Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Alguém me sabe dizer qual será o preço médio de construção em cave numa moradia. Estou a pensar alterar o projecto para ter o estacionamento (1/2 da área de implantação) em cave para aproveitar a área de construção para outras divisões.
    Já agora gostava de saber de boas e más experiências com caves, preciso de uma dicas.

Obrigado
    • naar
    • 8 janeiro 2010

# 2

Uma cave desde que bem impermeabilizada pelo exterior com parede dupla pelo interior (por precaução) e com cota para o colector de esgotos exterior, não lhe deve dar más experiências!

A melhor experiência da minha é ter sempre os carros com 17º de manhã, quer seja verão ou inverno!
  2.  # 3

Posso dizer-lhe o que me responderam quando foi a minha vez de perguntar isso:
    1) meia-cave não custa metade de uma cave completa... custa muito mais;
    2) o espaço de arrumação nunca será demais;
    3) a cave funciona como caixa de ar para o R/C, logo aumenta a eficiência termica da casa;
    4) cave para 170 m2 de implantação... para aí 35.000Eur (numero atirado para o ar no meio da reunião, sem contas nenhumas pelo meio!...)

Como disse acima, isto é diz que disse... mas no meio da minha ignorância 1) e 3) até fazem sentido;

No meu caso, que ainda está em projecto, existe uma cave, mas totalmente fechada ao exterior! o unico acesso são escadas interiores... mas também o terreno prestava-se a isso! imagino que que terrenos com pendentes maiores a melhor solução será mesmo a cave servir como garangem...

Aconcelho-o sim a estudar muito bem o acesso de garagem e o escoamento de aguas pluviais... aqui em Loures quando chove há sempre uns quantos que ficam com os carros a boiar!...
  3.  # 4

Estão a falar em caves enterradas 2 ou 3 metros? :-))

Os prédios em que moro e onde tenho o escritório estão ambos em ruas com GRANDES desníveis.

O lugar de estacionamento no prédio em que moro fica a 12,5m de profundidade e o estacionamento vai aos -15m (a entrada fica do lado em que a profundidade máxima é de «apenas» 9m).

No meu escritório, o meu lugar de estacionamento fica a 16m de profundidade (a entrada é do lado oposto, que fica «só» a 8,5m de profundidade).

Paredes duplas, drenagem por fora (e por baixo da lage de pavimento), encaminhamento de eventuais infiltrações, etc. etc. e aquilo nem a humido cheira!

E o mais impressionante é que no prédio do meu escritório, durante a construção, cheguei a ter um «lago» com 3000m3 de água lá dentro! :-))
  4.  # 5

Olá,

O lote onde estou a pensar fazer a cave é plano. Penso que a cave teria de ter pelo menos uns 2 metros, mas confesso que tenho receio de inundações e do preço de construção. Já ouvi falar em preços de €. 400 /m2, mas não sei se o mesmo será rigoroso. É que com preços destes o caso que apanhe chuva!
  5.  # 6

Luís Morais,
    As pontes sobre o Tejo têm as fundações debaixo de água e conto vê-las lá durante muitos anos.

O Terreiro do Paço está todo sobre água, e o Metropolitano passa lá por baixo.

A construção de uma cave, desde que feita devidamente (tal como uma cobertura), não devia originar qualquer problema.

A não ser que a sua casa se situe num leito de cheia. Nesse caso, recomendo-lhe que construa um 1.º andar e sotão. :-)

O custo poderá depender do tipo de terreno. 400€/m2 parece-me um preço médio razoável.
    • naar
    • 9 janeiro 2010

# 7

Colocado por: Luis K. W.Luís Morais,
    As pontes sobre o Tejo têm as fundações debaixo de água e conto vê-las lá durante muitos anos.

O Terreiro do Paço está todo sobre água, e o Metropolitano passa lá por baixo.

A construção de uma cave, desde que feita devidamente (tal como uma cobertura), não devia originar qualquer problema.

A não ser que a sua casa se situe num leito de cheia. Nesse caso, recomendo-lhe que construa um 1.º andar e sotão. :-)

O custo poderá depender do tipo de terreno. 400€/m2 parece-me um preço médio razoável.

x 2
  6.  # 8

Colocado por: Luis K. W.O Terreiro do Paço está todo sobre água, e o Metropolitano passa lá por baixo.

mau exemplo!... tem passado pela estação do cais do sodré ultimamente?

Mas concordo que o que diz! e os exemplos que dei foram de moradias ilegais feitas ao fim de semana (estes bairros do Loures...), mas não deixa de ser um cuidado que o dono de obra deva ter.

0.0140 seg. NEW