Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.
    A edificação (nova) está a arrancar, mas o layout dos móveis de cozinha ainda não estão 100% decididos.
    Procuramos instalar placa a gás com 5 bicos e por baixo forno elétrico com 90cm.
    Depois de deambular pelo FdC, acabei equacionando algo que à partida estava completamente excluído: um fogão "clássico" (em vez de placa integrada na bancada e forno separado).
    Esta solução é mais económica, permite uma área de fogão maior e ainda se pouparia na pedra da bancada (acho eu).
    Como não tenho jeito para design, gostava de ouvir opiniões externas!

E também quero saber como se faz o encontro do fogão com a bancada/pedra confinantes?
    Poem-se um fio de silicone na união fogão-pedra?

Obrigado
      IMG_20220307_1210392.jpg
  2.  # 2

Do que tenho visto um fogão desse género não "une" diretamente com a pedra, fica uma abertura até porque o fogão não será fixo.
    Entre um fogão tradicional e o combo placa + forno eu sinceramente prefiro o ultimo, a não ser que o resto do layout da cozinha siga linhas mais tradicionais.

Edit: Outra opção que eu consideraria seria a de não colocar o forno diretamente debaixo da placa, mas sim numa coluna lateral ao nível do balcão. A razão não é necessariamente por motivos de segurança (crianças, vidro quente, etc...) mas mais por ser prático para colocar, vigiar e retirar os tabuleiros do interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Beto1980
  3.  # 3

parece que nesse caso seria melhor o fogao ficar no topo da banca, seria uma solucao similar ao espaço vazio que se costuma fazer para colocar um frigorifico não encastrado.
  4.  # 4

Eu nao descartava uma placa de gás de embutir.

Existem umas placas à gás da Bosch/Siemens de 90 centímetros com 5 bicos que sao um verdadeiro luxo.

Grelhas em ferro fundido e tudo. Manda um bom cenário na cozinha.

https://media3.bosch-home.com/Product_Shots/900x506/MCSA01683403_PPS9A6B90_def.webp
    https://media3.bosch-home.com/Product_Shots/900x506/MCSA01754126_PPS9A6B90_GasHob_build-in_Bosch_PGA5_def.webp

Depois é optar por um forno a condizer.

A Teka também tinha umas placas destas XXL a gás.
    Concordam com este comentário: sousa80
  5.  # 5

Essa "abertura" é um grande ponto contra.
    Obrigado
  6.  # 6

É ver as imagens de cozinhas americanas high end que têm esses fogões. Eu penso que eles não ficam agarrados, mesmo para permitir que se puxe o fogão para limpezas.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  7.  # 7

Colocado por: Beto1980Essa "abertura" é um grande ponto contra.
    Obrigado

Tem o inconveniente de de quando em vez ter de arrastar o fogão para varrer o lixo que ali se acumula.
  8.  # 8

Isso é um pesadelo de limpeza, desde o lixo e escorrências pelas folgas laterias ao lixo que se acumula debaixo do aparelho, e às mil pecinhas entre bicos, espalhadores e grades se por acaso um tacho transborda.

Por mim, sempre placa, de preferência de indução.
  9.  # 9

Colocado por: ClioIIsempre placa

Já tivemos.
    Não gostamos.
    Para nós, sempre bicos com chama.

Colocado por: ClioIIescorrências pelas folgas laterias

Preocupa-me. Daí questionar se se aplica um fio de silicone a unir o fogão ao tampo/bancada.

Colocado por: ClioIIlixo que se acumula debaixo do aparelho,

Porquê?
  10.  # 10

Colocado por: ClioIIao lixo que se acumula debaixo do aparelho

O rodapé trabalha debaixo do forno certo?
      IMG_20220308_113442.jpg
  11.  # 11

Ainda há outro inconveniente nesses fogões.

Eles nao tem medidas standard, se amanha precisar de trocar de fogão, pode correr o risco de nao encontrar um que lá encaixe perfeitamente no espaço disponível. Tanto na largura, como altura.

Ou seja, fazemos uma cozinha a contar com um certo espaço X, mas que apenas é compatível com o modelo Y.

Numa futura troca depois corremos o risco de ter um espaço de 3 ou 4 cm entre o fogao e a bancada.
  12.  # 12

Colocado por: Beto1980nao tem medidas standard

Não tinha pensado nessa questão...
    É mesmo assim?

Edit: numa pesquisa rápida em worten.pt encontra-se várias opções de várias marcas com 90cm de largura e 60 de profundidade, e altura tb uniformizada e adequada...
  13.  # 13

Colocado por: Beto1980
    O rodapé trabalha debaixo do forno certo?
      IMG_20220308_113442.jpg

Depende do fogão que escolher.
    O modelo que colocou na abertura do tópico claramente tem pezinhos e um vão, não parece ser suposto usar rodapé.
    O da última imagem tem um rodapé, o qual terá de ser removido se quiser arrastar o fogão se precisar de ir buscar/limpar qualquer coisa que caiu pelas laterais.

Mas, hey!, estamos a discutir prós-e-contras.
    Eu vejo muita desvantagem deste tipo de aparelhos na utilização/manutenção/limpeza no dia-a-dia.
    Por alguma razão estão praticamente "extintos" em obra nova ou remodelação.
    Se a valorização estética, para si, vale mais que esses contratempos, siga em frente! :) O fogão é para si, não para mim.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Beto1980
  14.  # 14

com 90 cm de largura deve encontrar sempre. Mas sendo que é um fogao de pousar livremente, ha esse risco de haver variações de alguns cm altura/largura/profundidade de marca para marca e série para série.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Beto1980
  15.  # 15

Beto se quer mesmo esse tipo de fogão tem que assumir a instalação livre, prevendo algum espaço entre os móveis e tbm assumindo a limpeza à volta do mesmo. Eu n acho que custe assim tanto de vez em quando puxá-lo e limpar as laterais e as paredes por trás se realmente gostam dessa forma de cozinhar. Pra mim até o que mais custa é a limpeza dos bicos, portanto se isso não vos faz confusão afastá-lo de vez em quando mt menos fará. Vivi cerca de 7 anos recentemente com um fogão desses e é gerir a limpeza.
  16.  # 16

Obrigado a todos pelos opinancos 😉
  17.  # 17

Da minha experiência acho esses fogões menos práticos de limpar pela comida, humidade e gordura que escorre para os lados, sujando quer os lados do fogão quer os lados da bancada. Não achava prático ter de andar a arrastar o fogão para limpar os lados e limpar a bancada. Tirando isso limpar os bicos e a grelha não me incomodava. Se optar por essa solução acho que é uma questão de isolar o espaço entre o fogão e a bancada.

0.0183 seg. NEW