Iniciar sessão ou registar-se
    • AAFF
    • 9 março 2022

     # 21

    O que tinha em mente era algo semelhante ao desenho que fiz, obviamente com ajustes de um profissional ...
      Ideia.jpg
  1.  # 22

    Colocado por: AAFFobviamente com ajustes de um profissional ...

    que bem precisa.
    Um bom profissional não precisa de esuqemas dos cliente, precisa de dialogo, de entender o programa e expectativas do seu cliente. E, conjugar isso com o local, a topografia, o orçamento disponível e os requisitos tecnicos.
    Concordam com este comentário: AAFF, nunogouveia, N Miguel Oliveira, dalmonio
  2.  # 23

    AAF, o projeto que lhe apresentaram é indigno da profissão que aparentemente diz ter o autor.
    Concordam com este comentário: AAFF, antonylemos, N Miguel Oliveira
  3.  # 24

    Colocado por: AAFFBoa noite,

    Venho aqui expor a primeira proposta de arquitetura ... estou pronto para as críticas e possíveis ajudas.

    Devo dizer que inicialmente foi falado com o arquiteto em um T2 + 1 (um quarto que iria servir essencialmente de escritório e salvaguardar um futuro filho extra).

    Devo informar que o terreno tem 450 m2 e um desnível, daí a garagem subterrânea de modo a evitar muitas movimentações de terra.



    Olá, falta (muito) contexto.
    Como é o terreno, a envolvente, o que pediu ao Arquitecto, que estilo de Arquitectura, etc?

    O que quer que se critique na verdade? A planta?
  4.  # 25

    Colocado por: AAFFJá estive a tentar fazer uns rabiscos e estou com sérios problemas em colocar a escada que dê acesso à garagem e casa de máquinas.


    Rabiscar tende a correr mal. Explique-lhe por palavras, sem bonecos.
    Concordam com este comentário: AAFF
  5.  # 26

    Colocado por: AAFFO estudo prévio é feito junto com o eng. responsável pela projeto de estabilidade?


    Não. É feito pelo mesmo Arquitecto.
    É um estudo, um esboço, uma ideia do que poderá ser... Esse estudo há-de um dia servir de base ao projecto de licenciamento que entrará na câmara, e ao projecto de execução pelo qual se guiará o empreiteiro para construir.

    Um estudo prévio é no fundo a primeira expressão gráfica do seu sonho e da visão do Arquitecto para aquele terreno e situação em particular.

    Deve expôr o seu desagrado ao Arquitecto (autor do projecto) directamente, e não ao Eng. (que mais parece intermediário).
  6.  # 27

    Colocado por: zedasilvaHoje ter acesso a um bom projeto está ao alcance de todos. Está tudo na net, basta saber fazer a seleção e um copy past.
    Técnicos que continuam a apresentar projetos desta natureza só demonstram que nem para plagiar são bons.
    Hoje um técnico que seja inteligente copia meia dúzia de projetos bem feitos com pormenores xpto e tem a vida garantida.


    Bela mentalidade realmente. Por isso é que isto está assim...
    O projecto nasce do terreno e dos gostos e carteira do cliente, não devia vir da gaveta...
    Concordam com este comentário: Edna
  7.  # 28

    Colocado por: AAFFO que tinha em mente


    Deixe isso na sua mente. Nem lhe mostre isso sequer... Ainda corre o risco de apanhar um técnico sem opinião critica e simplesmente passe isso a limpo...
    Concordam com este comentário: AAFF
    • AAFF
    • 13 março 2022 editado

     # 29

    Colocado por: N Miguel Oliveira


    Olá, falta (muito) contexto.
    Como é o terreno, a envolvente, o que pediu ao Arquitecto, que estilo de Arquitectura, etc?

    O que quer que se critique na verdade? A planta?


