar para o que e meu.
  6.  # 6

Posso estar a falar de cor, mas acho que li algures que no caso da construção ficar na estrema do terreno terá de ser salvaguardada uma distancia de 50cm para eventuais reparações ou manutenção da fachada, vale o que vale.
  7.  # 7

Se a extrema é encostada, faça o muro e vede como deve ser a junta entre ambos.
  8.  # 8

Colocado por: Pedro BarradasSe a extrema é encostada, faça o muro e vede como deve ser a junta entre ambos.

E pode encostar o muro diretamente à fachada do vizinho, mesmo que colocando uma junta (XPS por exemplo)?
  9.  # 9

Não vejo porque não. como é que é feito nos loteamento urbanos.. vê muros e muros a casa afastados 50cm!?
  10.  # 10

Agradeço a opinião de todos mas gostava mesmo de ter um esclarecimento certo e correto da lei como funciona. Porque muitas das vezes ou ao maior parte das vezes a lei favorece o que já está construído.
    O que é certo é que a vizinha fez a casa mesmo em cima da extrema mas sendo já uma casa antiga não sei até que ponto a favorece. Só quero fazer o meu muro dentro da lei se tiver que recuar 10 20 50cms faço sem problema nenhum não quero nada do que não seja meu, mas se a lei permitir que faça encostado faço encostado.
    Agradecia imenso alguém que soubesse dar uma resposta em concreto. Para no futuro não arranjar problemas
  11.  # 11

A minha melhor sugestão é pedir na CM o alinhamento técnico do muro que quer construir. O topógrafo vai lá e diz onde deve construir, coloca umas marcas e você fica salvaguardado do azedume da vizinha. Para os muros confinantes com via pública é assim, não sei se para o seu caso é igual mas eu faria a pergunta no serviço de loteamento da CM.

Pela foto, se estou a ver bem, o cabouco da parede da vizinha ou é cortado e não vai conseguir encostar o seu muro à parede dela.
  12.  # 12

Colocado por: Pedro BarradasNão vejo porque não. como é que é feito nos loteamento urbanos.. vê muros e muros a casa afastados 50cm!?

Eu percebo, a minha dúvida prende-se com o facto da extrema ser uma fachada. E vejo isto com alguma frequência aqui por Gaia com construções antigas, basicamente fica uma passagem estreita entre muros e fachadas. Mas como referi anteriormente, não estou por dentro da legislação.
  13.  # 13

14.  # 14

Colocado por: bfferreira88Agradeço a opinião de todos mas gostava mesmo de ter um esclarecimento certo e correto da lei como funciona. Porque muitas das vezes ou ao maior parte das vezes a lei favorece o que já está construído.
    O que é certo é que a vizinha fez a casa mesmo em cima da extrema mas sendo já uma casa antiga não sei até que ponto a favorece. Só quero fazer o meu muro dentro da lei se tiver que recuar 10 20 50cms faço sem problema nenhum não quero nada do que não seja meu, mas se a lei permitir que faça encostado faço encostado.
    Agradecia imenso alguém que soubesse dar uma resposta em concreto. Para no futuro não arranjar problemas

Vou-lhe dar um exemplo, no limite do meu lote havia um muro do vizinho com mais de 3,5m de altura, quando projetamos a casa o técnico disse que tinha de manter 1,5m de afastamento da estrema (3m se existissem janelas). Fomos ver a lei, e é assim efetivamente, excepto se existirem construções na estrema que não cumpram com essa regra, pelo que me foi permitido encostar a casa ao muro vizinho, neste caso nem estou a falar de 1 muro, mas mesmo parte da casa, neste caso a garagem.

Tem de ver o regulamento no seu município.
  15.  # 15

Na camara pelo que foi dito para este tipo de muro nem preciso de lincenca , mas pelo sim pelo nao e visto a vizinha que tenho o melhor seria pedir . E disseram me que podia fazer ate 3m de altura e que podia fazer junto ao muro da vizinha ,no entanto quem me deu estas informacoes e apenas um sr do serviço geral. Deixei marcado uma reuniao na secção de obras para a próxima semana para tentar esclarecer melhor.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  16.  # 16

veja bem com a vizinha, onde fica a extrema.

Se a casa foi construída mesmo encostada à extrema, não pode ter aquele beirado sobre o terreno confinante, de deve erigir o muro encostado à parede dela.

Se a casa foi construída de modo a que o alinhamento vertical do beirado fica encostado à extrema, deve deixar esse espaço entre o seu muro e a parede dela.

Apesar da janela ser inicialmente ilegal, é melhor confirmar se, entretanto, não terá ganho o direito de servidão de vistas, ou assim.
  17.  # 17

eu deixava estar tudo como está.

o terreno desse lado está vedado com zero custos para o seu lado. sobre a janela, ela dá para a frente da casa, não vejo nenhuma diferença estar a vizinha a cuscar nessa janela, ou estar a vizinha do outro lado da estrada a fazer o mesmo.

0.0186 seg. NEW