Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,
    Tenho no meu terreno um ramal definitivo que foi pedido para um "poço".
    A instalação está concluída e certificada para uma potencia de 10,35KVA.Apenas falta a contratação de energia numa empresa fornecedora de energia.
    Num futuro muito próximo vou construir nesse terreno uma habitação.

Peço desde já a vossa ajuda e que me desculpem se a mesma questão já aqui foi tratada.
    A questão é a seguinte:

É obrigatório eu contratar um ramal de obras ( burocracias + custos) quando eu já tenho ramal certificado de 10,35kva de potência?

Eu como instalei o ramal até 10,35kva não posso utilizar esta instalação para fazer a construção (aumentando a potencia para as necessidades de construção na comercializadora) é que a EREDES diz que o fim a que se destinou era para um poço....logo não posso .
    Tenho uma cabine com quadro tomadas para fichas ( trifásico e monofásico) para ligar maquinas homologadas com ficha e inspeção técnica aprovada.
    Alguém me pode informar se a legislação assim o obriga ou é apenas uma má informação de um funcionário da ERedes?

Eu assim só pediria o ramal definitivo para habitação após o processo concluído ( licença de habitação * certificação da instalação)

Obrigado pela vossa ajuda
  2.  # 2

que eu tenha conhecimento, nada o impede de utilizar esse ponto de entrega para ter energia na obra, desde que cumpra alguns requisitos técnicos para necessário para estaleiros de obras.

Os 10,35kVA (trifásicos) é que podem ser curtos para o equipamentos que possam vir ai a ligar.

em ultimo caso terá de fazer um aumento de potencia a esse ponto de entrega, mas acima dos 10,35kVA, irá necessitar pagar os encargos de aumento de potencia junto da eredes, de projeto electrico e pedir certificação da instalação.
    Neste caso acho que lhe justifica solicitar um ramal de obras, ficando já as caixas (portinhola e contador) em murete definitivo, bem como a execução do ramal definitivo.

No futuro, o que pensa fazer com o ramal para o "poço"?
  3.  # 3

Se tiver que montar grua essa potência não chega
  4.  # 4

Colocado por: Bigmouseque eu tenha conhecimento, nada o impede de utilizar esse ponto de entrega para ter energia na obra, desde que cumpra alguns requisitos técnicos para necessário para estaleiros de obras.

Os 10,35kVA (trifásicos) é que podem ser curtos para o equipamentos que possam vir ai a ligar.

em ultimo caso terá de fazer um aumento de potencia a esse ponto de entrega, mas acima dos 10,35kVA, irá necessitar pagar os encargos de aumento de potencia junto da eredes, de projeto electrico e pedir certificação da instalação.
    Neste caso acho que lhe justifica solicitar um ramal de obras, ficando já as caixas (portinhola e contador) em murete definitivo, bem como a execução do ramal definitivo.

No futuro, o que pensa fazer com o ramal para o "poço"?
  5.  # 5

Obrigado pelo esclarecimento .
    Peço desculpa a explicação foi mal feita- A instalação não é trifásica é monofásico a 10,35 kVA.
    Já tenho tudo instalado ( portinhola e contador) no muro.
    Futuramente quero transformar o ramal do poço para a casa....se der claro.
  6.  # 6

Colocado por: RicardoPortoSe tiver que montar grua essa potência não chega
  7.  # 7

Obrigado
    A casa é uma coisa pequena que julgo não fazer falta grua...
  8.  # 8

Pode não necessitar de grua, mas poderá haver equipamentos trifásicos necessários. Por exemplo a máquina de dobrar ferro.

Colocado por: magalianObrigado
    A casa é uma coisa pequena que julgo não fazer falta grua...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: magalian
  9.  # 9

Vá a um local de atendimento da eredes pergunte o que é necessário para aproveitar esse ramal para habitação, o que necessita alterado.

Colocado por: magalianJá tenho tudo instalado ( portinhola e contador) no muro.
    Futuramente quero transformar o ramal do poço para a casa....se der claro.
  10.  # 10

Obrigado

Vou ver o que faz falta para depois decidir.

Tenho que avaliar tudo....
    Abr
  11.  # 11

Tendo projectos, pergunte ao eng. electrotecnico dos projectos como fazer, ou então através do electrista responsavel pela instalação. Essas pessoas saberão guiar no processo. Eu tentaria ir pela via de aproveitar o ramal existente.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues, nunogouveia
  12.  # 12

Colocado por: Pedro BarradasEu tentaria ir pela via de aproveitar o ramal existente.

Exato, até porque demora meses a ter eletricidade em obra, já depois de ter emitido o Alvará para construção.

Assim tem eletricidade no dia 0.
    Concordam com este comentário: Susi
    • Troino
    • 12 março 2022 editado

# 13

Já agora, como é que justificou esse ramal só para o poço?Obr.
  13.  # 14

Não justifica. Se tem poço e precisa de energia ligar o motor para a rega, pede o ramal para rega.
    • Troino
    • 12 março 2022 editado

# 15

Colocado por: BigmouseNão justifica. Se tem poço e precisa de energia ligar o motor para a rega, pede o ramal para rega.

Tem que fazer prova de exploração agro? Se sim como a fez? Algo tem que justificar...ou não?

Eu tenho 3 poços mas não tenho culturas de rega, e pensei nos mesmos passos. Daí a questão.
  14.  # 16

À data a E- Redes não pedia nenhum tipo de registo de poço logo foi sot pedir o ramal para rega e justificar com este procedimento.
    Atualmente já não é assim tem que haver um registo do(s) poço ( furo ) através da Câmera Municipal, e no pedido do ramal a E Redes pede este registo sem o mesmo não avança com o processo.
  15.  # 17

Colocado por: magalianÀ data a E- Redes não pedia nenhum tipo de registo de poço logo foi sot pedir o ramal para rega e justificar com este procedimento.
    Atualmente já não é assim tem que haver um registo do(s) poço ( furo ) através da Câmera Municipal, e no pedido do ramal a E Redes pede este registo sem o mesmo não avança com o processo.

Obrigado pela partilha de informação.

Cumps
  16.  # 18

O registo do poço ou furo é junto da APA e não através da câmara

0.0144 seg. NEW