    Olá, o terreno era um antigo terreno de vinhas, têm um desnível ao centro de cerca 2mt e uma pedreira numa das laterais ao nível de toda a cota mais alta.
    O intuito de forma a evitar mexer muito com o terreno seria aproveitar o desnível e fazer uma garagem subterranea e respectivo piso térreo.

    Quanto à envolvente a casa está digamos num canto numa rua sem saída, temos apenas um vizinho em que o terreno dele encosta no muro de separação.

    Falei lhe numa construção em alvenaria com telhado aproveitar sótão como espaço de arrumos ...pedi um t3 (1 quarto mais pequeno para servir de escritório e como prevenção futura) falei lhe por ex um espaço comum no mínimo com 40 m2... Um quarto com 14 m2, uma suite a rondar os 25 m2 com closet... Foi me perguntado pelo próprio se pretendíamos varanda ao que prontamente dissemos que não.

    Nada do que falamos numa reunião de mais de uma hora aparece na proposta que me enviou. (espaço comum inferior, quarto inferior, suite inferior sem closet, e uma varanda).

    Pedi lhe algo simples e prático a rondar os entre oa 110 m2 a 120 m2 no piso Terreo e uma garagem para evitar custos elevados.

    A disposição do hall de entrada... E a planta vendo que nada está de acordo com o que pedimos deixou me deveras desiludido. Ainda para mais o pdf está em outro nome que não o do Arq.... Se o mesmo tem alguém que faça projectos para ele ao menos respeite o solicitado, o que me levou igualmente a pensar que se tratou de um projecto de gaveta.


    Do que foi falado, estamos a ponderar desistir do 3 quarto que iria servir mais de escritório...

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  8.  # 30

    Colocado por: AAFFAinda para mais o pdf está em outro nome que não o do Arq....


    Se o autor fosse Arquitecto, jamais representaria uma rampa ao contrário.
    Na planta a rampa está representada a subir a partir da rua... Idem para as escadas interiores, também estão ao contrário.

    E isto sem comentar sequer a Arquitectura da casa... Que está bastante pobrezita. Uma pena a casa não ter relação com o terreno. No fundo, é como viver num apartamento no primeiro andar...
  9.  # 31

    Colocado por: N Miguel OliveiraSe o autor fosse Arquitecto, jamais representaria uma rampa ao contrário.

    lolol.. dizes tu!!! ;)
    Concordam com este comentário: antonylemos
  10.  # 32

    Colocado por: AAFFDo que foi falado, estamos a ponderar desistir do 3 quarto que iria servir mais de escritório...

    Desista é já das pessoas que lhe estão a fazer esses bonecos.
  11.  # 33

    Colocado por: Pedro BarradasDesista é já das pessoas que lhe estão a fazer esses bonecos.


    Infelizmente em muitas zonas no pais, este tipo de gabinete é o que faz as plantas para o comum dos mortais do município. Dizer às pessoas para terem que começarem do 0 com um gabinete desconhecido a +50 Km é uma ideia que nao é fácil de interiorizar.

    E depois há o factor "cunha". A titulo de exemplo, no meu "feudo", um tipo evitou um dos gabinetes do concelho e como consequência o processo na câmara arrastou + de 12 meses, até que o tipo se passou da cabeça e foi directamente falar com o lorde feudal - presidente.

    Este gabinete falhou porque nao se esforçou a apresentar algo que fosse de encontro com o pedido pelo AAFF. Antes de rasgar tudo e partir para outra, há que exigir que o gabinete faça algo que respeite o que o cliente pediu.
    A única forma de fazer estes profissionais evoluir é com exigência por parte dos clientes.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 34

    Colocado por: Nostradamus

    Infelizmente em muitas zonas no pais, este tipo de gabinete é o que faz as plantas para o comum dos mortais do município. Dizer às pessoas para terem que começarem do 0 com um gabinete desconhecido a +50 Km é uma ideia que nao é fácil de interiorizar.

    E depois há o factor "cunha". A titulo de exemplo, no meu "feudo", um tipo evitou um dos gabinetes do concelho e como consequência o processo na câmara arrastou + de 12 meses, até que o tipo se passou da cabeça e foi directamente falar com o lorde feudal - presidente.

    Este gabinete falhou porque nao se esforçou a apresentar algo que fosse de encontro com o pedido pelo AAFF. Antes de rasgar tudo e partir para outra, há que exigir que o gabinete faça algo que respeite o que o cliente pediu.
    A única forma de fazer estes profissionais evoluir é com exigência por parte dos clientes.
    Conpreendo perfeitamente o que diz, alias ja vi projetos de trampa, meia duzia de cópias que custam quase tanto como um projeto a sério, mas lá esta sao feitos por quem passa tudo.
    No entanto se naonse pretender contornar a lei acredito que isso nao seja importante, ou pelo menos nao justifica a meu ver ficar com uma porcaria de projeto
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • AAFF
    • 14 março 2022 editado

     # 35

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    E isto sem comentar sequer a Arquitectura da casa... Que está bastante pobrezita. Uma pena a casa não ter relação com o terreno. No fundo, é como viver num apartamento no primeiro andar...


    Fiquei a pensar quando disse a casa não ter relação com o terreno, aproveito desde já e coloco a planta inserida no terreno.

    O muro em volta do terreno é todo em pedra (será reconstruido em alvenaria) onde faz curva a ideia é alinhar pelo muro do vizinho ficando o muro mais reto sem aquele efeito de balão (sim irei perder área)(Traço a amarelo) e o círculo amarelo é basicamente onde o terreno é mais baixo.
  13.  # 36

    vai mesmo destruir um muro de pedra?
    Tem fotos. eu acho um crime.. mas estou a falar sem ver.
    • AAFF
    • 14 março 2022 editado

     # 37

    Colocado por: Pedro Barradasvai mesmo destruir um muro de pedra?
    Tem fotos. eu acho um crime.. mas estou a falar sem ver.


    O muro em si já tem partes metidas ao chão e acredito que assim que colocar uma máquina lá o mesmo acabe por cair (o terreno estava praticamente ao abandono), pois trata se de um muro muito antigo com uma média talvez de 60 cm de largura e altura talvez 1,40 mt e já com alguns buracos derivado a pedras terem se solto. O que ia pagar em mão de obra para o reconstruir não compensa a meu ver.

    Pessoalmente prefiro muros mais altos de modo a garantir privacidade. De qualquer modo, posteriormente coloco aqui uma foto.
  14.  # 38

    Colocado por: AAFFFiquei a pensar quando disse a casa não ter relação com o terreno

    É relativamente comum. Eu também tenho o mesmo problema. Entrada a descer para a cave, e depois a casa virada para tardoz, onde o espaço exterior está à cota da cave, e os pisos habitáveis da casa têm acesso formal pelo lado a rua (o r/ch é que fica à cota da rua, mas do lado da rua não terá vivência).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AAFF
  15.  # 39

    Colocado por: AAFFFiquei a pensar quando disse a casa não ter relação com o terreno, aproveito desde já e coloco a planta inserida no terreno.


    É o mal de ver em planta.
    Eu refiro-me ao facto de ter uma moradia sem acesso ao jardim à exceção da janela junto ao sofá...
    Numa moradia, acho que é conveniente lerem-se os espaços exteriores como extensão dos compartimentos interiores, torna-os maiores, melhor iluminados, mais vivos, mais dinâmicos...
    Acho que é a principal vantagem duma moradia face a um apartamento, a relação com o exterior.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 40

    Colocado por: ricardo.rodriguesÉ relativamente comum. Eu também tenho o mesmo problema. Entrada a descer para a cave, e depois a casa virada para tardoz, onde o espaço exterior está à cota da cave, e os pisos habitáveis da casa têm acesso formal pelo lado a rua (o r/ch é que fica à cota da rua, mas do lado da rua não terá vivência).


    Uma pena a meu ver...
 
0.0254 seg. NEW